QUARTA-FEIRA, 19/06/2024

L

Mundo

Israel em pé de guerra; Hamas ameaça matar prisioneiros

Mais de 2 mil pessoas estão feridas e 900 morreram

Por Nidal al-Mughrabi e Dan Williams/ Reuters - 35

Publicado em 

Israel em pé de guerra; Hamas ameaça matar prisioneiros
© Reuters

O exército israelense disse nesta segunda-feira (9) que tomou a decisão sem precedentes de convocar 300 mil reservistas e que estava impondo um bloqueio total à Faixa de Gaza, em um sinal de que pode estar planejando uma operação por terra em resposta ao devastador ataque de homens armados do Hamas durante o último fim de semana. Israel em pé de guerra; Hamas ameaça matar prisioneiros - News RondôniaIsrael em pé de guerra; Hamas ameaça matar prisioneiros - News Rondônia

Após horas de bombardeio intenso de jatos israelenses, o Hamas, movimento islâmico que controla Gaza, disse que executará um prisioneiro israelense para cada bombardeio israelense contra uma casa civil sem aviso.

Dentro de Israel, soldados palestinos ainda estavam escondidos em vários locais, dois dias após matarem centenas de israelenses e tomarem dúzias de reféns em um ataque que destruiu a reputação de invencibilidade de Israel.

Emissoras de televisão israelenses disseram que a contagem de mortos do ataque do Hamas subiu para 900 pessoas, com pelo menos 2,6 mil feridas. O Ministério da Saúde de Gaza afirmou que pelo menos 687 palestinos foram mortos e 3.726 ficaram feridos desde sábado em ataques aéreos de Israel contra o enclave bloqueado.

Entre os mortos, estão cidadãos de Itália, Ucrânia e Estados Unidos, de onde o presidente Joe Biden anunciou nesta segunda-feira que pelo menos 11 americanos foram assassinados.

O porta-voz do Hamas, Abu Ubaida, disse que o grupo agia de acordo com o Islã, mantendo os prisioneiros israelenses em segurança, mas emitiu a ameaça de matar civis e transmitir os assassinatos.

Ecoando o Hamas, a ala armada da Jihad Islâmica, que disse manter mais de 30 prisioneiros israelenses, pediu que Israel evite atingir civis se estiver preocupado com o destino dos israelenses sob sua custódia.

Em Gaza, enquanto Israel conduzia intensos ataques retaliatórios, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, atraiu condenação internacional ao anunciar um restrito bloqueio para impedir a chegada de comida e combustível à faixa, casa de 2,3 milhões de pessoas.

“Privar a população de um território ocupado de comida e eletricidade é uma punição coletiva, o que é um crime de guerra”, disse o diretor de Israel e Palestina da Human Rights Watch, Omar Shakir, em um comunicado.

Os ataques aéreos israelenses tornaram-se mais agressivos quando a noite chegou, e testemunhas disseram que vários quartéis-generais e ministérios do Hamas foram atingidos. Os ataques destruíram algumas estradas e casas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse a prefeitos de cidades do sul atingidas pelo ataque surpresa de sábado que a resposta de Israel “mudaria o Oriente Médio”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que cerca de 137 mil pessoas estavam buscando abrigo com a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), que fornece serviços essenciais aos palestinos.

Conflitos se espalham

A perspectiva de que os combates podem se espalhar para outras áreas alarmou a região. Tropas israelenses “mataram suspeitos armados que se infiltraram em território israelense a partir do território libanês”, disse o exército, acrescentando que helicópteros “estavam atingindo região neste momento”.

O grupo armado libanês Hezbollah disparou uma salva de foguetes contra o norte de Israel nesta segunda-feira, em resposta às mortes de pelo menos três dos seus membros em um bombardeio israelense contra o Líbano.

As imagens chocantes dos corpos de centenas de israelenses espalhados pelas ruas das cidades, baleados em uma festa ao ar livre e retirados de suas casas não pareciam com nada já foi visto no conflito de décadas entre israelenses e palestinos.

O Hamas, que defende a destruição de Israel, diz que seu ataque foi justificado pela situação de Gaza sob um bloqueio de 16 anos e pela repressão israelense mais letal em anos na ocupada Cisjordânia.

“Massacre Total”

Grupos palestinos tradicionais que condenaram os ataques avaliaram, no entanto, que a violência era previsível, com o processo de paz congelado por quase uma década e líderes israelenses de extrema-direita falando sobre anexar território palestino de uma vez por todas.

Israel e países ocidentais disseram que nada justifica o assassinato em massa intencional de civis.

Os agressores atiraram contra vários jovens israelenses em uma festa rave no deserto — segundo a imprensa, 260 pessoas morreram no local. Um dia depois, dúzias de sobreviventes ainda saiam de esconderijos. O local estava repleto de carros destruídos e abandonados.

“Foi simplesmente um massacre, um massacre total”, disse Arik Nani, que comemorava seu 26º aniversário e escapou ao se esconder por horas em um campo.

Em Gaza, imagens obtidas pela Reuters mostraram dúzias de pessoas escalando prédios colapsados em busca de sobreviventes, com o ar ainda empoeirado pelo impacto. Sirenes tocavam, enquanto equipes de emergência apagavam carros incendiados.

O Egito, que fez a mediação entre Israel e Hamas no passado, estava em contato próximo com os dois lados, segundo fontes de segurança egípcias. O presidente turco, Tayyip Erdogan, também disse que seu país estava pronto para o papel de mediador.

