SEXTA-FEIRA, 11/10/2024

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima

Plenária desta quinta-feira foi sobre a Mata Atlântica

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima
Valter Campanato/Agência Brasil

A Mata Atlântica, o terceiro maior bioma do país e o mais devastado, foi tema de discussão nesta quinta-feira (15), no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo governo federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da política climática para o país.

Cada uma dessas plenárias presenciais busca trabalhar um bioma diferente. A que ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, já é a quinta reunião. Já ocorreu uma mesa de abertura, em Brasília, no dia 30 de julho; no dia 1º de agosto, sobre o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife; sobre a Caatinga no dia 2 de agosto, em Teresina, e o Pantanal, nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS). Ainda serão realizadas plenárias sobre o Pampa, em Porto Alegre; sobre a Amazônia, em local a definir; e sobre o Cerrado, em Imperatriz(MA).

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

Ao participar do painel desta quinta-feira, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o plano seja construído junto com a sociedade civil. “O presidente Lula nos delegou que o plano clima não seja feito para as pessoas, mas com as pessoas”, revelou.

“A participação nas plenárias é oportunidade para fazer o convite e estimular a inserção da agenda dos direitos humanos e meio ambiente nessa unidade existencial”, completou o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o objetivo do governo é construir um plano que reúna não só as contribuições da comunidade científica como também da população. “Nosso desafio é que a gente possa ter um plano que possa ser capaz de mediar as questões de gestão científica e os anseios e desejos da sociedade. O povo sabe onde estão suas dores e necessidades. E é por isso que estamos rodando o Brasil”.

Propostas

Diversas propostas relacionadas à Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar projetos relacionados à mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas que preveem a urgente transformação dos sistemas alimentares, o pagamento de bônus a catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por exemplo, propôs a criação de uma política de incentivo à coleta seletiva de materiais e de um programa de restauração de biomas baseado no conhecimento dos povos indígenas e das populações tradicionais.

A organização ambiental Greenpeace apresentou duas propostas: o apoio e o financiamento de soluções climáticas por meio dos saberes tradicionais e o apoio psicológico para vítimas de tragédias climáticas.

“O Gilberto Gil [cantor e compositor] dizia que o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe. E aquilo que o povo quer, e não sabe o que quer, sabe quem é que tem que fazer? São os governos e as empresas. Temos que pagar o preço. E esse preço às vezes é diminuir a margem de lucro. Às vezes é submeter a taxação dos super ricos e isso vira um fundo de mais de 500 bilhões de dólares para combater a pobreza e enfrentar a mudança climática. Nós transformamos a natureza em dinheiro e agora temos que transformar dinheiro em restauração e preservação da natureza se quisermos continuar vivendo e, inclusive, ganhando dinheiro, senão não vai ter para ninguém”, disse a ministra Marina Silva, em resposta aos encaminhamentos apresentados.

O público aproveitou a plenária para protestar. “Mudar o sistema para não mudar o clima”, gritavam os manifestantes durante a plenária.

Houve também protestos contra a construção de uma escola de formação e de graduação de sargentos do Exército dentro da Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe e faixas defendendo a demarcação de territórios indígenas e a agricultura familiar.

Participação social

Durante as plenárias presenciais, movimentos sociais, ambientalistas e a sociedade civil podem enviar propostas e tirar dúvidas sobre a política climática que vai nortear as políticas públicas até 2035.

“No caso do Plano Clima, nós estamos trabalhando em dois trilhos: um é a participação popular e o outro é técnico institucional. Vamos ter um plano com metas para todos os setores da economia, agricultura, energia, transporte, indústria de mitigação e adaptação. Na parte de adaptação, são cerca de oito propostas. E na parte de mitigação, 16 propostas, envolvendo diferentes frentes em que deveremos estar adaptados. Para além de adaptados, nós temos que estar preparados”, explicou Marina Silva.

As propostas que estão sendo encaminhadas pela sociedade civil serão votadas e poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, em novembro.

Depois, já consolidada, a Política Nacional sobre Mudança do Clima será apresentada na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.

A COP no Brasil, defende a ministra Marina Silva, será a COP das COPs. “O Brasil quer fazer isso para liderar pelo exemplo. Nós precisamos chegar na COP30, em 2025, com todos os países que são signatários da Convenção do Clima com metas de redução suficientemente robustas para não ultrapassar 1,5°C de temperatura. O Brasil já está conseguindo alguns resultados na agenda do desmatamento, mas estamos só no começo, no primeiro ano. Também conseguimos, no primeiro ano de governo, uma redução de 50% das emissões”, disse.

Plataforma

Além das contribuições que estão sendo colhidas nas plenárias presenciais, a população também pode participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Nessa plataforma, qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes, inclusive das plenárias. As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do governo federal.

“Estamos fazendo a participação social da construção do Plano Clima em duas dimensões: nas plenárias presenciais e na dimensão da participação digital, para amplificar a participação da sociedade civil organizada. Então, temos as plenárias presenciais nos biomas brasileiros e a participação na plataforma do Brasil Participativo”, explicou o ministro Márcio Macêdo.

Até o momento, informou o governo, cerca de 9,7 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo.

