TERÇA-FEIRA, 21/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Faltam biólogos em instituições de resgate animal, diz especialista

Espécies invasoras soltas podem causar desequilíbrio ambiental.

Publicado em 

Faltam biólogos em instituições de resgate animal, diz especialista - News Rondônia

Por Vitor Abdala

Com o ser humano se movimentando a todos os cantos do planeta e a existência de demanda de animais silvestres para o mercado pet, há sempre o risco de potenciais novos invasores no país. No início de março, por exemplo, bombeiros soltaram, por engano, uma píton ball (Python regius), nativa do continente africano, no Parque Nacional da Tijuca, achando se tratar de uma jiboia (Boa constrictor), nativa do local.

Faltam biólogos em instituições de resgate animal, diz especialista - News Rondônia
Imagem Pixnio/Wikimedia

No ano passado, uma píton-birmanesa (Python bivittatus), também confundida com uma jiboia, foi solta por policiais militares na natureza, no Distrito Federal. Em janeiro deste ano, em Minas Gerais, uma gata da raça bengal foi equivocadamente introduzida na natureza pois os bombeiros acreditaram se tratar de um filhote de onça-pintada (Panthera onca).

Riscos

O biólogo Henrique Abrahão Charles, que tem um canal no Youtube sobre divulgação científica com mais de 800 mil inscritos, diz que esses incidentes chamam a atenção para os riscos de solturas ocorrerem sem a assistência de especialistas.

“Você não tem profissionais como biólogos dentro das instituições que fazem resgate. A polícia florestal, os bombeiros, a Defesa Civil e as próprias prefeituras são carentes desses profissionais, apesar de as universidades estarem sempre formando bastante. Não há uma cobrança, uma obrigatoriedade da presença desse profissional nessas instituições, apesar de a gente viver no país com a maior biodiversidade do mundo. Fica sempre naquele problema de fazer um treinamento aqui para os bombeiros para as polícias. Não existe como fazer treinamento de identificação. Eu gastei dez anos da minha vida na universidade”.

Em seu canal, Biólogo Henrique, o Biólogo das Cobras, ele conta a história de uma serpente da espécie píton-birmanesa, flagrada em Carbonita (MG) e registrada em vídeo. O animal acabou sendo recapturado dias depois.

“É um animal grande, que equivale quase ao tamanho da sucuri (Eunectes murinus), e lá nos Estados Unidos, onde ela apareceu, ela causa um desequilíbrio ambiental avassalador. Onde aquela cobra passa, por não ter predador natural, ela causa um desequilíbrio, ao ponto de 95% da fauna silvestre deixar de existir onde ela está. Os animais não conseguem competir com esse predador novo que chegou”, afirma.

O fato de a fêmea da píton birmanesa ser capaz, como outros répteis, de fazer partenogênese, ou seja, gerar filhotes por reprodução assexuada (sem um macho) torna a situação ainda mais perigosa.

“Elas são capazes não só de ter filhotes sem a presença do pai, como também conseguem, ao copular com um macho, armazenar espermatozoides por mais de cinco anos. Então ela pode estar fértil e, de vez em quando, ir soltando filhotes [devido ao esperma estocado]”.

Para o pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Jorge Antonio Lourenço Pontes, as solturas precisam seguir alguns protocolos, tanto para evitar a introdução de espécies exóticas quanto para evitar que animais nativos retornem à natureza com doenças contagiosas.

Doutor em Ecologia e Evolução, o pesquisador afirma ser um equívoco soltar animais na natureza sem a devida avaliação. “O certo é: capturou um animal silvestre em lugar indevido? Tem que ter alguém responsável, um técnico competente de um órgão ou instituição de pesquisa para dar um aval: ‘é essa espécie ou não é’. Aí vai ver como está, fazer uma avaliação veterinária. Tem condição de soltura? Fez exame? Porque o bicho pode estar aparentemente sadio e estar carregando uma parasitose ou virose gravíssima”, explica.

