QUARTA-FEIRA, 12/06/2024

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

E registra aumento em fragmentos isolados e áreas de transição

Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023
Thomas Bauer/ SOS Mata Atlântica

O desmatamento da Mata Atlântica teve redução na parte contínua do bioma, mas registrou aumento em fragmentos isolados e áreas de transição, na comparação entre 2022 e 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Fundação SOS Mata Atlântica, com base no Atlas da Mata Atlântica e no Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, que são ferramentas complementares de medição.

“O desmatamento caiu nessa região contínua da Mata Atlântica, que vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, onde há as florestas maduras. E aumentou nos encraves e nas transições com os outros biomas, onde há essas transições com o Cerrado e com a Caatinga, e também onde existem florestas jovens”, relatou o diretor executivo da SOS Mata Atlântica e engenheiro agrônomo Luís Fernando Guedes Pinto.

Ele ressalta que, embora os números pareçam conflitantes, ambos revelam a mesma tendência de redução de desmatamento na área contínua e aumento nos encraves. “Isso também tem a ver com a aplicação da Lei da Mata Atlântica, que protege toda a vegetação nativa desse bioma, mas que tem sido contestada, atacada e não aplicada de maneira rigorosa nas regiões de transição e de encraves.”

Além da grande área contínua entre o RN e o RS, a Mata Atlântica é composta por regiões de transição e encraves nos estados do Ceará, Piauí, de Goiás, da Bahia, de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Segundo a lei, só pode ter desmatamento em situações de interesse social e utilidade pública. E a gente observa que a maior parte do desmatamento, mais de 90%, vêm da expansão agropecuária, que não justifica interesse social ou utilidade pública.”

A fundação avalia que a redução no desmatamento na área contínua é sinal de que as políticas de conservação e o monitoramento intensivo estão produzindo resultados positivos. Destaca que está evidente que os desafios na Caatinga e no Cerrado são grandes onde existem essas áreas de transição.

“Na Caatinga, são áreas que correm riscos de desertificação. No Cerrado, o desmatamento tem muita importância na proteção da água, porque muitas nascentes importantes de várias bacias hidrográficas do Brasil estão nessa transição. Isso limita os serviços ecossistêmicos dessas regiões para a regulação do clima, disponibilidade de água e também para a produção agropecuária”, disse. Ele acrescenta que as cidades dessas regiões podem ficar ainda mais suscetíveis a eventos climáticos extremos, incluindo chuvas e secas extremas.

Números

De acordo com o Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no bioma caiu de 20.075 hectares em 2022 para 14.697 em 2023, uma queda de 27%. A entidade ressalta que esses dados, entretanto, oferecem  visão parcial do cenário. Isso porque o Atlas monitora áreas superiores a três hectares de florestas maduras, o que corresponde a 12,4% da área original do bioma.

O Atlas mostrou diminuição do desmatamento em grande parte dos 17 estados da Mata Atlântica, com exceção de Piauí, Ceará, de Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina se destacaram de forma positiva, com queda de 57%, 78% e 86%, respectivamente,. A mesma tendência foi apontada pelo SAD, segundo avaliação da SOS Mata Atlântica, em relação à floresta contínua.

A Mata Atlântica inclui ainda regiões em recuperação ou em estágios iniciais de desenvolvimento, além dos encraves, o que amplia a cobertura vegetal para 24% da área do bioma. Além de ser capaz de monitorar toda essa parcela de vegetação existente, o SAD consegue detectar desmatamentos a partir de 0,3 hectare.

Segundo o SAD, parceria entre a SOS Mata Atlântica e o MapBiomas, o desmatamento total aumentou de 74.556 para 81.356 hectares de 2022 para 2023. A área é o equivalente a mais de 200 campos de futebol desmatados por dia e os números são preocupantes.

