SÁBADO, 07/12/2024

Degradação de florestas na Amazônia bate recorde mensal em setembro

Aumento das queimadas contribui para destruir a área verde

Por CAMILA BOEHM - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Degradação de florestas na Amazônia bate recorde mensal em setembro
POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO

A degradação florestal na Amazônia Legal atingiu 20.238 quilômetros quadrados (km²) em setembro de 2024, o que equivale a mais de 13 vezes a área da cidade de São Paulo.

O número representa um aumento de 1.402% em relação a setembro de 2023, quando a degradação detectada foi de 1.347 km². O instituto de pesquisa Imazon apontou que essa foi a maior área atingida – no período de um mês – pelo dano ambiental dos últimos 15 anos. Degradação ambiental é o processo de deterioração do meio ambiente, que pode ser causado por ações humanas ou naturais.

Os dados de desmatamento e degradação florestal na Amazônia, do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), são monitorados pelo Imazon por imagens de satélite desde 2008 e 2009, respectivamente.

O desmatamento corresponde à remoção completa da floresta, enquanto a degradação é um dano causado por queimadas ou pela extração madeireira – não remove toda a vegetação, mas destrói parte dela. A entidade ressalta que ambos ameaçam espécies da fauna e da flora.

“Setembro costuma ser um mês marcado pelo aumento dessas práticas na Amazônia, por estar dentro de um período mais seco. Porém, os números registrados em 2024 são muito mais elevados do que os vistos anteriormente. E a maioria dos alertas ocorreu devido à intensificação dos incêndios florestais”, disse, em nota, a pesquisadora Larissa Amorim, do Imazon.

Ela afirmou que esse pico da degradação é bastante preocupante e que rios importantes da Amazônia estão em situação crítica. O Imazon atribui o resultado do levantamento ao aumento das queimadas causadas pela ação humana e favorecidas pela seca severa na região.

Setembro deste ano foi ainda o quarto mês consecutivo com aumento nas áreas degradadas, o que contribuiu para que o acumulado desde janeiro também fosse o maior dos últimos 15 anos, atingindo 26.246 km². Antes disso, o recorde para o período era de 2022, quando a degradação alcançou 6.869 km².

Estado mais afetado

O estado do Pará concentrou 57% das áreas de florestas degradadas na Amazônia em setembro deste ano. A degradação passou de 196 km² em setembro de 2023 para 11.558 km² no mesmo mês de 2024, área quase 60 vezes maior. Sete dos 10 municípios que mais degradam a região amazônica são paraenses, incluindo São Félix do Xingu (3.966 km²), Ourilândia do Norte (1.547 km²) e Novo Progresso (1.301 km²).

Outros estados com percentuais significativos, segundo o Imazon, de áreas degradadas em setembro foram Mato Grosso (25%), Rondônia (10%), Amazonas (7%). A entidade destacou, também, a situação de Rondônia, onde a degradação passou de 50 km² em setembro de 2023 para 1.907 km² no mesmo mês de 2024, o que representa uma alta de 38 vezes.

“Historicamente, no período de setembro, Mato Grosso costumava liderar como o estado que mais degradava a Amazônia. Porém, em 2024, o Pará surpreendeu com números muito altos. Ainda em setembro, foi decretada situação de emergência e ficou proibido o uso de fogo, mas precisamos que essa decisão seja acompanhada de fiscalização e responsabilização dos culpados para que seja mais eficaz”, observou o coordenador do programa de Monitoramento da Amazônia, do Imazon, Carlos Souza Jr, em nota.

Além disso, o Pará concentra sete das 10 unidades de conservação mais degradadas no período. As quatro primeiras do ranking são Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, com 1030 km²; Flona do Jamanxim, com 670 km²; APA do Tapajós, com 165 km²; e Flona de Altamira, com 124 km².

Entre as terras indígenas, a Kayapó segue pelo segundo mês consecutivo como a mais degradada, com 3.438 km² afetados. O território concentrou 17% de toda a área com degradação na Amazônia em setembro.