Silvia Ziller, fundadora do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, que monitora espécies invasoras, diz que é impraticável que bombeiros e policiais ambientais mantenham especialistas em cada especialidade da vida selvagem (ornitologia, herpetologia, ictiologia, mastozoologia etc).

Alternativas

Uma das alternativas, para ela, é criar uma rede de pesquisadores que possam auxiliar na identificação e avaliação desses animais. “[Soltura de forma indevida] é crime ambiental. Solturas de vida silvestre já criaram inúmeros problemas”.

Segundo Ziller, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não são voltados para receber espécies exóticas, mas sim da fauna nativa. No entanto, não existem no país zoológicos ou criadouros suficientes para manter todos esses animais resgatados ou apreendidos.

“Não existe um lugar viável para eles. Eles têm que ser eutanasiados. Isso gera toda uma discussão polêmica. Tem gente que acha que não pode eutanasiar bicho, mas o custo de manutenção disso pra sociedade é altíssimo. E tem que cuidar pra não privilegiar a manutenção da fauna exótica em detrimento da conservação da fauna nativa”.

Segundo o biólogo Henrique, seria importante regulamentar o mercado de animais silvestres nativos, em vez apenas proibir. Isso poderia reduzir o tráfico ilegal dessas espécies e reduziria a demanda por animais exóticos. “[Essas espécies] se fugirem não causariam tanto transtorno, apesar de também causarem transtorno”.

Em relação aos animais exóticos, seria importante identificar aqueles que tenham potencial de invasão grande e proibir seu comércio e criação, como aconteceu com o lagostim-vermelho (Procambarus clarkii) e a tigre-d’água americana (Trachemys scripta).

“Essa píton [que fugiu em Minas Gerais] não deveria estar sendo criada aqui como animal legalizado. Para se entender o animal com potencial invasor, deveriam se criar comitês, capitaneados pelo Ibama e profissionais da área, tanto criadores quanto pesquisadores, para decidir o que pode e o que não pode”, afirma o biólogo.

Biólogo Henrique alerta que os criadores de animais exóticos devem ter muito cuidado para evitar sua fuga ou soltura indevida. “Considerando que esse animais estão cada vez mais frequentemente soltos na natureza, você pode acabar tendo um desastre ambiental de dimensão inimaginável. Não tem nem como prever o que pode acontecer de negativo para nossa fauna silvestre.”

Para ele, seria importante também que os criadores de espécies silvestres fossem inspecionados periodicamente por biólogos ou zootecnistas para identificar possíveis problemas nas instalações e avaliar o bem-estar dos animais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coleta seletiva em Porto Velho é discutida com cooperativa de Catadores

Catadores têm papel fundamental na coleta e destinação correta dos resíduos recicláveis
L

Sema administra áreas verdes e unidades de conservação em Porto Velho

Espaços são fundamentais para a preservação dos ecossistemas locais
L
Marina exalta ações de Joe Biden diante das mudanças climáticas

Marina exalta ações de Joe Biden diante das mudanças climáticas

Ministra diz que EUA criaram empregos nos últimos quatro anos
L

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza nova ferramenta de consulta de processos ambientais

Qualquer pessoa que tenha um processo em tramitação na Sema poderá consultar diretamente pela plataforma
L
Jovens da Amazônia lideram lutas para garantir futuro da floresta

Jovens da Amazônia lideram lutas para garantir futuro da floresta

A jovem seringueira Raiara Barros comanda associação com 32 famílias
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

O indicador, conforme o Relatório de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é resultado das políticas públicas da atual gestão, que fortalece setores estratégicos para elevar o mercado global.
L

Polícia Militar de Rondônia intensifica segurança com resultados expressivos no programa Aliança pela Vida, Moradia Segura

Ações da PMRO promovem segurança e qualidade de vida com abordagens estratégicas e apreensões significativas
L

UNAMA: Instituição promove serviços gratuitos para a população

Ação inclui atendimentos para pets, serviços de saúde e orientação jurídica
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (21/1) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (21/1) para seu signo

Confira as previsões desta terça-feira (21/1) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Resultado positivo: operação contra crime organizado gera 22 prisões, apreensão de armas, drogas e mostra força do trabalho integrado das forças de segurança

