TERÇA-FEIRA, 05/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil.

Por Andréia Fortini\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica
Fotos: Ésio Mendes

O Colegiado Superior do Estado de Rondônia se reuniu, nesta segunda-feira (16), no auditório Governador Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), a pedido do governador Marcos Rocha, para discutir estratégias de enfrentamento à grave crise ambiental que atinge o estado, resultante da prolongada estiagem e do aumento expressivo de incêndios florestais. Foram destacadas algumas medidas urgentes para conter os impactos da estiagem severa, aumento das queimadas e deterioração da qualidade do ar, proveniente não só dos focos encontrados em Rondônia, mas também nos estados vizinhos como Amazonas e Mato Grosso, que lideram o ranking de focos de incêndios no Brasil.

A reunião contou com a presença de autoridades dos órgãos que compõem o Colegiado Superior do Estado de Rondônia, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi; o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Dr. Eriberto Barroso; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do MPRO, Alexandre Jesus;  o coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), Pablo Viscard; e o defensor Público Geral, Vitor Hugo, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), além de secretários estaduais e representantes das forças de segurança.

AÇÕES COORDENADAS

O governador Marcos Rocha abriu a reunião agradecendo a presença de todos, e ressaltou que, o governo do estado não tem medido esforços para conter a situação emergencial de nível II que Rondônia enfrenta, e precisa do apoio de todos, a exemplo do que já aconteceu durante a pandemia da covid-19. “Precisamos unir forças novamente, com ações coordenadas para enfrentar essa crise. Não podemos enfrentar a situação sozinhos, precisamos do apoio do governo federal, das instituições locais e da conscientização da população para proteger nosso estado e a nossa biodiversidade. Até 2023, tínhamos conseguido reduzir mais de 70% o índice de desmatamento e queimadas, aumentando significativamente a nossa produção e exportação.”

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News RondôniaO governador Marcos Rocha ressaltou a importância da união de esforços para enfrentar a emergência climática

A Coordenadoria de Georreferenciamento (Cogeo) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou os dados de focos de incêndios registrados em Rondônia, que já ultrapassam 19 mil. A grande maioria, nas regiões do Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, na região de Cujubim, que recebem reforço nas ações referentes à “Operação Temporã”, fase I e II, comandadas pelo governo de Rondônia e Ministério Público do Estado, e que tem apresentado resultados positivos com 73,05% na redução do número de focos.

PLANO DE AÇÃO A LONGO PRAZO

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel evidenciou que, “o Colegiado precisa definir um plano de ações concretas a longo prazo, que deve começar nas escolas com as crianças. A situação atual não é uma emergência, já vinha se anunciando há algum tempo.”

O presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto acrescentou que, “desde o ano passado, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia já havia alertado para esse momento que Rondônia tem vivido. E se faz necessário o uso de novas tecnologias no setor pecuário.”

MEDIDAS PREVENTIVAS

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News Rondônia
O CBMRO apresentou os resultados da “Operação Verde Rondônia”, iniciada em junho deste ano

O subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Dr. Eriberto Barroso, ressaltou a importância de o estado tomar medidas preventivas para os próximos anos, pensar numa saída efetiva para cada área territorial, principalmente as unidades de conservação, que mais sofrem com esses incêndios florestais. Destacou ainda que, “essas ações precisam iniciar de forma preventiva nas dez áreas mapeadas que todos os anos queimam, e o estado precisa investir na contratação emergencial de brigadistas para este período, reforçando a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.”

FORÇA-TAREFA E TECNOLOGIA

O comandante do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, que também é coordenador da Defesa Civil Estadual e do Comitê da Crise Hídrica, apresentou ao grupo os resultados da “Operação Verde Rondônia” (OVR), iniciada em junho deste ano, e que hoje integra as fases I e II da “Operação Temporã”, juntamente com outras operações como a “Mapinguari” e “Protetores do Bioma”. “Estamos implementando medidas de controle nas áreas críticas do estado, como o Parque Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde uma força-tarefa com mais de 300 profissionais conseguiu reduzir significativamente os focos de calor. A tecnologia e o trabalho conjunto estão fazendo a diferença, ao permitir uma resposta mais rápida e eficaz no combate ao fogo.”

