SEXTA-FEIRA, 11/10/2024

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração

Capacitação integra Projeto de Restauração da Floresta Amazônica

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração
Leonardo Milano/ICMBio

Na região Oeste do Pará, nos municípios de Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão, famílias estão promovendo uma transformação no ambiente em que vivem por meio da recuperação da vegetação nativa em suas propriedades. Neste 5 de setembro, Dia da Amazônia, conheça o projeto que produz alimentos, novas mudas, sementes e ainda gera renda por meio do modelo de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Conhecida como Sanda, a agricultora Rosângela Silva Pereira, que vive em Trairão, plantou cerca de 200 mudas no quintal e na roça perto de onde mora. Ela conta que o movimento foi motivado por dois grandes projetos, um que criou um viveiro coletivo na comunidade, e outro que capacitou as famílias a produzirem alimentos e árvores da Amazônia.

“Aqui, a devastação era muito grande, então a gente recebeu algumas mudas e outras a gente coletou as sementes por aqui, então, cada SAF plantou de 180 a 200 mudas consorciadas. Tem frutíferas, madeira florestal e também macaxeira, melancia, abóbora e outras culturas de pequeno ciclo”, explica.

A capacitação e a estruturação dos SAFs integram o Projeto de Restauração da Floresta Amazônica no Tapajós, que visa estabelecer uma rede com bancos de sementes e viveiros florestais para abastecer a região com espécies nativas. As mudas de açaí, cupuaçu, cacau, andiroba, cedro, copaíba, graviola, acerola, ipê, jacarandá e urucum serão usadas tanto para gerar renda na venda a outros interessados no modelo, quanto para a recuperação das áreas de preservação permanentes.

Enquanto em Trairão, as famílias optaram por fortalecer a produção do viveiro que já existia, em Mojuí dos Campos, Suelen Costa Feitosa plantou mais de 500 mudas em sua propriedade, onde priorizou a plantação de cupuaçu para fortalecer a produção de chocolate com a amêndoa do fruto regional. Ela diz que o projeto possibilitou a melhora na qualidade do plantio e também a instalação de um viveiro coletivo com capacidade para 20 mil mudas.

“A gente já tinha a cultura aleatória, que a gente chama de quintais produtivos, mas agora a gente passou a trabalhar com os SAFs, cujo objetivo maior é restaurar o meio ambiente. Como a gente trabalha com agricultura, a gente escolheu plantar produtos que também nos tragam renda”, argumenta.

Assistência técnica

A iniciativa é resultado de uma verdadeira força-tarefa com implantação – promovida pela organização não governamental Conservação Internacional (CI-Brasil) – e a assistência técnica promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Os agricultores participantes foram identificados e mobilizados pelas associações de agricultores e participaram de um curso organizado pelo Laboratório de Sementes Florestais, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O projeto passou por três fases: capacitação, criação ou melhoria dos bancos de sementes e viveiros, e a recuperação de áreas desmatadas por meio dos SAFs ou da Regeneração Natural.

Na capacitação foram abordados desde conhecimentos científicos sobre as espécies nativas, até beneficiamento da produção, secagem, armazenamento e aspectos legais, além de conhecimentos sobre produção de mudas, área de coletas de sementes e viveiros florestais.

Para diminuir as perdas no plantio, os agricultores também receberam conhecimentos sobre enriquecimento de substrato, ajustes no sistema de irrigação e uso de ferramentas como o GPS para georreferenciamento de árvores matrizes, por exemplo.

A coordenadora de projetos da CI Brasil, Maria Farias, observa que o Restaura Tapajós tem como meta a sustentabilidade socioambiental e produtiva, a partir da combinação de culturas com a conservação florestal.

“Isso revitaliza toda a biodiversidade, promove solos mais saudáveis; com mais florestas temos maior sequestro de carbono e isso pode gerar novas fontes de renda para as comunidades. Com isso, melhora a segurança alimentar, diminui a pressão sobre as florestas nativas e ainda favorece o trabalho para um formato mais produtivo e para uma vivência no campo mais resiliente”, opina.

O projeto de restauro alcançou 100 famílias em Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos e Trairão. Os participantes puderam ainda visitar modelos de SAFs em Tomé-Açu, onde conheceram técnicas capazes de melhorar as condições de desenvolvimento e resistência das plantas, gerando maior quantidade de frutos e maior qualidade, o que possibilita melhoria na renda. Os grupos também puderam entender, na prática, a importância de destinar uma área para fins de restauro e outra para regeneração natural com enriquecimento, possibilitando um equilíbrio natural que beneficie todo o sistema.

