QUINTA-FEIRA, 26/06/2025
Publicidade

Tecnologias monitoram biodiversidade, árvores e ar da Amazônia

Monitoramento contínuo ajuda a avaliar se há sinais de alerta

Por RAFAEL CARDOSO* - ENVIADO ESPECIAL - 20

Publicado em 

Tecnologias monitoram biodiversidade, árvores e ar da Amazônia
JOÃO CUNHA/DIVULGAÇÃO

O canto dos pássaros. A vibração que a onça-pintada emite ao caminhar pela mata. A comunicação entre os pirarucus na profundeza dos rios. No interior da Amazônia, sons da floresta funcionam como uma orquestra harmônica. Mesmo ouvidos destreinados conseguem perceber a sinfonia. Mas, se um dos “instrumentos” desafina ou para de tocar, o descompasso também é evidente.

A analogia entre a música e a biodiversidade amazônica é do biólogo carioca Emiliano Ramalho, de 46 anos, que mora há mais de duas décadas na floresta. É a melhor forma que ele encontrou para explicar como o monitoramento contínuo dos animais ajuda a avaliar o funcionamento do ecossistema e se há sinais de alerta.

Ramalho é diretor técnico-científico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na cidade de Tefé, no Amazonas, uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele coordena desde 2016 o Projeto Providence, que usa sistemas automatizados de som e imagem para estudar as espécies amazônicas. São mais de 40 sensores espalhados pela floresta, que realizam monitoramento em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana.

“Por meio da tecnologia, conseguimos observar um número de espécies e tipos de comportamentos que seriam impossíveis de monitorar por meios naturais. Então, muda completamente a perspectiva de observação dos bichos. A tecnologia não exclui a necessidade, muitas vezes, de ter o ser humano indo em campo, mas ela se torna um tipo de sétimo sentido nosso”, diz o biólogo.

Emiliano Ramalho já trabalhou especificamente com a contagem de pirarucus, no início da carreira, e depois se tornou um dos maiores especialistas em ecologia e biologia de onças-pintadas, principalmente em ambientes de várzea. Em um cenário que sofre inundações durante três a quatro meses por ano, o felino se adapta e passa a viver no topo das árvores. O comportamento foi registrado cientificamente pela primeira vez pelo pesquisador.

O biólogo costuma dizer que a “onça-pintada é fundamental para a conservação da floresta e a floresta é essencial para a sobrevivência da onça-pintada”. Nesse sentido, o equilíbrio social e natural passa, necessariamente, por estratégias de conservação da biodiversidade amazônica. É esse trabalho, aperfeiçoado pelos instrumentos tecnológicos, que move Ramalho a acreditar em um futuro melhor.

“Para trabalhar na Amazônia, você precisa ter esperança. Sou otimista, porque a nossa geração e a próxima ainda vão ter chance de mudar o cenário de crise. Mas hoje a situação é muito crítica, porque não temos de fato mais zona de amortecimento. Se não mudar o paradigma de como deve ser o desenvolvimento da floresta, a gente vai perder a Amazônia”, analisa o biólogo.

Ecologia digital

Uma outra forma de entender as dinâmicas climáticas da Amazônia é olhar para árvores e vegetações. Esse tem sido o caminho percorrido pelo cientista paulista Thiago Sanna Freire Silva, ecologista digital, como gosta de se intitular, que leciona informática ambiental na Universidade de Stirling, na Escócia, e coordena projetos de monitoramento de florestas inundáveis.

O foco principal do cientista está em entender como mudanças na hidrologia, no nível da água durante secas e cheias, afeta o ecossistema, principalmente em um cenário em que esses fenômenos se tornaram mais extremos. Para ter uma visão analítica mais ampla, ele escaneia extensões grandes da floresta com a tecnologia light detection and ranging (Lidar), um sensor capaz de emitir lasers, mapear e gerar cenários em 3D.

“Partimos das seguintes reflexões: se a gente começar a ter secas muito intensas sempre, isso poderia ser uma coisa boa para as árvores. Porque, quando elas estão inundadas, geralmente param de crescer. Ao mesmo tempo, por causa do aumento de temperatura e da redução de precipitação, durante a época de seca pode também faltar quantidade adequada de água para elas. E as árvores vão ficar estressadas e ainda mais vulneráveis do que em florestas de terra firme”, diz Silva.