“A permanência dessa terra indígena entre as dez com as maiores áreas degradadas é um forte indicativo de que as medidas para conter o fogo na Amazônia não estão sendo suficientes. A presença desse problema ambiental nas áreas indígenas e unidades de conservação ainda compromete diretamente a biodiversidade local, ameaçando tanto a fauna quanto a flora, e representa um impacto negativo no modo de vida, na subsistência e na saúde das populações tradicionais”, explicou Larissa.

Desmatamento

O desmatamento também cresceu na Amazônia em setembro deste ano e teve o quarto mês consecutivo com alta, após 14 meses corridos de redução de devastação na região. No mês, um território de 547 km² foi desmatado, o que significa a perda 1.823 campos de futebol por dia de floresta, destacou o Imazon. A área foi 0,2% maior do que em 2023, quando foram degradados 546 km².

No acumulado de janeiro a setembro, a área desmatada foi de 3.071 km², a oitava maior da série histórica.

A maioria do desmatamento, em setembro deste ano, ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse (61%). O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (30%), Unidades de Conservação (7%) e Terras Indígenas (2%).

Dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, três concentraram 83% de todo o desmatamento identificado em setembro. O Pará liderou com 52% do desmatamento, seguido pelo Amazonas (16%) e pelo Acre (15%). Sete dos dez municípios que mais desmataram são paraenses.

Assentamentos

O Pará reúne ainda sete dos dez assentamentos e sete das dez unidades de conservação com as maiores áreas desmatadas. Já entre as dez terras indígenas mais desmatadas, três estão integralmente no Pará e outras três têm parte da sua área no estado.

“No mês de setembro, o território paraense liderou o desmatamento destruindo uma área correspondente a 970 campos de futebol de floresta por dia. Todo esse impacto está refletido nos municípios, assentamentos, unidades de conservação e terras indígenas. Por isso, é urgente investir em ações eficazes e integradas que protejam a região, como o investimento nos órgãos ambientais de fiscalização”, disse Carlos Souza.

Ele avalia que, dessa forma, será possível combater as mudanças climáticas que são impulsionadas pela retirada de vegetação e oferecer uma maior proteção à biodiversidade e aos povos que habitam a floresta. Outro ponto de atenção, de acordo com os pesquisadores do instituto, é a busca de alternativas para reduzir os impactos das queimadas que já ocorreram tanto na cobertura florestal quanto nas populações.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tudo pronto para a realização da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Evento terá abertura oficial na segunda-feira (9) e terá debates nos dias 10 e 11, no auditório do TRE
L
Ações desenvolvidas em gestão de gastos públicos garantem eficiência e sustentabilidade

Ações desenvolvidas em gestão de gastos públicos garantem eficiência e sustentabilidade

As iniciativas foram essenciais para mitigar os efeitos da crise hídrica e manter a sustentabilidade fiscal.
L
Em menos de quatro décadas, área destinada à soja cresce nove vezes

Em menos de quatro décadas, área destinada à soja cresce nove vezes

Dados constam de novo levantamento da rede MapBiomas
L
Governo de RO participa de audiência no Supremo Tribunal Federal para fortalecer controle do desmatamento

Governo de RO participa de audiência no Supremo Tribunal Federal para fortalecer controle do desmatamento

O plano apresentado prevê que a União deverá criar uma estrutura de governança compartilhada, integralizando dados e maior detalhamento das informações ambientais.
L
Produto da Amazônia precisa agregar valor na região, diz especialista

Produto da Amazônia precisa agregar valor na região, diz especialista

Agregação de valor com inovação é importante para preservar floresta
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#TalkNews | Entrevista Sidnei de Souza – Advogado

O programa Talk News, com Victor Marques, recebe Sidnei de Souza, um advogado com quase 8 anos de experiência e uma trajetória de vida inspiradora!
L

MERCADO CULTURAL – Especial Raça Negra na Feijoada; domingo tem transmissão do Brasileirão