NOVO PROJETO DE LEI

Órgãos que integram o Colegiado Superior do Estado de Rondônia discutem ações conjuntas de enfrentamento às queimadas e crise hídrica - News RondôniaA reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas

Antes de encerrar a reunião do Colegiado Superior do Estado, o governador Marcos Rocha reforçou o pedido de apoio, em especial junto à Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), para a votação de uma mensagem enviada ao Poder Legislativo, referente a um Projeto de Lei que contempla a contratação emergencial de brigadistas e ainda 800 horas de voo de aeronaves específicas para combate a incêndios florestais. Tendo em vista que, o governo do estado já solicitou, desde o início de setembro, a liberação do avião KC 390 da Força Aérea Brasileira (FAB), mas ainda não foi atendido.

Por fim, a reunião do Colegiado Superior do Estado reforçou a urgência das ações preventivas e de controle das queimadas, com o compromisso das autoridades presentes em intensificar as atividades e buscar soluções conjuntas para a crise ambiental que afeta o estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP16 cria órgão para atender povos indígenas e quilombolas

COP16 cria órgão para atender povos indígenas e quilombolas

Decisão inédita é um dos resultados da conferência, em Cali.
L
Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita

Seca extrema derruba produtividade de cana e usinas antecipam colheita

Levantamentos indicam queda de produtividade e impacto de perdas
L
Cinco países aderem a fundo para conservação de florestas tropicais

Cinco países aderem a fundo para conservação de florestas tropicais

Mecanismo oferece incentivos para nações em desenvolvimento
L
Crimes ambientais na Amazônia Legal aumentam 88%, aponta PRF

Crimes ambientais na Amazônia Legal aumentam 88%, aponta PRF

Polícia atribui crescimento à maior vigilância na região
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Guajajara emite resolução sobre violência contra povos indígenas com foco em Rondônia e outros estados

Em Rondônia, os conflitos agrários e a falta de demarcação de terras indígenas são fontes constantes de insegurança para essas comunidades.
L
Auxílio Extraordinário

Auxílio Extraordinário de R$ 2.824 reais para pescadores de Rondônia começa a ser pago

No total, a iniciativa representa um investimento de mais de R$ 418 milhões.
L

Rondônia ocupa 18ª posição nacional em taxa de investimentos e é 4º colocado do Norte

Segundo a publicação da CLP, o indicador de investimento público deve ser analisado no contexto da solidez fiscal.
L

AC e RO realizam seminário online sobre sociedade, meio ambiente e descontrole climático

Com apoio de diversos órgãos e instituições, o evento visa abordar questões urgentes como degradação climática, descontrole hídrico e seca, que afetam diretamente a região amazônica.
L

Insegurança viária: Rondônia ocupa 3º lugar no ranking nacional de excesso de velocidade

A gravidade dos incidentes coloca Rondônia entre os estados com os maiores desafios de segurança no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L

Vaga Aberta: Auxiliar de Estoque

Empresa busca profissional organizado e proativo para apoiar na gestão de estoque; candidate-se e faça parte da nossa equipe!
L

Oportunidade de Emprego: Vendedor Online

Buscamos profissionais dinâmicos para atuar em vendas digitais; candidate-se e amplie sua carreira no comércio online!
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Aumento na importação de fertilizantes sinaliza risco para a produção de alimentos no Brasil

Senador sugeriu ao ministro da Agricultura a criação de um grupo em favor da indústria nacional de fertilizantes
L
Deputado Coronel Chrisóstomo entrega Van de R$ 300 mil para a assistência social de Guajará-mirim

Deputado Coronel Chrisóstomo entrega Van de R$ 300 mil para a assistência social de Guajará-mirim

