SÁBADO, 04/05/2024

ECONOMIA VERDE – Inventário florestal da Resex do Rio Cautário revela espécies nobres de árvores e plantas medicinais

Ele revelará, em equações matemáticas, o volume de carbono existente nas árvores.

Publicado em 

ECONOMIA VERDE - Inventário florestal da Resex do Rio Cautário revela espécies nobres de árvores e plantas medicinais - News Rondônia

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) solicitou a realização do inventário de árvores, cipós, arbustos e flores da Reserva Extrativista do Rio Cautário. Ele revelará, em equações matemáticas, o volume de carbono existente nas árvores.

Duas décadas depois dos primeiros estudos a respeito das ocupações de espaços na floresta rondoniense que veio ser essa Resex, a floresta em pé dá lugar ao maior projeto de crédito de carbono em área extrativista no País.

A Resex tem partes nos municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim, ambos na fronteira brasileira com a Bolívia. É uma rica fonte para extrativistas e para a Universidade Federal de Rondônia (Unir) pesquisar árvores e plantas medicinais.

ECONOMIA VERDE - Inventário florestal da Resex do Rio Cautário revela espécies nobres de árvores e plantas medicinais - News Rondônia

O serviço de medição e identificação de espécies durou 30 dias, foi concluído duas semanas atrás, e vai contemplar 95 famílias de sete comunidades: Águas Claras, Canindé, Ilha/Jatobá, Lago Verde, Laranjal, Ouro Fino, e Vitória Régia.

A equipe do inventário, em laboratório de manejo florestal envolveu 18 pessoas – pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas alunos de pós-graduação na Unir e técnicos de nível médio. Eles trabalharam em parcelas de 70 x 70 metros, usando trenas e fitas diométricas, e para caminhar dentro da floresta também usaram imagens de satélite.

O secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Lopes enfatizou “o sentimento de conservação” dos moradores das sete comunidades. “Alguns deles acompanharam a equipe floresta adentro, constatando a imensa riqueza disponível para a sua autossustentabilidade”.

Com o inventário, a Sedam demonstra que mudanças climáticas globais, fotossíntese e estudo da biomassa florestal estão fortemente ligados. E o elo que conecta esses temas é o carbono, atualmente um dos assuntos mais debatidos no meio científico e ambiental, pois o mundo inteiro está preocupado com as emissões e estoques.

“O inventário em parcelas mede tudo o que tem aqui dentro, e a gente obtém resultados que nos dão ideia da estrutura da floresta, dos solos, do volume de madeira caída e de carbono florestal”, explicou o coordenador da equipe, engenheiro florestal Francisco Higuchi.

A equipe mediu com fita métrica árvores acima de 10 cm de diâmetro, a 1,30 m da base. Aquelas com troncos diferentes foram medidas mais acima ainda. Ao mesmo tempo, colocou plaquinhas de alumínio indicando a medição.

O extrativista Felipe Lopes, um dos 18 membros da equipe, disse que o trabalho de um mês apresentou resultado positivo e previu: “Dentro de dois anos, nós moradores estaremos capacitados para saber exatamente como fazer as próximas medições”.

A equipe levou 50 minutos para abrir cada parcela, e 1h30 na medição interna, informou Higuchi, que trabalha pela segunda vez em Rondônia e atua há 15 anos com inventários florestais no Acre, Amazonas e Roraima.

“A floresta é heterogênea, daí a necessidade e a importância da abertura de trilhas”, disse o coordenador.

“O privilégio dessas 95 famílias, aproximadamente mil pessoas, de morarem na região significa dizer que conhecem cada palmo desse chão”, lembrou o coordenador de Unidades de Conservação, Fábio França. Dessa maneira, ele considera que esse trabalho no âmbito do maior projeto de crédito de carbono em reservas extrativistas no País “trabalhará com dados precisos e imprescindíveis à Sedam”.

