QUARTA-FEIRA, 25/06/2025
Publicidade

PORTARIA FISCALIZA PERÍODOS DE REPRODUÇÃO NATURAL DE PEIXES, INCLUSIVE EM RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS EM RONDÔNIA

Portaria governamental preserva a reprodução pesqueira de diversas espécies

Publicado em 

PORTARIA FISCALIZA PERÍODOS DE REPRODUÇÃO NATURAL DE PEIXES, INCLUSIVE EM RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS EM RONDÔNIA - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), regulamentou a Operação Defeso pela Portaria nº 146, de 29 de maio de 2020, realizada a cada ano para a preservação de espécies amazônicas.

PORTARIA FISCALIZA PERÍODOS DE REPRODUÇÃO NATURAL DE PEIXES, INCLUSIVE EM RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS EM RONDÔNIA - News Rondônia

Defeso é o termo referente a defensu (em latim) e a cada ano é estabelecido conforme ocorre a reprodução animal na natureza.

Durante o período de vigoramento da Portaria, atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais são vetadas ou controladas pelo governo estadual. O trabalho de fiscalização da Sedam, nesse período, é realizado pela Coordenadoria de Proteção Ambiental, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA), onde volumes apreendidos são doados a entidades assistenciais.

A Gerência de Pesca e Aquicultura amplia a divulgação e explica à população sobre a necessidade de proteção dos recursos pesqueiros, como informou a engenheira de pesca, Thalita Cota. Anualmente, é proibida em todas as bacias hidrográficas estaduais a pesca, o transporte, o beneficiamento e a comercialização de pescados nos seguintes períodos:

1º de outubro a 31 de março, do Tambaqui (Colossoma macropomum); de 1º de novembro a 30 de abril, do Pirarucu (Arapaima gigas); de 15 de novembro a 15 de março: das espécies Pescada (Plagioscion squamosissimus), Surubim (Pseudoplatystoma fasciatum), Caparari (Pseudoplatystoma tigrinum) Pirapitinga (Piaractusbrachypomus), Jatuarana (Bryconspp), Dourada (Brachyplatystoma rousseauxii), Filhote (Brachyplatystoma filamentosum) e Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus); e de todas as espécies de peixe, nos berçários e afluentes da bacia hidrográfica do Rio Guaporé.

ATÉ CINCO QUILOS/DIA

Durante o período de proibição, previsto no artigo 3º da Portaria, estão autorizadas nas bacias hidrográficas dos rios Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado e Roosevelt e na calha principal do Rio Guaporé, as seguintes cotas de captura e transporte de pescado:

I – até cinco quilos (5 kg) de peixe ou um exemplar, por semana, para os pescadores profissionais artesanais e amadores, inclusive na modalidade pesque e solte, devidamente licenciados ou dispensados de licença na forma do artigo 29 do Decreto-Lei nº 221, de 28 de fevereiro de 1967, com redação dada pela Lei nº 6.585, de 24 de outubro de 1978, sendo vedada a sua comercialização; e II – até cinco quilos (5 kg) de peixe ou um exemplar, por dia, para subsistência das populações ribeirinhas, sendo vedada a sua comercialização.

A captura e o transporte a que se refere esse artigo, abrangem tão somente as espécies de peixe não proibidas durante o período de defeso. Na captura e no transporte, previstos nesse artigo, deverão ser respeitadas as áreas de segurança à montante e à jusante das usinas hidrelétricas de Samuel, Santo Antônio e Jirau, nos termos da legislação de regência.

Considera-se dispensado de licença o pescador amador, que utilize linha de mão e não seja filiado a clubes ou associações de pesca, desde que, em nenhuma hipótese, sua pesca tenha finalidade comercial. Na captura de que tratam o artigo 4º, os pescadores deverão:

I – utilizar apenas linha de mão, vara (com ou sem molinete/carretilha) ou caniço simples equipados com anzol simples, ficando limitada a utilização de apenas um destes apetrechos por pescador; II – respeitar os tamanhos mínimos de captura estabelecidos em normatização específica. Para efeito de mensuração na fiscalização, o pescado deverá estar inteiro.

Excluem-se das proibições previstas no artigo 3º da Portaria: I – os produtos oriundos de piscicultura devidamente registrados e acompanhados de comprovante de origem; II – a pesca de caráter científico autorizada pelo órgão ambiental competente.