Os SAFs, viveiros e bancos de sementes foram implantados transformando a forma tradicional de produzir na região. Logo no início do projeto, o primeiro desafio surgiu após o plantio de mudas. Com a estiagem mais intensa em 2023, muitas famílias perderam parte de seus plantios, mas a assistência técnica permitiu a continuidade do projeto.

“Os técnicos que vieram nos dar assistência eles ainda continuam voluntariamente, eles são bem parceiros. Quando temos alguma dúvida sobre a nossa área, a gente entra em contato e eles dão dicas e estudam os nossos casos através de vídeos e fotos”, afirma Suelen.

Perdas

Mesmo com a diminuição do desmatamento nos dois últimos anos, a Amazônia perdeu o equivalente a mil campos de futebol por dia, entre agosto de 2023 e julho 2024, somando 349 mil hectares, segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A área afetada representa uma redução de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas, nos meses de junho e julho deste ano – na comparação com 2023 -, houve crescimento de 29% em julho e de 10% em junho.

Maria Farias reforça a importância de avançar na recuperação dos biomas nativos, agregando tecnologias que possam permitir adaptação na produtividade.

“A gente sabe que nem tudo são flores, as mudanças climáticas estão aí e vêm gerando grandes impactos negativos, principalmente a seca de 2023 que dizimou boa parte dos plantios, deixando um aprendizado da importância de se continuar esse modelo de restauração, porém, adaptando tecnologias de irrigação para que os SAFs se consolidem de maneira sustentável”, sustenta.

Os avanços e retrocessos dificultam o progresso da meta brasileira de zerar dois fatores que impulsionam fortemente a mudança climática: o desmatamento e o passivo ambiental em relação ao Código Florestal.

“Sabemos que é preciso reflorestar para que se tenha um clima de qualidade. A demanda é gigantesca por sementes diversas e em quantidade. Isso é um gargalo importante a ser considerado. Para isso, é necessário que se consolide a rede de sementes do Tapajós”, preconiza Maria Farias.

Para ela, além de promover a integração das redes regionais, é precioso ainda mais capacitação, envolvimento dos governos e de projetos da iniciativa privada e disponibilização de crédito e assistência técnica. “Tudo com atenção tanto para as sementes florestais, como para as de combate à fome que dão segurança nutricional e alimentar para as famílias, respeitando, sempre, o modo de vida das nossas populações”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

É de suma importância, neste momento, garantir o acesso à água potável a essas famílias que se encontram isoladas, e que dependem do rio para o seu sustento e sobrevivência.
L
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024
L
Projeto de preservação ambiental apoiado pelo governo de RO conquista o Prêmio Innovare 2024

Projeto de preservação ambiental apoiado pelo governo de RO conquista o Prêmio Innovare 2024

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o sucesso do projeto representa um avanço significativo nas ações de preservação ambiental no estado.
L
Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

O PDES é uma peça-chave para o futuro sustentável de Rondônia, e as oficinas desempenham um papel fundamental na sua implementação.
L
Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Encontrada pelo produtor rural, a nascente tem uma vazão de 2,7 litros por minuto.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo: Sucessos em cartaz para o fim de semana e o Dia das Crianças

Prepare-se para um final de semana especial no Cine Porto Velho e celebre o Dia das Crianças com filmes incríveis! Confira a programação completa e todos os detalhes dos lançamentos.
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L

Resultado do Sorteio News Rondônia: Corsário Revival 2024

Preparem-se para reviver a magia do famoso Navio Pirata, sob o comando do DJ Leudson e com a presença especial do DJ Julio Neto.
L

#AgendaNews | Entrevista: Carla Botelho e João Roberto, diretores do Espaço Criança e Companhia

O Agenda News receberá Carla Botelho e João Roberto, diretores do Espaço Criança e Companhia, para falar sobre o tema “Educação de Qualidade para o Futuro”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Provas estão previstas para o dia 15 de dezembro
L
Governo de RO abre processo seletivo com 178 vagas de estágio para o Detran-RO

Governo de RO abre processo seletivo com 178 vagas de estágio para o Detran-RO

Além disso, a oportunidade melhora a qualidade de vida da população com a geração de empregos e renda.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mariana Carvalho dispara no segundo turno em Porto Velho com 63% contra 37% de Léo Moraes

