SEXTA-FEIRA, 14/06/2024

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas

Quase toda supressão de vegetação (97%) foi para expansão agropecuária

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Área desmatada no Brasil em 2023 cai 11,6%, indica MapBiomas
Adriano Gambarini/WWF Brasil/Divulgação

Mais da metade de toda a área desmatada no Brasil em 2023 ocorreu no Cerrado, apontou o Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (28). Pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada. Quase todo o desmatamento do país (97%), nos últimos cinco anos, teve a expansão agropecuária como vetor, destacou o relatório.

O levantamento mostrou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. No entanto, em 2023, houve uma queda de 11,6% na área desmatada: ao todo, 1.829.597 hectares de vegetação nativa foram suprimidos em 2023. Em 2022, esse total foi de 2.069.695 hectares. Essa redução se deu apesar de um aumento de 8,7% no número de alertas, na mesma comparação.

O MapBiomas ressalta que os dados apontam a primeira queda do desmatamento no Brasil desde 2019, quando se iniciou a publicação do RAD. Por outro lado, a avaliação é de que a cara do desmatamento está mudando, se concentrando nos biomas onde predominam formações savânicas e campestres e diminuindo nas formações florestais.

Cerrado

Em 2023, 61% da área desmatada em todo o país estava no Cerrado e 25% na Amazônia. Foram 1.110.326 hectares desmatados no Cerrado, no ano passado, um crescimento de 68% em relação a 2022. Na Amazônia, a área desmatada em 2023 foi de 454,3 mil hectares – uma queda de 62,2% em relação a 2022.

Com exceção do Piauí, São Paulo e Paraná, todos os outros estados que concentram o Cerrado registraram aumento do desmatamento em 2023 na comparação com 2022. No caso do Maranhão, Tocantins, Goiás, Pará e Distrito Federal, a área desmatada mais do que dobrou.

Coordenadora do MapBiomas Cerrado, Ane Alencar lembra que o Cerrado – que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa –, passou a ser o protagonista do desmatamento no país, o que desperta preocupação:

“O Cerrado é um bioma estratégico no que diz respeito à questão hidrológica e o desmatamento do bioma tem um impacto grande na questão hídrica. Várias bacias que nascem no Cerrado banham outros biomas, então, nesse sentido, o desmatamento e a perda do Cerrado representa um impacto para os outros biomas.”

Em 2023, a área média desmatada por dia no país foi de 5.013 hectares ou 228 hectares por hora. Mais da metade foi no Cerrado, onde foram suprimidos 3.042 hectares de vegetação nativa por dia. O resultado é mais que o dobro da área desmatada na Amazônia, 1.245 hectares por dia, que, ainda assim, equivale a cerca de 8 árvores por segundo.

O dia com maior área desmatada em todo o país, no ano passado, foi 15 de fevereiro, quando a estimativa é que uma área equivalente a quase seis mil campos de futebol foi desmatada em apenas 24 horas.

Matopiba

Os dois maiores biomas do Brasil – Amazônia e Cerrado – somaram mais de 85% da área total desmatada no país. Apenas quatro estados com Cerrado, que formam a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ultrapassaram a área desmatada nos estados da Amazônia e responderam por quase metade (47%) de toda a perda de vegetação nativa no país no ano passado. Dos quatro estados do Matopiba, apenas no Piauí teve redução da área desmatada, enquanto nos demais houve crescimento.

Em 2023, o Matopiba perdeu 858.952 hectares de vegetação nativa, o que significa um aumento de 59% em relação ao ano de 2022, o qual já havia registrado aumento (36%) em relação a 2021. Segundo o relatório, três em cada quatro hectares desmatados no Cerrado em 2023 (74%) foram no Matopiba.

Dois terços (33) dos 50 municípios que mais desmataram no Brasil em 2023 ficam no Cerrado, sendo que os 10 municípios com maior área desmatada no Cerrado em 2023 estão todos localizados no Matopiba, apontou o levantamento.

“O combate ao desmatamento no Cerrado exige uma abordagem multifacetada. Primeiro, é essencial distinguir claramente o que é legal e ilegal, para que as ações de fiscalização possam efetivamente inibir o desmatamento ilegal. Ao mesmo tempo, devemos oferecer incentivos para o melhor aproveitamento das áreas já desmatadas, reduzindo assim a pressão sobre novas áreas e reduzindo portanto o desmatamento legal.”

Ela avalia que o aumento do desmatamento no Cerrado parece ser o resultado de uma percepção de que tudo pode ser legalizável no bioma. “Temos que entender que não é porque a reserva legal é menor no Cerrado que todo o desmatamento vai ser legal. Na realidade, precisamos sim ter claramente o número da ilegalidade para que as ações de comando e controle possam ser efetivas, assim como as ações de desestímulo à abertura de novas áreas também”.

Ranking dos estados

Pela primeira vez, o estado do Maranhão saiu da quinta para a primeira posição em área total suprimida, com 331.225 hectares desmatados – aumento de 95,1% em relação ao ano passado. A Bahia ficou em segundo lugar, com 290.606 hectares suprimidos e crescimento de 27,5%. O terceiro estado no ranking foi o Tocantins, com 230.253 hectares desmatados e aumento percentual de 177,9%, em relação a 2022.

O ranking dos cinco estados com maior área desmatada no Brasil inclui ainda dois líderes históricos: Pará e Mato Grosso. No entanto, ambos registraram queda em 2023 – de 60,3% e de 32,1%, respectivamente. A supressão de vegetação nativa em território paraense foi de 184.763 hectares; no Mato Grosso, 161.381 hectares.