O engenheiro florestal Higuchi explicou cada serviço validado pela equipe: “Os responsáveis pela dendrologia estudaram a caracterização morfológica, a semi-botânica, flores e frutos das árvores, constatando que nem toda espécie floresce no mesmo período do ano”.

Já a turma encarregada de observar árvores caídas também fez sua medição total, o que servirá para o inventário determinar a altura dominante do sítio. “E eles fizeram também a cubagem das árvores, dimensionando o volume do tronco, resultando a avaliação do volume de árvores em pé e no cálculo da biomassa de carbono”, explicou o coordenador da equipe.

A Resex tem angelim, castanheira, copaíba, cerejeira, breuzinho, cipós diversos, mulateiro, sangue de dragão, e seringueira nativa. À beira das estradas internas ainda existem árvores de mogno (Swietenia macrophylla). “Essa riqueza em cerejeira e mogno é importante, ela não existe, por exemplo, no Amazonas”, observou.

A floresta do Cautário é ombrófila densa. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ela é também conhecida por floresta pluvial tropical (Floresta Amazônica e Floresta Atlântica), cuja formação está condicionada à ocorrência de temperaturas elevadas, em média 25ºC, e altas precipitações bem distribuídas durante o ano; no período de estiagem essas chuvas variam de zero a 60 dias.

Originário da Amazônia, o mogno já começou a desaparecer também no Estado de Rondônia, levado por madeireiros, na maioria das vezes, clandestinamente. Comum também nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, ele também ainda é encontrado em florestas no Peru e no México.

Cresce rápido, podendo alcançar quatro metros aos dois anos de idade. A largura do tronco varia entre 50 e 80 cm de diâmetro. Floresce entre os meses de novembro e janeiro; seus frutos amadurecem no mês de setembro e se prolongam até meados de novembro. A árvore é ornamental quando usada na arborização de parques e jardins.

Já o breuzinho, segundo estudos, existe em dezenas de espécies de árvores da família Burseraceas. Elas produzem qualidades diferentes de breuzinho ou breu, entretanto, somente uma espécie que produz a resina conhecida por breu branco, é a mais aromática e com maior quantidade de propriedades medicinais que as outras. O Departamento de Química da Unir começou a pesquisá-lo no início dos anos 2000, com apoio da Universidade Federal do Ceará.

Por sua vez, o mulateiro sofreu grande devastação em terras de mineradoras no interior de Porto Velho e da região onde surgiu o município de Itapuã do Oeste, a cem quilômetros da Capital. Tratores e máquinas usados na lavra da cassiterita (minério de estanho) destruíram milhares dessas árvores. O mulateiro, retilíneo, ramificado apenas na ponta, e esguio, de 30-40 cm de diâmetro, tem casca fina e quando industrializada serve para regeneração de pele de pessoas vítimas de queimaduras de terceiro grau.

Quando nova, a árvore é esverdeada, tornando-se marrom até mesmo castanho-escura. Descama anualmente em longas tiras, deixando exposta a camada interna avermelhada. O aspecto liso do tronco dá a impressão de ter sido envernizado.

Predominam ali os latossolos vermelho distroférricos (latossolo roxo distrófico) e excepcionalmente os latossolos vermelho eutroférricos (latossolo roxo eutrófico), originados de granitos e gnaisses, além de arenitos com derrames vulcânicos de vários períodos geológicos.

“Já esperávamos encontrar a Resex do Rio Cautário assim; o terreno aqui é plano, sem aclives e declives, facilitando o nosso trabalho”, considerou Higuchi.

O inventário ensinou jovens extrativistas a lidar melhor com a Resex. Henrique Masceno, 28, nascido em Ji-Paraná, um dos moradores da Comunidade Águas Claras, usou o GPS. “Separo a castanha dos ouriços e seco no barracão”, explicou. Esse trabalho dura 40 dias e é feito por ele entre janeiro e fevereiro de cada ano. Outros demoram mais tempo, ele revelou.

