SEXTA-FEIRA, 12/07/2024

BNDES e Coca-Cola Brasil assinam acordo de cooperação em projetos de impacto social e ambiental

O apoio do Banco se dará através de suporte técnico, auxiliando no planejamento, realização e comunicação das ações previstas.

Publicado em 

BNDES e Coca-Cola Brasil assinam acordo de cooperação em projetos de impacto social e ambiental - News Rondônia

Serão beneficiadas 15 escolas com cerca de 3400 alunos e educadores

Construção ocorrerá nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba

Operação reforça compromisso das duas instituições com a agenda ASG no Brasil

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou acordo de cooperação técnica (ACT) com a Coca-Cola Brasil com o objetivo de promover, nos próximos anos, projetos e iniciativas conjuntas de desenvolvimento sustentável que contribuam para gerar impactos sociais e ambientais positivos para o Brasil em diversas frentes: acesso à água, proteção e reflorestamento de matas de bacias hídricas, reciclagem, agricultura sustentável, educação e apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

BNDES e Coca-Cola Brasil assinam acordo de cooperação em projetos de impacto social e ambiental - News Rondônia

O ACT formaliza projeto piloto da agenda de parceria ambiental, social e governança corporativa (ASG) do BNDES com a Coca-Cola Brasil. “A expectativa é que o acordo abra caminho para a promoção e desenvolvimento de outras iniciativas ASG alinhadas às estratégias das duas empresas”, afirmou o diretor de Crédito e Infraestrutura do Banco, Petrônio Cançado.

“A assinatura do acordo sela o início de uma importante parceria entre Coca-Cola Brasil e BNDES e permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas de sustentabilidade e de impacto social”, avaliou o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Acesso à água – O primeiro plano de trabalho do ACT, iniciado pela Coca-Cola Brasil, visa dar acesso à água para consumo humano em escolas e a famílias, através da instalação ou reforma de cisternas (tecnologias sociais). Inicialmente, serão beneficiados cerca de 3.400 alunos e educadores em quinze comunidades rurais ou de baixa renda de cinco municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

As comunidades dos municípios escolhidos serão mobilizadas para colaborar em todas as fases de implantação do projeto. Serão construídas 15 cisternas de placas de captação e armazenamento de águas da chuva, com capacidade para 52 mil litros. Tais equipamentos possibilitam a implantação de pomares e hortas nas escolas beneficiadas, criando, portanto, relevância não somente hídrica, mas também alimentar. Serão ainda recuperadas outras 10 cisternas de reuso de águas – conhecidas como cisternas de segunda água – em escolas rurais, cuja tecnologia sofreu desgaste pelo tempo.

Nessa primeira ação do plano, a Coca-Cola Brasil compromete-se a apoiar e contribuir financeiramente para a implantação ou reforma das cisternas com empresas locais dos quatro estados através da parceria com a Cáritas Regional Nordeste 2, organização que integra a Articulação do Semiárido. O apoio do Banco se dará através de suporte técnico, auxiliando no planejamento, realização e comunicação das ações previstas.

Educação – Desde 2017, o tema educação foi incorporado às prioridades estratégicas do BNDES com uma nova proposta de atuação proativa, enfatizando o papel do Banco como indutor de investimentos qualificados e mais efetivos, articulador de parcerias entre atores estratégicos promotor do adensamento de conhecimento; contribuindo para melhor planejar, investir, monitorar e avaliar resultados da educação no país.

De acordo com o Censo Escolar de 2019 e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE existem cerca de 13 mil escolas e aproximadamente 35 milhões de pessoas, em todo o Brasil, sem acesso à água potável. “Acordos como o celebrado entre o Banco e a Coca-Cola Brasil podem beneficiar essas populações mais vulneráveis, garantindo-lhes água para beber, cozinhar e lavar as mãos”, apontou o gerente do Departamento de Educação e Investimentos Sociais do BNDES, Marcos Cavalcante.

“Tanto o BNDES como a Coca-Cola Brasil tem uma ampla capilaridade, rede de parcerias e trajetórias de atuação reconhecidas em temas e iniciativas de sustentabilidade. Celebrar este acordo para somar esforços e aprendizados contribui para ampliar ainda mais o impacto positivo de todas estas ações” afirmou Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Sobre o BNDES — Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Sobre a Coca-Cola Brasil – O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,2 mil funcionários, gerando cerca de 500 mil empregos indiretos. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa traz os efeitos do desmatamento e ocupações humanas para igarapés e peixes ao longo da BR-319

Estudo quer fazer um inventário das comunidades de peixes encontradas nos igarapés no circuito Madeira-Purus.
L
Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

Ministra participou de reunião da sala de situação sobre queimadas
L
Governo Federal destaca avanços no combate a incêndios no Pantanal

Governo Federal destaca avanços no combate a incêndios no Pantanal

Ministra Marina Silva detalha operações no bioma e anuncia que 30 dos 54 focos registrados na região foram extintos (55%).
L
Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Nível dos rios já é motivo de preocupação e alerta das autoridades, e o governo está em vigilância desde o ano passado quando foram registradas mínimas históricas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Marcos Rocha oficializa Ezequiel Neiva como Líder do Governo na Assembleia Legislativa