Mediadores do Catar fizeram telefonemas urgentes para autoridades do Hamas na tentativa de negociar a liberdade de mulheres e crianças israelenses tomadas pelo grupo militante e mantidas em Gaza, em troca da libertação de 36 mulheres e crianças palestinas das prisões de Israel, disse uma fonte à Reuters.

Uma autoridade israelense afirmou que não havia negociação alguma em andamento.

(Reportagem de Maayan Lubell e Ari Rabinovitch, em Jerusalém, Nidal al-Mughrabi, em Gaza, e Ammar Anwar, em Sderot; Reportagem adicional de Henriette Chacar, Emily Rose e Dan Williams, em Jerusalém, Ali Sawafta, em Ramallah, Steven Scheer, em Modiin, e redação de Washington)

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Será 1º país do Sudeste Asiático a adotar medida
L
Nobel da Paz Narges Mohammadi é condenada pela sexta vez em Teerã

Nobel da Paz Narges Mohammadi é condenada pela sexta vez em Teerã

Agora por ter dito que República Islâmica não representa povo do Irã
L
Combates continuam em Gaza, apesar de anúncio das forças israelenses

Combates continuam em Gaza, apesar de anúncio das forças israelenses

Militares haviam anunciado paradas nas ações para facilitar ajuda
L
Países da UE aprovam política histórica sobre natureza após atrasos

Países da UE aprovam política histórica sobre natureza após atrasos

É a 1ª lei verde aprovada desde as eleições para o Parlamento este mês
L
Putin estabelece condições russas para negociações de paz na Ucrânia

Putin estabelece condições russas para negociações de paz na Ucrânia

Presidente russo quer que Ucrânia abandone ambições na Otan
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em encontro com Lula, diretor-geral da PF faz balanço das ações de combate aos crimes na Amazônia

Em apenas um ano de governo, ações inutilizaram mais de 750 dragas do garimpo ilegal de ouro.
L

#TudoPodE | Entrevista Sabrina Barros, proprietária da Finnas Academia

Na quarta-feira, dia 18, às 18h, o PodCast Tudo PodE trará Fábio Camelo entrevistando Sabrina Barros.
L

Rondônia têm o 3° maior número de estações de recarga para veículos elétricos do Norte

Esse número acompanha a adesão de carros eletrificados em todo o território nacional, segundo dados divulgados na semana passada.
L

Rondônia em 3° lugar no ranking dos estados com maior volume de crédito em relação ao PIB

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) em uma plataforma social e teve base informações do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
L

#ComunidadeNews | Entrevista Dr. Clever Custodio, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta terça-feira, dia 18, às 16h35, o programa Comunidade News, apresentado por Carlos Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L

Grande rede de restaurantes espera por candidatos à vaga de atendimento até esta quinta-feira (20)

As vagas são para primeiro emprego ou pessoas sem experiência
L

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 104 vagas de trabalho

Vagas têm diferentes pré-requisitos que devem ser observados
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Na última sexta-feira (14), o deputado estadual Cássio Gois (PSD) visitou o município de Ministro Andreazza, e em parceria com o Parlamento local e o Executivo municipal, ele busca fortalecer a agricultura familiar da região.
L

Comissão avalia PL que autoriza o acionamento da força policial para retirar invasores independente de ordem judicial

No início do mês, o Governo Federal, por meio da Força Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fez a desintrusão na Terra Indígena Karipuna (TIKA), entre Porto Velho e Nova Mamoré.
L

Cinco parlamentares de Rondônia concorrem a prêmio de apoio à indústria: Confira os nomes

A categoria especial, Apoio à Indústria, será oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
L
Câmara de Vereadores e Portal da Transparência

Câmara de Vereadores e Portal da Transparência: Garantia de acesso à informação

Confira o Portal da Transparência!
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Apenado monitorado e namorada sofrem grave acidente durante fuga da PM na zona sul

Ambos foram socorridos pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

TRÁFICO: Dono e gerente de boca de fumo são presos preparando drogas na zona leste

Após entrada na residência, os suspeitos foram flagrados preparando as drogas para distribuir nas bocas de fumo menores.
10

RECAPTURADO: BPTAR prende foragido com pistola furtada e munições na zona sul

Na pesquisa nominal, foi verificado que o suspeito estava com dois mandados de prisão em aberto.
10

ASSISTA: Vídeo mostra homem levando menina de 12 anos para abusar na vala

A Polícia Civil, com apoio da PM, conseguiu identificar e fazer a prisão do suspeito, que estava no bairro Agenor de Carvalho, e confessou ter cometido o crime.
16
PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Ji-Paraná
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Plataforma visa moderar discurso de ódio nas redes sociais
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: ROTARY CLUB DE PORTO VELHO MADEIRA MAMORÉ

Rua Rui Barbosa nº 933 – bairro Arigolandia – Porto Velho-RO
L

Requerimento da Licença Ambiental: DERONDONIA FARMACEUTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Dia Mundial do Orgulho Autista: Celebrando a diversidade e conscientização

Objetivo é mudar a percepção social e valorizar as diferenças
L
UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB.
L
UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

O local é referência no estado devido ao atendimento aos pacientes com amputações de membros.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A parlamentar tem a pauta das famílias atípicas como prioridade e pontua ser muito justo oferecer a essas famílias serviços de proteção, acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção integral à saúde, informação e formação.
L
Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Não há prazo para julgamento da ação penal
L
Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Quatro ministros da Primeira Turma do Supremo ainda vão votar
L
RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

Para governador, tragédia expõe resiliência do estado
L