Acompanhando o último dia de trabalho para o inventário, o engenheiro florestal Miguel Milano, de uma empresa parceira da Sedam no projeto de crédito de carbono, elogiou “quem conserva e nunca saiu da região”.

Ele sugeriu: “O lucro do látex e da castanha pode sim ficar na comunidade, evitando que pare nas mãos de atravessadores; a copaíba também, e assim poderemos firmar compromissos com outros ativos”.

Faz parte dos planos de Milano promover também investimentos em estudos de crianças da reserva, para que adquiram consciência em relação à autossustentabilidade. Lembrou o engenheiro que o extrativismo da castanha e da seringueira é praticado em várias gerações pelas famílias da Resex, cujos saberes são transmitidos de pai para filho.

A coleta da seringa, basicamente masculina, assim aconteceu longos anos por conta dos “mais velhos”, por causa da paralisação das atividades dos seringais velhos, em função da baixa atratividade econômica. Situação que tende agora a melhorar, graças aos investimentos do governo estadual.

O rio Cautário é o principal curso d’água da Resex e tem grande protagonismo no cotidiano das comunidades extrativistas. Praticamente tudo está relacionado ao rio e a adaptação aos ciclos estacionais das cheias e vazantes é parte da realidade das populações ribeirinhas.

Além das planícies, esse sistema fluvial é também composto por diques marginais de pequeno desnível, lagoas marginais, baías, paranás, furos, barras de canal e pontal, geralmente formadas por sedimentos arenosos e ilhas ocupadas por florestas e formações pioneiras. No geral, esse rio possui um desnível topográfico de mais de 60 metros em sua passagem pela área de estudo, variando desde os 200 e poucos metros, ao atravessar a Serra dos Uopianes, até aproximadamente os 135 metros, em sua foz no rio Guaporé.

Nesse intervalo espacial, o Cautário apresenta diferentes padrões de escoamento, desníveis topográficos mais acentuados ou mais amenos e diferentes densidades de drenagem, velocidade das águas e ambientes de sedimentação. [Dados do ICMBio no Plano de Manejo da Resex].

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

As iniciativas devem gerar 25 mil empregos e R$ 60 milhões ao ano
L
Ministra propõe exceção fiscal para gastos com eventos climáticos

Ministra propõe exceção fiscal para gastos com eventos climáticos

Marina Silva acompanhou comitiva presidencial no Rio Grande do Sul
L
Primeira semana de maio será de chuvas no Norte e no Sul do país

Primeira semana de maio será de chuvas no Norte e no Sul do país

Inmet mantém indicativo de grandes volumes de chuva para RS e SC
L
Ipam e Banco Mundial lançam plataforma sobre desmatamento na Amazônia

Ipam e Banco Mundial lançam plataforma sobre desmatamento na Amazônia

Análise dos dados compreende o período de 1999 a 2022
L

Segunda edição do Projeto “Vem pro Parque” promove conscientização ambiental em Guajará-Mirim

A iniciativa envolveu a comunidade local em atividades educativas, no entorno da Unidade de Conservação
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data vale também para transferência de domicílio eleitoral
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10
Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

TRAGÉDIA: Trabalhador cai de balsa no Rio Madeira e morre em Porto Velho

A vítima, que foi socorrida para uma unidade médica, porém acabou não resistindo e morreu.
18
Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

Criminoso bate na porta e tenta matar barbeiro a tiros na Zona Sul

A PM foi acionada para registrar o ocorrido.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L
Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

É o segundo avanço consecutivo do setor
L
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Primeiro-ministro japonês visita o país com centenas de empresários
L
Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Carta compromisso está em elaboração com apoio de organizações sociais
L
Rede de cinemas instalará assentos para pessoas obesas

Rede de cinemas instalará assentos para pessoas obesas

Rede terá prazo de 180 dias para concluir as instalações
L

Avanços e Desafios: Inovação na Saúde Pública da Amazônia

Entrevista Revela Potencial de Transformação no Setor de Saúde
L