Segundo o engenheiro agrônomo, a diferença entre os números se dá sobretudo pelo aumento das derrubadas em encraves no Cerrado e na Caatinga, principalmente na Bahia, no Piauí e em Mato Grosso do Sul, identificadas pelo SAD. Essa perda se deu majoritariamente onde há expansão agrícola. Ele questiona o sentido de haver tanta área agrícola se o país não consegue manter a saúde dos ecossistemas que sustentam a produção.

Menos floresta, mais impactos

“Menos floresta representa mais desastres naturais, epidemias e desigualdade. Para a agricultura, significa também quebras de safra recorrentes”, disse. Ele avalia que, enquanto não houver um olhar integrado para todos os biomas, tanto no que se refere a zerar o desmatamento quanto à priorização da restauração florestal, as crises do clima e da biodiversidade continuarão a se intensificar.

Com a queda do desmatamento, cai também a emissão de gases de efeito estufa. Já a restauração retira gás carbônico da atmosfera. “Para alcançar a meta do Acordo de Paris, de aquecer o planeta somente até 1,5 grau até o final do século 21, a gente precisa parar de lançar gás de efeito estufa na atmosfera, mas também precisa retirar gás carbônico. A forma mais barata e mais eficiente de conseguir isso é plantando floresta.”

A restauração do bioma também tem papel importante para a adaptação às novas condições climáticas. “O clima do planeta já está mudando, e, para isso, quanto mais floresta, mais estaremos preparados para nos adaptar aos eventos extremos, evitar as ondas de calor. Ter floresta aumenta o conforto térmico e o equilíbrio das cidades.”

Perto do Pampa, na Região Sul, Guedes Pinto diz que a situação também é preocupante. “Metade do Rio Grande do Sul é Mata Atlântica, a parte do meio para o norte. Os desastres e as enchentes aconteceram nos dois biomas. Toda essa água que chega em Porto Alegre vem dos morros e das regiões serranas do Rio Grande do Sul, que são totalmente Mata Atlântica”, lembrou Luís Fernando Guedes Pinto..

Dados do Atlas mostram que restam somente 10% da Mata Atlântica original no Rio Grande do Sul. “Se tivesse floresta protegendo os rios, as nascentes, as beiras de rio e os morros, a tragédia poderia ter tido impactos muito menores. O desmatamento amplifica o efeito dessa chuva, o potencial dessa tragédia e diminui a resiliência [das cidades]. Quanto mais natureza e floresta, maior a capacidade de resistir aos impactos, de minimizá-los e também de ter mais resiliência para se recuperar após o evento”, afirmou..

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo vai criar 12 unidades de conservação na Caatinga

Governo vai criar 12 unidades de conservação na Caatinga

Mais de um milhão de hectares serão protegidos no bioma
L

Prefeitura pede ao Ministério de Minas e Energia ações preventivas para enfrentar mais um período de seca severa

Prefeito Hildon Chaves encaminhou documento solicitando providências para nova crise hídrica no município
L
Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental

Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental

Projeto do governo que atualiza regra recebeu críticas de organizações
L
Municípios fortalecem medidas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Municípios fortalecem medidas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Exibição de animais taxidermizados foi uma das atrações da semana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por causa da falta de chuvas

Entre as justificativas, Gladson considerou a redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, o Acre já soma prejuízos sociais e econômicos, além de riscos de incêndios florestais em seu território.
L

#MomentoEmpresarial | Entrevista Flaviana Moreira Garcia

No programa Sintonia 360 desta quarta-feira, dia 08, às 09h, Ezielmo Rodrigues entrevistará Rony Melo, professor de educação física que presta serviços para todas as idades no futebol.
L
Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola

Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola

Presidente e primeira-dama recebem medalha de ouro da Obmep
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições do processo seletivo do Idep para contratação de instrutores começam nesta terça-feira, 11

Inscrições podem ser realizadas até domingo (16), para Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Rolim de Moura
L

Concurso UNIR 2024: Últimos dias das inscrições para contratação de 74 técnicos administrativos