Hoje, dia 07, na tradicional ‘Feijoada Com Samba e Pagode’, vai ter show do músico Nilson do Cavaco, onde vai rolar um mini especial Raça Negra, na sequência, show do grupo Pagode Na Veia.
L

Nova geração do Peugeot 2008 prioriza tecnologia e conectividade

SUV compacto recebeu atualizações de design, motor e sistemas de segurança para ampliar competitividade
L
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes de 2025

Mundial de Clubes 2025: veja datas, horários e locais dos jogos

Confira os detalhes das agendas dos quatro times brasileiros na disputa
L

#GospelNews | Entrevista Pastor Gervanio Ferreira Pimentel

programa Gospel News, apresentado por Arley Lima, receberá o Pastor Gervânio Ferreira Pimentel, líder da Igreja Missionária Jesus e o Salvador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois parabeniza diplomação dos eleitos em Cacoal e celebra força do PSD

Essa bancada reforça o compromisso do PSD com a população de Cacoal, garantindo que as demandas da cidade sejam devidamente representadas no Legislativo.
L

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vigilante acusado de matar empresário é preso em Porto Velho

Um vigilante acusado de cometer o crime foi preso pela PM.
12
Polícia identifica jovem morto a tiros no Parque Amazônia

Homem é executado a tiros após briga por causa de mulher em bar

Reginaldo teria se envolvido em uma briga supostamente por ter passado a mão nas nádegas de uma mulher na frente do marido dela, que não gostou, sacou uma arma e atirou várias vezes na vítima que morreu no local, em seguida, o suspeito fugiu.
18
BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

Durante buscas pelo terreno da casa, foi localizado um recipiente de plástico contendo dentro, 16 tabletes de maconha, balanças de precisão e máquinas de passar cartão.
12
Motociclista fica desacordado após bater em papa entulho na zona leste

Motociclista fica desacordado após bater em papa entulho na zona leste

Rapaz transitava sentido Avenida Rio de Janeiro, quando acabou batendo forte em um papa entulho que estava em frente uma residência, ficando desacordado e com graves lesões na cabeça.
16

FICCO/RO cumpre mandados de prisão em razão do crime de tentativa de homicídio

Foram cumpridos dois mandados de prisão no distrito de Jaci-Paraná/RO e seis mandados de prisão na cidade de Porto Velho/RO
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO avança na recuperação da RO-257, no Vale do Jamari, com pavimentação em CBUQ

A ação chega em aproximadamente 104 quilômetros, entre recuperação do pavimento, asfalto novo, limpeza da vegetação e drenagem superficial.
L

Projetos educacionais de Rondônia são apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em porto Velho

Expocitec 2024 promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência.
L
VoltaPorCima

Expectativa e decisões cruciais movem o próximo episódio de Volta por Cima

Triângulos amorosos, reviravoltas empresariais e decisões de vida prometem agitar a quinta-feira na trama
L
Garota do Momento

Segredos e conflitos prometem sacudir o episódio de quinta-Feira em Garota do Momento

Beatriz enfrenta uma crise, Clarice esconde sua verdadeira identidade, e as tensões aumentam entre os personagens
L
Mania de Você

Intrigas e conflitos acirram as emoções em Mania de Você

Moema faz revelações, Mavi se impõe, e Mércia toma uma atitude ousada no episódio desta quinta-feira
L

Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do Governo do estado na preservação do meio ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresenta resultados da OVR 24 aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas.
L

Café de Rondônia ganha destaque em Londres em busca de expansão no mercado global

Evento Prove e Sinta Rondônia leva vivência rondoniense para Londres.
L

Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas

As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais.
L

Feirão Limpa Nome inicia na quarta-feira,11, e oferece negociações com desconto em Porto Velho

Procon dá oportunidade para população finalizar 2024 com o nome limpo e retornar ao mercado de consumo com equilíbrio financeiro.
L
Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste
L