O transporte, a comercialização, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento de pescado proveniente de piscicultura ou pesque-pague/pesqueiros só serão permitidos se originários de empreendimentos registrados no órgão competente e se estiverem acompanhados da respectiva nota fiscal.

TIPOS DE PESCA

Pesca: toda operação, ação ou ato tendente a extrair, colher, apanhar, apreender ou capturar recursos pesqueiros;

Pesca de subsistência: aquela praticada com a finalidade de consumo doméstico ou escambo sem fins de lucro e utilizando petrechos previstos em legislação específica;

Pesca de caráter científico: aquela praticada por pessoa física ou jurídica, com a finalidade de pesquisa científica;

Pescador amador: a pessoa física, brasileira ou estrangeira, que, licenciada pela autoridade competente, pratica a pesca sem fins econômicos;

Pescador profissional: a pessoa física, brasileira ou estrangeira residente no País que, licenciada pelo órgão público competente, exerce a pesca com fins comerciais, atendidos os critérios estabelecidos em legislação específica;

Águas continentais: os rios, bacias, ribeirões, lagos, lagoas, açudes ou quaisquer depósitos de água não marinha, naturais ou artificiais, e os canais que não tenham ligação com o mar;

Bacia hidrográfica: o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água;

Lagoas marginais: as áreas de alagados, alagadiços, lagos, banhados, canais ou poços naturais que recebam águas dos rios ou de outras lagoas em caráter permanente ou temporário;

Defeso: a paralisação temporária da pesca para a preservação da espécie, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes;

Populações ribeirinhas: aquelas compostas por pessoas de baixa renda residentes na zona rural, às margens dos rios, que sobrevivem da agricultura familiar, do extrativismo e/ou da pesca.

SEGURO DEFESO

Essa reprodução sustentável está prevista no Código de Pesca desde 1967, onde pescadores artesanais recebem do governo federal proventos em dinheiro durante o período em que não podem obter renda da pesca por impedimento legal. Trata-se do “seguro defeso”, instituído pela Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003, consistindo em remuneração temporária no valor de um salário mínimo.

Quem descumprir o período de defeso, está sujeito ao pagamento de multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da quantidade de pescado.

SUSPENSÃO MANTIDA

Por maioria, em sessão virtual no mês de maio, o plenário do Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a Portaria Interministerial 192/2015, que suspendeu por 120 dias o período de defeso (proibição temporária da atividade pesqueira para preservação das espécies). A decisão se deu no julgamento conjunto da ADI 5.447 e da ADPF 389.

Em seu voto, seguido pela maioria, o ministro Roberto Barroso afirma que, na nota técnica do Ministério do Meio Ambiente, que serviu de base para a portaria, não há qualquer fundamentação de ordem ambiental. Segundo ele, o documento traz considerações estritamente fiscais sobre o número de beneficiários do seguro defeso em 2014 e sobre o elevado montante total gasto com esse pagamento.

 

Montezuma Cruz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Ateliê Alice Tuler inaugura nova unidade na Zona Leste e reforça presença no mercado de moda masculina em Porto Velho

Agenda News: Ateliê Alice Tuler inaugura nova unidade na Zona Leste e reforça presença no mercado de moda masculina em Porto Velho

Com foco em elegância, qualidade e atendimento personalizado, a segunda loja será inaugurada no dia 5 de julho no IG Shopping.
L

Giro News | Entrevista Renato Silva Júnior, gerente comercial da MS Comercial

Nesta quarta-feira, dia 25, às 16h, o Giro News recebe Renato Silva Júnior, gerente comercial da MS Comercial, para uma conversa direta sobre os bastidores da área de vendas.
L

Agenda News: Grego Original prepara fim de semana com rock, nostalgia e muita energia em Porto Velho

Shows com Hey Joes e tributo a Charlie Brown Jr., feijoada com Dom Rock e Royal Rock e, à noite, os hits eletrônicos dos anos 2000 com DJ Leudson prometem agitar a cidade entre sexta e sábado.
L
Ministro Flávio Dino oficia CNJ para que apure supostos “penduricalhos” a juízes de RO

Ministro Flávio Dino oficia CNJ para que apure supostos “penduricalhos” a juízes de RO

Magistrados aposentados reclamaram de descontos de até 90%
L
Ponte do Rio Candeias é interditada para veículos pesados em Rondônia

Ponte do Rio Candeias é interditada para veículos pesados em Rondônia

A medida é necessária para a realização de concretagem na estrutura, conforme informado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Projeto Casa da Comunidade, parceria da deputada federal com o Ifro Ji-Paraná, faz a entrega de certificados