Mariana Carvalho dispara no segundo turno em Porto Velho com 63% contra 37% de Léo Moraes

Com o segundo turno se aproximando, a campanha de Mariana Carvalho parece ter conquistado o apoio de grande parte do eleitorado da capital rondoniense.
L

Cláudia de Jesus defende o SUS e descentralização da saúde em Cacoal

Deputada investiu R$ 300 mil via emenda parlamentar no centro de diagnóstico da Assdaco.
L
Alan Queiroz solicita a instalação de guarda-corpos na rodovia 489, próxima à cidade de São Felipe d’Oeste

Alan Queiroz solicita a instalação de guarda-corpos na rodovia 489, próxima à cidade de São Felipe d’Oeste

A presente solicitação deve ser atendida com urgência.
L

Cláudia de Jesus ressalta obras do governo federal em Ji-Paraná

A deputada lembrou sobre a importância do Anel Viário e travessias urbanas na região Central de Rondônia.
L

Trabalho da deputada Sílvia Cristina já garantiu mais de 76 mil exames de mamografias em Rondônia

Parlamentar destinou mais de R$ 147 milhões na luta contra o câncer, em parceria com a Fundação Pio XII.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denúncia anônima leva Polícia a encontrar moto roubada, em Ji-Paraná

Denúncia anônima leva Polícia a encontrar moto roubada, em Ji-Paraná

O veículo estava escondido em um depósito desativado da antiga CERON, no bairro Jardim dos Migrantes, e foi prontamente localizado pela equipe policial.
10
Detento é flagrado com droga na hora do café da manhã

Detento é flagrado com droga na hora do café da manhã

Informações apuradas pelo site dão conta que durante a entrega do café da manhã, um dos policiais penais percebeu que o detento tentou esconder algo assim que viu a chegada do Agente.
14
PATAMO captura quatro foragidos em operação, em Ji-Paraná

PATAMO captura quatro foragidos em operação, em Ji-Paraná

Após as prisões, todos os detidos foram submetidos a exame de corpo de delito e encaminhados ao Presídio, onde cumprirão suas penas.
14
PATAMO prende suspeito de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

PATAMO prende suspeito de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

A operação foi deflagrada após diversas denúncias anônimas indicarem o fluxo constante de usuários de drogas no local.
12
Operação do PATAMO captura foragido na BR-364, em Ji-Paraná

Operação do PATAMO captura foragido na BR-364, em Ji-Paraná

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à UPA para exames de corpo de delito, antes de ser transferido ao presídio.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investimentos do governo de RO em assistência social melhoram qualidade de vida de moradores em Guajará-Mirim

Investimentos do governo de RO em assistência social melhoram qualidade de vida de moradores em Guajará-Mirim

A secretária da Seas e primeira-dama, Luana Rocha, também comentou acerca das ações realizadas.
L
Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo.
L
Detran-RO divulga nova data para a 1ª Corrida de Rua, com programação para 19 de outubro

Detran-RO divulga nova data para a 1ª Corrida de Rua, com programação para 19 de outubro

A largada da 1ª Corrida de Rua do Detran-RO está prevista para acontecer às 18h30 do sábado (19).
L

Recebimento da Licença Ambiental: H C E SILVA ACOUGUE E TRANSPORTE

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 108 SOL/DLA (LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE)
L

Alarmtek anuncia plano de expansão e busca novos parceiros de negócio na região Norte

Empresa quer credenciar novos integradores.
L

Festival Liga do Bem de Capoeira acontece nesta sexta-feira e sábado, na zona Sul de Porto Velho

Nesta sexta-feira, o Festival acontece, a partir das 18h30.
L

Seminário Regional de Tecnologia reúne projetos desenvolvidos por professores e estudantes, em Guajará-Mirim

Durante o Seminário houve a apresentação de 12 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas estaduais. 
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOSENILDO NUNES DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA PRECÁRIA nº 111 SOL/DLA
L

Atividades interativas do Detran-RO são desenvolvidas com projeto de educação no trânsito na Escola Dom Pedro II

Alunos do Colégio Dom Pedro II, em Porto Velho, participaram do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito.
L

O grande erro de trazer a polarização nacional para eleições municipais

O cenário já havia ocorrido anteriormente em Candeias do Jamari, durante a eleição suplementar de junho deste ano.
L