Nos últimos dias, Rondônia enfrentou uma onda de ataques coordenados por uma organização criminosa, que causou tensão em Porto Velho e em algumas cidades do interior.
L
Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Essa decisão foi formalizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
L

Ieda Chaves solicita melhorias na infraestrutura viária na RO-267, em Castanheiras

Remoção dos quebra-molas em pontes está entre as demandas a serem sanadas pelo DER/RO.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Parlamentar aponta deterioração da BR-364 e risco estrutural na ponte sobre o Rio Mutum como prioridades de intervenção urgente.
L

Deputada Dra. Taíssa anuncia conclusão da fase de drenagem na pavimentação asfáltica de Jacinópolis

Obra recebeu investimentos de R$ 2 milhões por emenda da deputada e avança para as etapas finais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

De acordo com as informações coletadas no local, o motociclista subia a Avenida Maringá no sentido T-20 quando colidiu com a porta dianteira esquerda do Toyota Corolla, que atravessava a via.
14
Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

O incidente deixou uma mulher e seu filho feridos, após a colisão entre dois veículos.
16
Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

O imóvel, descrito como abandonado e frequentemente utilizado para festas, foi alvo de denúncia que resultaram na apreensão de uma arma de fogo.
16
PC e PM realizam Operação contra o tráfico, em Ji-Paraná

PC e PM realizam Operação contra o tráfico, em Ji-Paraná

A ação resultou na prisão de duas, suspeitas de participação no tráfico de drogas, além da condução de cinco outros indivíduos para investigação.
12
Patamo prende suspeito e recupera motocicleta furtada no bairro São Bernardo

Patamo prende suspeito e recupera motocicleta furtada no bairro São Bernardo

A ação ocorreu durante um patrulhamento ostensivo nas proximidades de uma residência apontada por moradores como ponto de intensa movimentação de usuários de entorpecentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

Número de violações cresce 66,8% em um ano
L
MPF pede prioridade no tombamento de quartel que abrigou DOI-Codi

MPF pede prioridade no tombamento de quartel que abrigou DOI-Codi

Local foi espaço de tortura e morte de dezenas de presos políticos
L

Prefeitura de Jaru trabalha na reconstrução de ponte sobre o Rio Tari na Linha 630 em Tarilândia

Prefeitura de Jaru trabalha na reconstrução de ponte sobre o Rio Tari em Tarilândia.
L
TikTok remove vídeo fake de Haddad após notificação da AGU

TikTok remove vídeo fake de Haddad após notificação da AGU

Conteúdo foi apagado na manhã desta terça-feira
L
Força-tarefa evitou prejuízo de R$ 393,8 bi à Previdência em 2024

Força-tarefa evitou prejuízo de R$ 393,8 bi à Previdência em 2024

Ações reuniram Ministério da Previdência, PF e Ministério Público
L

Filha de vendedora de lanches conta para mãe que passou em medicina em 8º lugar; emoção

O vídeo da filha Ana contando para a mãe, uma vendedora de lanches, que foi aprovada na UERJ em medicina, estourou nas redes
L

Bolsa Família tem pagamento unificado nos 52 municípios rondonienses nesta segunda (20)

Valor médio do benefício no estado é de R$ 678,56. Pagamento no estado é unificado em decorrência das ações de enfrentamento a desastres.
L

Após 9 anos na fila, brasileira vence câncer, adota filho e se emociona

Foram 9 anos na fila de espera e a superação de um câncer, até que a gaúcha Camila Teixeira conseguisse a adoção do filho
L

Visitas Institucionais Reforçam Parcerias e Apoio aos Municípios Rondonienses

No município de São Miguel do Guaporé, o prefeito Coronel Crispin compartilhou os desafios enfrentados em sua gestão e apresentou projetos inovadores que pretende implementar.
L

Arom orienta prefeitos e prefeitas rondonienses sobre participação no encontro de novos gestores municipais

Conhecer programas e iniciativas federais que beneficiarão suas comunidades.
L