O veículo vai atender parte da população local da cidade.
L
Deputada Lebrinha

Deputada Lebrinha – DER atende solicitação da Lebrinha e anuncia manutenção da Linha 95 em São Francisco

A deputada ressaltou a relevância da Linha 95 tanto para o desenvolvimento agrícola da região quanto para o turismo local.
L
Novo Horizonte recebe R$ 240 mil para manilhas nas entradas de propriedades rurais

Deputada Lebrinha: Novo Horizonte recebe R$ 240 mil para manilhas nas entradas de propriedades rurais

O recurso foi destinado à aquisição de manilhas que serão instaladas em 50 pontos, facilitando o acesso às entradas de carreadores em propriedades rurais.
L

Dra. Taíssa participa da etapa final do Circuito de Pesca Esportiva e enaltece Guajará-Mirim como destino turístico

Deputada agradeceu ao Governo de Rondônia pelo evento e reafirmou seu compromisso em fortalecer o turismo esportivo na região
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de app pula de carro em movimento durante tentativa de latrocínio

Em seguida, a dupla fugiu.
16

PM recupera moto roubada e prende quadrilha no Morar Melhor

Segundo a PM, dois criminosos armados renderam uma mulher e fugiram levando o veículo.
10
Caminhão guincho avança cruzamento e causa acidente com capotamento no centro

Caminhão guincho avança cruzamento e causa acidente com capotamento no centro

O acidente ocorrido no cruzamento das Ruas Padre Chiquinho com Getúlio Vargas.
polícia

Entregador da Shopee é assaltado por dupla armada na zona sul

Um entregador da empresa Shopee foi alvo de bandidos armados nesta segunda-feira (04), na Rua Sete Barras, bairro Cidade nova em Porto Velho.
10
Bandido pede água e depois atira em vigilante para roubar arma na zona leste

VÍDEO: Bandido pede água e depois atira em vigilante para roubar arma na zona leste de Porto Velho

Um vigilante de 38 anos foi baleado pelo criminoso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recursos energéticos do Brasil impulsionam mineração de cripto

A mineração de cripto no Brasil utiliza energia renovável para monetizar recursos ociosos, reduz desperdícios e promove crescimento econômico sustentável no setor energético.
L

Prefeitura de Porto Velho participa do Projeto Dia de Campo da Mandioca sobre rumos da mandiocultura para Rondônia

O evento aconteceu na sexta-feira (1º), no Campus da Jirau e reuniu agentes do setor agroindustrial do estado
L

Comissão de Transição de Governo em Porto Velho realiza a primeira reunião

Equipe da atual gestão e indicados do prefeito eleito se reuniram na sede do Tribunal de Contas
L

Centro Pop continua atendendo pessoas em situação de rua em Porto Velho

O local, desde sua inauguração, já prestou serviços para mais de 700 pessoas
L

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece agricultura familiar

Semagric ampliou as políticas de atendimento ao homem do campo para o fornecimento de insumos, mudas, transporte da produção, entre outros benefícios
L

Prefeitura realiza ações de prevenção ao trabalho infantil no final de semana

Abordagens aconteceram durante o feriado de finados e em feira livre na capital
L

Porto Velho avança e de cada 100 crianças no 3º ano, 95 estão alfabetizadas na idade certa

Rede de ensino municipal registra melhoria nos índices educacionais
L

Prefeitura de Porto Velho segue com mutirões de limpeza e outras ações em diversos pontos da cidade

Equipes da Semusb atuam em várias frentes de serviço na capital
L

Fomentar a entrada de novas empresas e negócios em Porto Velho tem sido a prioridade da Agência de Desenvolvimento

Cadernos setoriais foram criados pela ADPVH com análises sobre os segmentos e atividades econômicas promissoras em Porto Velho
L

Edital de convocação para Assembléia de Fundação do Instituto Sanear Rondônia

A Assembléia vai acontecer na rua Tamborim 2033, Bairro Castanheira – Porto Velho/RO.
L