As provas serão aplicadas no dia 21 de julho em Porto Velho e Ji-Paraná, em uma única etapa composta por prova objetiva para os candidatos inscritos em todos os cargos/vagas disponíveis. 
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

São diversas áreas de atuação, com e sem experiência necessária
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Segundo o deputado, com as finanças estaduais em ordem, Rondônia tem condições favoráveis para acessar crédito e realizar melhorias necessárias.
L

JAIME BAGATTOLI: Após pressão, MP do Pis/Cofins é devolvida ao governo

Senador defendeu a devolução da medida e detalhou efeitos negativos na economia
L

Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana

Movimento tem recusado as propostas do governo federal.
L
Dra. Taíssa solicita informações sobre andamento da regularização dos números emergenciais em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita informações sobre andamento da regularização dos números emergenciais em Guajará-Mirim

Contatos 190, 192 e 193 estão fora de funcionamento há mais de oito meses.
L
Taquígrafos são homenageados pela deputada Cláudia de Jesus e Alero

Taquígrafos são homenageados pela deputada Cláudia de Jesus e Alero

Voto de louvor foi entregue para os profissionais que transcrevem discursos
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Os criminosos fugiram levando diversas joias, estimando-se até o momento mais de 200 alianças, relógios, notebook, além de mais de 60 gramas de ouro.
12
Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Adilson M. R. teria avisado a esposa que se demorasse chegar ao local onde deveria trabalhar, que acionasse alguém para ir atrás dele pela rodovia.
18
Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê dentro de casa é resgatada

Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê é resgatada

Sargento que estava de folga ajudou guarnições em ocorrência inusitada
14
Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Com o criminoso foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, vários celulares e um notebook roubados.
12

BPTAR estoura boca de fumo e prende bando com drogas no “Beco do Amor”

O Canil do Batalhão de Choque foi acionado para buscar mais drogas no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SENAI-RO forma profissionais na área de panificação e confeitaria

SENAI-RO forma profissionais na área de panificação e confeitaria

Essa formação ocorreu em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e 15 alunos receberam o certificado de conclusão e estão aptos a entrar no mercado de trabalho neste segmento.
L

Requerimento da Licença Ambiental: ELITE CENTRO AUTOMOTIVO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Novos Pontos de Coleta dos Correios chegam em Rondônia

Novos Pontos de Coleta dos Correios chegam em Rondônia

O objetivo é contratar pessoas jurídicas ou físicas que exercem atividade empresarial para a prestação de serviços relacionados à operação de canal de atendimento, denominado Ponto de Coleta.
L
Prefeituras de Rondônia estão como finalistas da etapa nacional e participam da 12ª edição Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora

Prefeituras de Rondônia estão como finalistas da etapa nacional e participam da 12ª edição Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora

Seis prefeituras do estado de Rondônia estão entre os destaques, após serem premiadas na etapa estadual realizada no dia 11 de abril, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia (OAB-RO).
L
Justiça do Trabalho reforça campanha dos atingidos da enchente

Justiça do Trabalho reforça campanha dos atingidos da enchente

O TRT da 14ª Região une esforços a mais uma campanha solidária para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. REINALDO DA SILVA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00439.007/2024-SU
L

Resultado do Sorteio da Cesta Lugano: Promoção Especial Dia dos Namorados Lugano

O Programa In Foco Podcast, em parceria com a Lugano, realizou uma promoção especial para o Dia dos Namorados!
L
Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril no país, revela IBGE

Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril no país, revela IBGE

É a segunda alta consecutiva do indicador.
L
Texto que permite Mesa da Câmara suspender deputado será votado hoje

Texto que permite Mesa da Câmara suspender deputado será votado hoje

Urgência do projeto foi aprovada por 302 votos contra 142
L
Caixa abre cadastro de imóveis para atender desabrigados no RS

Caixa abre cadastro de imóveis para atender desabrigados no RS

Imóveis comprados pelo governo federal devem valer até R$ 200 mil
L