O cientista explica que a análise ajuda a entender os padrões em níveis macroestruturais, a partir de grandes escalas e padrões de funcionamento da floresta. E que os resultados são aprimorados ao dialogarem com os estudos em nível micro e local. Diante do ritmo acelerado de impactos e prejuízos ao ecossistema, é preciso pensar primeiro em adaptações, antes de vislumbrar regenerações ambientais.

“Um dos grandes problemas dessas grandes crises climáticas é que a gente não tem como frear, pela velocidade e o tamanho delas. Só o que a gente pode fazer é se adaptar, entender melhor o que está acontecendo e conseguir prever com antecedência como essas mudanças vão se acumular ao longo das décadas. Assim, podemos pensar em estratégias melhores de como preservar essas florestas e ajudar as pessoas que dependem desses ambientes”, projeta Silva.

Ao rastrear a saúde das zonas úmidas durante anos, o cientista distingue as áreas que precisam ser protegidas antes que os danos se tornem irreversíveis. Enquanto há estudo, há esperança.

“Qualquer cientista que trabalha com ecologia e mudanças climáticas vive uma montanha-russa de sentimentos. Em alguns momentos, você fica completamente pessimista. Em outros, tem uma explosão de otimismo. O mais importante é que a gente tem buscado engajamento com as comunidades locais, as pessoas que têm maior capacidade de realmente proteger e fazer diferença. E que às vezes podem até não perceber o poder que elas têm”, diz o pesquisador.

Floresta estressada

No caso da cientista Luciana Gatti, os sinais do desmatamento e da crise climática são percebidos no ar. Ela é química e coordena o Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde 2003, atua em pesquisas na área de mudanças climáticas, com foco no papel da Amazônia na emissão e absorção de carbono.

A medição das emissões de gases do efeito estufa começou em 2004, na Floresta Nacional do Tapajós, no Pará. A partir de 2010, conseguiram expandir os trabalhos para outras localidades da Amazônia. Aviões de pequeno sobrevoam pontos específicos da floresta, onde amostras de ar são coletadas e armazenadas em frascos, para posterior análise em laboratório.

Com isso, poderia ser calculado se a floresta estava se comportando como fonte ou sumidouro de carbono. Ou seja, se ela mantinha a capacidade de absorver mais gases do efeito estuda do que eram emitidos.

“A primeira constatação foi a de que uma região da Amazônia é muito diferente da outra. A maior parte dos cientistas usa um número ou uma taxa e aplica para o bioma inteiro. Vimos que, quanto mais desmatada a floresta, mais a região tinha perdido volume de chuva e aumentado a temperatura ao longo de 40 anos. E isso acontecia principalmente durante a estação seca, especificamente entre os meses de agosto a outubro, no período da seca. Desmatamento não é só perda de carbono e emissão de gás estufa. É também mudança da condição climática para a floresta que ainda não foi desmatada”, explica Luciana.

Em outras palavras, a floresta que está sendo modificada pelo desmatamento ao redor vive em uma situação de “estresse”.

“Estamos matando a floresta de duas maneiras diferente: direta e indiretamente. A árvore não consegue fazer fotossíntese, porque está tão seco embaixo da terra que ela precisa fechar o ‘estômago’ para não perder água e continuar vivendo. E isso explica porque árvores das regiões mais desmatadas emitem sete vezes mais carbono do que as das regiões menos desmatadas”, diz Luciana.

Em um cenário ideal, o balanço de carbono da Floresta Amazônica deveria ser neutro, com equilíbrio entre emissões e absorções. Mas, com o desmatamento, a própria floresta passa a ser fonte de carbono e perde a capacidade de regular o clima. Segundo a cientista, não há outra solução a não ser interromper a destruição e priorizar projetos de restauração florestal.

“Nós precisamos de um plano de sobrevivência para restaurar as áreas perdidas da Amazônia. Eu tenho uma sugestão: vamos colocar como meta reduzir o rebanho bovino brasileiro em 44%, já que é a principal causa de emissão de gases estufa e a maior parte do desmatamento vira pasto”, defende Luciana. “Nosso plano de sobrevivência é plantar árvore. É ela que vai abaixar a temperatura, nos proteger das ondas de calor, dos eventos extremos. Quem disse que destruir a floresta é progresso é ignorante. A salvação dos brasileiros passa por salvar a Amazônia. Sejamos todos ativistas”, defende a pesquisadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Chá Colonial – Amigos

