A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical atua em parte do Amapá e no Amazonas e no centro-leste de Rondônia, as instabilidades vão favorecer a formação de muitas nuvens carregadas. Nestas áreas, chove a qualquer hora do dia de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.
Nas demais áreas da Região, o tempo quente, úmido e abafado predomina. O sol aparece forte, a temperatura sobe rápido e o forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas à partir da tarde com raios. Há risco de temporais no sul do Pará.
Na quinta-feira, muitas áreas de instabilidade se concentram sobre o sul e oeste de Roraima, norte e leste do Amazonas, interior do Pará e o norte do Tocantins. Nestas áreas, o céu fica carregado de nuvens intercalando períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia.
No leste do Amapá, a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte, faz calor e chove no período da tarde e noite. Em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ocorrer de moderada a forte intensidade com raios.
Pancadas de chuva continuam nos próximos dias
Na sexta-feira, as pancadas de chuva a partir da tarde ainda vão predominar na Região. O leste do Amazonas, Pará e o Tocantins, é que vão ter várias pancadas de chuva ao longo do dia intercalando períodos com muita nebulosidade. Há risco de chuva forte.
Nos demais estados, o tempo quente úmido e abafado favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva isoladas.