Até o dia 13 de agosto foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários. “Nós já temos, neste momento, mais de 126 milhões de acessos, 10 mil participantes registrados que estão lá participando. São 731 propostas já construídas e colocadas na plataforma do Brasil Participativo, e tem uma média de mais de 6 minutos de permanência das pessoas. Isso significa dizer que a sociedade está interessada no tema e está participando na construção. Nossa ideia é que a gente possa, ao final desse processo, ter um plano clima para o Brasil apresentar na COP29 e na COP30, e que possa desenhar o caminho do Brasil para mitigação, adaptação e convivência com esse fenômeno que são as mudanças climáticas”, disse Márcio Macêdo.

A sociedade poderá participar da construção desse plano até o dia 26 de agosto.

Mata Atlântica

Bioma com a maior extensão de costa no país, a Mata Atlântica ocupa área de 1.107.419 km², o equivalente a 13% do território nacional. Cerca de 70% da população brasileira vive hoje em áreas desse bioma, que está presente em 17 estados.

A Mata Atlântica, que detém a segunda maior biodiversidade das Américas, atrás apenas da Amazônia, compreende uma rede de bacias hidrográficas formadas por grandes rios, como Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema e Paraíba do Sul. Essas bacias são fundamentais para o abastecimento humano e para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas, como a indústria e a agropecuária. É o único bioma que dispõe de uma lei específica de proteção, a Lei da Mata Atlântica.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 71,6% da vegetação nativa da Mata Atlântica já foram desmatados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO apresenta soluções sustentáveis no Encontro das Águas para combater crise hídrica

Governo de RO apresenta soluções sustentáveis no Encontro das Águas para combater crise hídrica

Durante o encontro, o geólogo da Coreh, José Trajano dos Santos, apresentou as principais ações que o governo de Rondônia está implementando para enfrentar a crise hídrica.
L
Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

É de suma importância, neste momento, garantir o acesso à água potável a essas famílias que se encontram isoladas, e que dependem do rio para o seu sustento e sobrevivência.
L
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024
L
Projeto de preservação ambiental apoiado pelo governo de RO conquista o Prêmio Innovare 2024

Projeto de preservação ambiental apoiado pelo governo de RO conquista o Prêmio Innovare 2024

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o sucesso do projeto representa um avanço significativo nas ações de preservação ambiental no estado.
L
Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

O PDES é uma peça-chave para o futuro sustentável de Rondônia, e as oficinas desempenham um papel fundamental na sua implementação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EntreLevels | Entrevista Gui Garii – influenciador

O Entre Levels Podcast recebe Guilherme Andrade, mais conhecido como Gui Garii, um influenciador que vem conquistando seguidores com seu carisma e conteúdo autêntico.
L

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Prazo para apostador retirar recursos terminou na quinta-feira
L

Acre tem supersafra de manga que transforma praças da capital em lamaçal

Boa parte das mangas, por exemplo, poderia servir como alimentos nas escolas, presídios, casas de acolhimento.
L

Rondônia teve a menor taxa de prefeitos reeleitos na Região Norte

Em primeiro lugar aparece Roraima, com 100% dos prefeitos reeleitos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Léo Moraes e Mariana debaterão saneamento básico com trabalhadores do saneamento em datas diferentes

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem aos questionamentos e já fazerem suas considerações finais.
L

Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.
L
Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres
L
Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades
Mariana Carvalho confirma presença nos debates televisivos

Mariana Carvalho confirma presença nos debates televisivos

Candidata a prefeita vai apresentar propostas de seu plano de governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Fernando transitava de moto, quando bateu na traseira de uma caminhonete, e depois foi atingido por outro veículo ao cair do veículo.
18
PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão
10
Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Além dos óbitos, dez pessoas foram socorridas ao hospital.
18
Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Carro do ex-presidente do PRTB em SP foi alvo de tiros
L
Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Testemunhas contaram que a jovem estava na calçada, quando uma caminhonete de cor roxa subiu o meio fio e atropelou a vítima, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NEXUS COMERCIO E DISTRIBUIDORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Governo será fiador das microempresas nos bancos
L
Governo quer celeridade para lei sobre crimes ambientais, diz Padilha

Governo quer celeridade para lei sobre crimes ambientais, diz Padilha

Requerimento de urgência deve ser analisado pelo Congresso
L
Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito

Julgamento está sendo na Primeira Turma; faltam votos de 4 ministros
L

Curso de Extensão: Circo na Praça

Venham aprender e treinar técnicas circenses como malabares e perna de pau, em uma experiência prática e divertida para todos os participantes.
L
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Reunião com a equipe técnica será em Brasília
L

COMUNICADO – ABANDONO DE EMPREGO

Vinicius Augusto de Souza
L

Varejo teve 17 estados registrando quedas nas vendas: Rondônia na lista com -1,8%

A média móvel trimestral, após variação de 0,2% em julho, variou -0,2% no trimestre encerrado em agosto. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,0%, 23º mês seguido em que esse indicador é positivo.
L
Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Ivan Rejane é acusado de incitação ao crime e associação criminosa
L
STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

Por 9 votos a 0, auditores também rejeitaram marcação de nova partida
L