Curso de bonecas de pano é mais um dentre os oferecidos pelo Casa da Comunidade.
L
Câmara aprova projeto do Vereador Márcio Pacele que cria semana municipal de conscientização e combate às doenças renais em Porto Velho

Câmara aprova projeto do Vereador Márcio Pacele que cria semana municipal de conscientização e combate às doenças renais em Porto Velho

O projeto ainda autoriza o Poder Executivo Municipal a organizar e divulgar essas atividades, com despesas custeadas por dotações orçamentárias próprias.
L

Ribeiro do Sinpol indica à SEPAT estudo para estender Avenida Imigrantes até o bairro Planalto II

Ribeiro do Sinpol propõe extensão da Avenida Imigrantes até o Planalto II para melhorar mobilidade e impulsionar o desenvolvimento urbano.
L
STF retoma julgamento sobre responsabilização de Redes Sociais por conteúdo ilegal

STF retoma julgamento sobre responsabilização de Redes Sociais por conteúdo ilegal

Placar está em 7 votos a 1 pela inconstitucionalidade do Artigo 19
L
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

Grave acidente deixa piloto de MT07 ferido na Calama

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Calama sentido Presidente Dutra, quando o carro conduzido por uma mulher invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

Polícia Civil de Rondônia realiza incineração de drogas em Nova Mamoré

A ação foi executada em conformidade com as determinações legais, mediante autorização judicial, com a devida ciência do Ministério Público e o acompanhamento da Vigilância Sanitária, garantindo segurança, legalidade e transparência em todo o processo.
10

Grave acidente deixa piloto de MT-07 ferido na Calama

Uma equipe do Suporte Avançado do Samu prestou atendimento e socorreu a vítima para o hospital.
12
Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

Homem invade Igreja, danifica patrimônio e agride policiais

A Polícia Militar foi acionada pelo responsável pelo templo, que informou que o suspeito havia pulado o muro e estava quebrando portas internas.
12
Acidente entre ônibus escolar e carro de passeio é registrado em Rondônia

Acidente entre ônibus escolar e carro de passeio é registrado em Rondônia

A colisão envolveu um ônibus escolar, que transportava alunos, e um veículo de passeio Hyundai HB20.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cármen Lúcia vota a favor da responsabilização de plataformas por conteúdo ilegal

Cármen Lúcia vota a favor da responsabilização de plataformas por conteúdo ilegal

Placar é de 8 a 2 pela inconstitucionalidade de artigo do Marco Civil
L
Moraes determina depoimento de advogado de Bolsonaro e ex-assessor por suspeita de obstrução em investigação de trama golpista

Moraes determina depoimento de advogado de Bolsonaro e ex-assessor por suspeita de obstrução em investigação de trama golpista

Eles são acusados de obstrução das investigações da trama golpista
L
CNJ suspende promoção de Juiz no TJDFT e exige vaga de Desembargadora para mulher

CNJ suspende promoção de Juiz no TJDFT e exige vaga de Desembargadora para mulher

Lista votada pelo tribunal tinha apenas magistrados homens
L
Fachin vota contra responsabilização direta de plataformas por conteúdo ilegal

Fachin vota contra responsabilização direta de plataformas por conteúdo ilegal

Placar está 7 votos a 2 pela responsabilização das plataformas
L
Moraes critica modelo de negócios de Big Techs que lucram com viralização de Fake News

Moraes critica modelo de negócios de Big Techs que lucram com viralização de Fake News

Evento apoiado pela EBC discute fake news e regulamentação de redes
L
Febraban expressa preocupação com uso de apostas esportivas online para lavagem de dinheiro

Febraban expressa preocupação com uso de apostas esportivas online para lavagem de dinheiro

Isaac Sidney diz que há muito a ser feito na regulação dessas apostas
L
Família de turista brasileira acusa equipe de resgate da Indonésia de negligência após morte no Monte Rinjani

Família de turista brasileira acusa equipe de resgate da Indonésia de negligência após morte no Monte Rinjani

Agência do país compartilha mensagens em defesa dos socorristas
L
Hospitais privados e filantrópicos poderão abater dívidas tributárias em troca de atendimento ao SUS

Hospitais privados e filantrópicos poderão abater dívidas tributárias em troca de atendimento ao SUS

Objetivo é reduzir fila de espera para consultas, exames e cirurgias.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.