Encontro de elegância e amizade no Chá Colonial do Lions Clube Cacoal Centro reúne personalidades em tarde inesquecível no Catuaí Hotel
L

Paraíso Natural: Praia do Madeiro, um refúgio encantador em Pipa (RN)

Beleza natural, golfinhos e charme rústico fazem da Praia do Madeiro um refúgio imperdível no litoral do Rio Grande do Norte
L

Senado aprova aumento do número de deputados federais de 513 para 531

Projeto de lei complementar segue para a Câmara e redistribui vagas com base no Censo de 2022, sem retirada de assentos de nenhum estado
L

Lengua-Maskóy: autor promove a obra numa noite de autógrafos

O encontro acontecerá na Temática Editora e Cursos, Rua José de Alencar, 2868, Centro, Porto Velho (RO).
L
Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Governo anuncia aumento do etanol na gasolina para 30%

Foi autorizada elevação de 14% para 15% do biodiesel no diesel
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Com apoio do deputado Cássio Gois, Alta Floresta sedia 3ª Etapa do Regional Sul de Motocross

Parceria entre poder público e esporte fortalece motocross em Rondônia
L

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e ressalta conquistas para moradores do Soldado da Borracha

Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada de apresentar uma solução jurídica, por ordem direta do chefe do Executivo.
L

Projeto Saúde Cidadã entrega equipamentos ortopédicos e promove inclusão em Guajará-Mirim

Atividade será realizada nos dias 28 e 29 de junho, com atendimentos gratuitos em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Coronel Chrisóstomo é relator de projeto que pode derrubar aumento do IOF

Parlamentar de Rondônia contesta aumento do imposto editado por decreto e propõe anulação da medida que pode impactar o crédito, alimentos e combustíveis.
L
Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Curso de bonecas de pano é mais um dentre os oferecidos pelo Casa da Comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
12
Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Calama sentido Presidente Dutra, quando o carro conduzido por uma mulher invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

A ação foi executada em conformidade com as determinações legais, mediante autorização judicial, com a devida ciência do Ministério Público e o acompanhamento da Vigilância Sanitária, garantindo segurança, legalidade e transparência em todo o processo.
10

Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

Uma equipe do Suporte Avançado do Samu prestou atendimento e socorreu a vítima para o hospital.
12
Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

A Polícia Militar foi acionada pelo responsável pelo templo, que informou que o suspeito havia pulado o muro e estava quebrando portas internas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
L
Caixa lança campanha "Tudo em Dia" com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Caixa lança campanha “Tudo em Dia” com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Saiba os canais de atendimento para quitação dos débitos em atraso
L
Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

Inmet emite alerta laranja de onda de frio e chuvas intensas para o Sul do Brasil

RS pode ter temperaturas 5ºC abaixo da média até sexta-feira
L
Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Embaixada dos EUA no Brasil exigirá perfis públicos em redes sociais para vistos de estudante e intercâmbio

Quem quiser estudar no país precisará manter perfis abertos
L

Ceaclin Mostra sua Força! Auditoria para ISO 9001 Reafirma Liderança no Estado

Auditoria conduzida por especialista avalia conformidade do Ceaclin com a norma ISO 9001:2015, reforçando o compromisso com a excelência nos serviços laboratoriais.
L

Semed divulga retificação das convocações do cadastro reserva dos editais 01/2025 e 02/2025 para programas de voluntariado

Candidatos aprovados devem comparecer até o dia 4 de julho na Semed
L
Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Inscrições para a Copa Jaru de Futsal vão até 02 de julho

Premiação ultrapassa R$ 28 mil em 2025.
L

Conheça o sorvete vegano de farinha de mandioca criado por jovem quilombola: sabor ancestral

O sorvete vegano feito à base de farinha de mandioca é da cultura ancestral quilombola. O Joélho, um jovem empreendedor, resolveu levar essa delícia para o mundo a partir do Ceará.
L

Alcoólicos Anônimos completa 90 anos; ajuda gratuita a dependentes, sem julgamentos

Acolhimento e transformação! Neste mês de junho, a irmandade Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 90 anos de existência, celebrando quase um século de ajuda gratuita a pessoas que enfrentam a dependência do álcool.
L

Menina de 4 anos salva professora que teve convulsão e desmaiou na creche

Kyndal, a menina de apenas 4 anos, age rápido e salva a professora, que teve uma convulsão e desmaiou na creche, nos Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.