De acordo com a mensagem, Neiva deve ficar como líder do governo por 60 dias, a contar de 5 de julho de 2024 em substituição a Gomes.
L

Conflito entre motoristas executivos, Taxistas e empresa AMATUR causa protestos e tensão em Rondônia e Amazonas

As manifestações continuam em meio a um cenário de conflito e reivindicações por parte dos profissionais do transporte de passageiros da região
L

#ComunidaNews | Entrevista com o Pré-candidato a Vereador de Porto Velho, Marcio Coimbra Filho

Nesta quinta-feira, dia 11, às 16h, o programa Comunidade News receberá Marcio Coimbra Filho, pré-candidato a vereador de Porto Velho, para uma entrevista conduzida por Mauro Brisa.
L

Governador Marcos Rocha firma o compromisso e nomeia 308 novos policiais civis

Aprovados têm 30 dias para apresentação de documentos para suas respectivas posses
L

Nível do rio Madeira continua baixando e equipes da Defesa Civil Municipal seguem monitorando comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Técnicos avaliam as condições dos poços amazônicos para organizar distribuição de água mineral
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Aprovados no CNU terão curso de formação a distância

Apenas cinco carreiras exigem curso presencial
L
Concurso Unificado: 31 mil inscritos pedem reembolso de taxa

Concurso Unificado: 31 mil inscritos pedem reembolso de taxa

Valor pago será devolvido somente após aplicação das provas
L
CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
Publicidade

POLÍTICA

Veja como votou cada deputado de Rondônia na regulamentação da reforma tributária

A emenda constitucional foi promulgada em 2023, no entanto, o texto precisa de regulamentação para funcionar.
L

Deputado de Rondônia comemora: “Vitória! Não vai ter aumento de imposto para as armas”

Vale lembrar que desde 2023, o governo federal restabeleceu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de armas para 55%.
L
Convenção do MDB, em Porto Velho acontece no sábado, 27 de julho, na sede do partido

Convenção do MDB, em Porto Velho acontece no sábado, 27/07, na sede do partido

“Evento deve homologar candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho à Prefeitura de Porto Velho.
L
Sebartião Neves lança pré-candidatura a vereador em Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

Sebastião Neves lança pré-candidatura a vereador em Porto Velho pela Rede Sustentabilidade

Neves enfatizou a necessidade urgente de aumentar os investimentos nos distritos, comunidades e bairros periféricos da capital rondoniense, além de fazer um alerta sobre a seca que assola a Amazônia.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Lançamento do Projeto "PCD + Mães Atípicas" em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Lançamento do Projeto “PCD + Mães Atípicas” em Porto Velho

O evento contou com a presença de autoridades, mães atípicas, representantes de diversas instituições e a comunidade em geral e destacou o compromisso da parlamentar com a pauta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso pilotando moto roubada e com fita na placa

Durante uma breve perseguição, o suspeito foi abordado.
10

Mulher tem braço quebrado enquanto era torturada por membros de facção

A vítima foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para o Hospital João Paulo II.
14

BPTAR prende foragido e comparsa com arma após perseguição

Quando deram ordem de parada aos suspeitos, eles saíram em fuga.
10

Motociclista espera por duas horas caída após acidente na zona sul

A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a UPA sul.
12
PF prende em flagrante três pessoas por contrabando de migrantes em Guajará-Mirim/RO

PF prende em flagrante três pessoas por contrabando de migrantes em Guajará-Mirim/RO

As três pessoas presas foram flagradas transportando 12 migrantes de nacionalidade nepalesa que supostamente iriam cruzar ilegalmente a fronteira do Brasil até a Bolívia
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: HCASTRO COMERCIO E SERVICO DE MOVEIS PLANEJADOS LTDA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO processo: SUL.0000020192/2024-E
L
Evento inédito promove pesca esportiva no rio Guaporé

Evento inédito promove pesca esportiva no rio Guaporé

O evento terá duração de três dias e contará com competições que premiarão os três primeiros lugares. As participantes terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades na pesca esportiva enquanto apreciam a diversidade incrível de fauna e flora ao redor do rio.
L
Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF

Agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe, indica PF

Documento é parte de outra investigação cujo alvo é Bolsonaro
L
Abin paralela monitorou informações sobre morte de Marielle, diz PF

Abin paralela monitorou informações sobre morte de Marielle, diz PF

Agentes fizeram buscas sobre promotora e delegado que atuaram no caso
L
Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

Estados Unidos e Camboja anunciam seis vítimas
L
O SETOR DE SERVIÇOS NA REFORMA TRIBUTÁRIA

O setor de serviços na reforma tributária

Confira.
L
Bengalas terão cores para diferenciar graus de deficiência visual

Bengalas terão cores para diferenciar graus de deficiência visual

Projeto foi aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
L
Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução
L

Requerimento da Licença Ambiental: D A DE OLIVEIRA TRANSPORTE

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L