“Essa mudança se refletiu também no tipo de vegetação suprimida. Em 2023, pela primeira vez, houve o predomínio de desmatamento em formações savânicas (54,8%) seguido de formações florestais (38,5%) que predominaram nos quatro primeiros anos do levantamento”, destacou a entidade.

O MapBiomas ressalta que a liderança do Cerrado em área de desmatamento no ano passado se reflete em outros indicadores. O maior alerta de desmatamento do Brasil aconteceu no Cerrado, com área de 6.691 hectares, no município do Alto Parnaíba (MA). No bioma, foi detectado ainda o alerta de maior velocidade média diária de desmatamento, sendo 944 hectares em 8 dias, no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI).

São Desidério (BA), cujo principal bioma também é o Cerrado, lidera o ranking dos municípios que mais desmataram no país em 2023, com 40.052 hectares. No ano passado, 70% dos municípios do Cerrado registraram pelo menos um evento de desmatamento.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo vai criar 12 unidades de conservação na Caatinga

Governo vai criar 12 unidades de conservação na Caatinga

Mais de um milhão de hectares serão protegidos no bioma
L

Prefeitura pede ao Ministério de Minas e Energia ações preventivas para enfrentar mais um período de seca severa

Prefeito Hildon Chaves encaminhou documento solicitando providências para nova crise hídrica no município
L
Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental

Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental

Projeto do governo que atualiza regra recebeu críticas de organizações
L
Municípios fortalecem medidas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Municípios fortalecem medidas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Exibição de animais taxidermizados foi uma das atrações da semana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Beni, FELCC e Umopar apreendem aviões e um extenso carregamento de pasta base de cocaína

A droga de origem peruana tinha como destino o Brasil.
10, L

Em Manaus, polícia monta operação para prender PMs envolvidos com o tráfico de drogas

MP-AM revela que PMs foram flagrados por câmeras carregando drogas.
10

#EntreLevels | Entrevista MC Wset

O apresentador Alisson conversará com o MC Wset sobre sua trajetória na música e muito mais.
L

#NortProTeam | Entrevista Charles Oliveira (One Punch), campeão de MMA pela SFT Combat

Na próxima sexta-feira, dia 14, às 15h, o programa Nort Pro Team! traz uma entrevista exclusiva com Charles Oliveira One Punch,
L

Emoção de Cinema: News Rondônia e Cine Araújo Revelam os Felizardos!

Aventura Cinematográfica com os Ingressos Premiados!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

PROCESSO SELETIVO: Inscrições para contratação imediata na Semasf encerram nesta quinta-feira (13)

Prefeitura de Porto Velho oferece 51 vagas para níveis fundamental, médio e superior
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L
Publicidade

POLÍTICA

Vao Oliveira apresenta propostas transformadoras para Porto Velho no #ComunidadeNews

Pré-candidata a vereadora, Vao Oliveira, discute suas visões e planos em entrevista ao Comunidade News
L

Compromisso com a Comunidade: Sabiá se apresenta como pré-candidato a vereador de Porto Velho

Em entrevista ao Comunidade News, Sebastião L. de Araújo destaca propostas para infraestrutura, juventude e políticas públicas
L

Ieda Chaves solicita policiamento ostensivo e novos totens de segurança no Morar Melhor

Atuação da Sesdec deve ser ampliada na região dos residenciais Total Ville 1 e 2, na capital.
L
Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

Deputado Ribeiro defende e vota favorável ao pagamento de R$ 12 milhões em RPVs

O projeto atende todos os servidores públicos e fomenta a economia.
L
Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Deputada Sílvia Cristina destinou emenda e CREAS de Machadinho do Oeste é entregue à população

Novo prédio atende a comunidade do bairro Bom Futuro e adjacências.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista ferido vai embora depois de grave acidente no centro

A PM foi acionada para fazer o registro.
12
Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de Operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

A ação tem como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.
10
Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso atrapalhado sofre tiro acidental após assalto na zona leste

Criminoso teria feito um assalto onde chegou a agredir a vítima com coronhada na cabeça, e na hora de fugir, colocou a arma na cintura, momento que houve um disparo acidental que atingiu o órgão genital do criminoso.
16
Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

Briga de irmãos termina em facadas na zona sul de Porto Velho

De acordo com as primeiras informações, durante a briga ambos foram esfaqueados, no entanto, o rapaz em estado mais grave foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto com mãos amarradas em residência no Cristal da Calama

Homem é torturado e morto enforcado no Cristal da Calama

As primeiras informações dão conta que familiares sentiram falta do rapaz e quando entraram no imóvel, encontraram ele morto todo ensanguentado e mãos amarradas para trás.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO

Projeto inicia na sexta-feira (21) e segue até novembro em instituições educacionais
L

Mais de 126 mil famílias em Rondônia recebem o Bolsa Família em junho

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 693,67. Cronograma de pagamentos segue até o dia 28
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICE BOYS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

No primeiro momento, foco será no Pantanal e na Amazônia
L
Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

Porto Velho Shopping amplia acesso à vacinação com Espaço Saúde

O local, que funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h, servirá como um ponto focal para informações sobre campanhas de saúde e vacinação, além da aplicação de diversas doses.
L
Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

Nova presidente da Petrobras troca três dos oito diretores da estatal

“Alterações são naturais do processo de gestão”, diz Magda Chambriard
L
Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Pratos típicos retratam mistura de culturas no Brasil
L
Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

Ferroviário é campeão do Torneio feminino de voleibol adulto

A competição reuniu 14 times e foi realizada pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV).
L
Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

Um encontro importante para discutir o papel do setor privado na ampliação do impacto sustentável na América Latina e no Caribe.
L