TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Brasil emplaca 6 surfistas nas oitavas de final da etapa de Abu Dhabi

Pela 1ª vez no Oriente Médio, disputa ocorre em piscina de ondas

Por AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Brasil emplaca 6 surfistas nas oitavas de final da etapa de Abu Dhabi

O Brasil emplacou seis surfistas nas oitavas de final masculinas da segunda etapa do circuito mundial de surfe em Abu Dhabi, no Oriente Médio, que pela primeira vez na história sedia o evento. A competição na maior piscina de ondas artificiais do mundo reuniu ao todo 36 atletas, 11 deles brasileiros. Pela manhã (tarde em Abu Dhabi), o paulista Filipe Toledo, o potiguar Ítalo Ferreira e o catarinense Yago Dora levaram a melhor na primeira rodada qualificatória e avançaram direto para as oitavas.

Somente surfistas homens caíram na água neste primeiro dia do Surf Abu Dhabi Pro. Na repescagem, disputada no início desta tarde no Brasil e à noite nos Emirados Árabes Unidos, asseguraram vaga nas oitavas os paulistas Miguel Pupo e Deivid “DVD” Silva, além do catarinense Mateus Herdy. Cinco brasileiros não foram bem nas nights sessions (sessões noturnas) – novidade no circuito mundial de surfe – e se despediram da competição: os paulistas Edgard Groggia e Samuel Pupo (irmão de Miguel), o pernambucano Ian Gouveia e João Chianca, que nasceu em Saquarema (RJ).

ITALO VENCE! Seu somatório foi 12.90, com uma nota 7.40 ?

Ele foge da repescagem e vai direto para as oitavas!!

No sábado (14), além das oitavas de final no masculino, ocorrerá a abertura da competição feminina (qualificatório e repescagem). Representando o Brasil estarão Tatiana Weston-Webb, medalhista olímpica em Paris, e Luana Silva, recém campeã mundial de surfe júnior (Sub 20).

A reta final da etapa de Abu Dhabi será no domingo (16), tanto no feminino quanto no masculino, com a realização das quartas, semifinais e decisão de títulos.

Primeiro dia da etapa

A competição masculina teve início hoje com 36 surfistas. Ítalo Ferreira foi o primeiro brasileiro a passar de fase nesta sexta (14). Campeão olímpico na estreia do surfe nos Jogos de Tóquio, o potiguar alcançou somatório de 12.90 (nota 7.40 na esquerda e 5.50 na direita, o mais alto na sexta bateria que contou ainda com o indonésio Bronson Meydi (11.30) e o australiano Joel Vaughan (10.50).

O formato da competição na piscina de Abu Dhabi estabelece que o atleta surfe um total de quatro ondas ao longo da bateria, sendo duas para a direita e outras duas para a esquerda. Nas baterias do qualificatório avançaram os surfistas com maior pontuação entre os três competidores.

FILIPINHO NAS OITAVAS! ?

Filipe Toledo com um 7.83, simplesmente crava a maior nota do dia e está nas oitavas em Abu Dhabi! ??

Bicampeão mundial, Filipe Toledo, também se classificou às oitavas, ao totalizar 14.50 (nota 7.83 na direita e 6.67 na esquerda), o segundo maior somatório do dia, ficando atrás apenas do norte-americano Griffin Colapinto (14.57). Filipinho competiu com o compatriota Ian Gouveia (10.03) e francês Marco Mignot (8.77).

Outra bateria com dois brasileiros foi a sétima, que reuniu Yago Dora e Samuel Pupo, além do norte-americano Cole Houshmand. Dora levou a melhor e avançou com somatório 12.20 (nota 7.00 na esquerda e 5.20 na direita). Samuel (12.00) e Cole (11.94) caíram para repescagem.

Manobras áreas na repescagem

A disputa foi para lá de acirrada na repescagem: 24 surfistas competiam por quatro vagas nas oitavas de final. Na primeira sessão noturna de Abu Dhabi, os surfistas tinham apenas duas chances de pegar onda (uma para a esquerda e a outra para a direita), sendo considerada apenas a melhor nota. Três brasileiros se destacaram com manobras aéreas radicais e carimbaram vaga nas oitavas. O paulista Miguel Pupo cravou 7.77 pontos, a maior nota da repescagem. Em segundo lugar, ficou o australiano Joel Vaughan (7.60). As demais vagas ficaram com o paulista Devid Silva (7.40) e o catarinense Mateus Herdy 7.37).

Resultados do primeiro dia

QUALIFICATÓRIO

Bateria 1: Connor O`Leary:10.87 x Jake Marshall: 9.83 x Edgard Groggia: 4.96

Bateria 2: Jackson Bunch:13.10 x Miguel Pupo:11.30 x Barron Mamiya: 11.06

Bateria 3: Jack Robinson:12.96 x George Pittar: 10.73 x Ian Gentil: 8.17

Bateria 4: Ethan Ewing: 13.73 x Mateus Herdy: 12.17 x Matthew McGillivray:11.10

Bateria 5: Griffin Colapinto: 14.57 x Imaikalani deVault:10.27 x Kauli Vaast: 9.03

Bateria 6: Italo Ferreira:12.90 x Bronson Meydi: 11.30 x Joel Vaughan:10.50

Bateria 7: Yago Dora: 12.20 x Samuel Pupo:12.00 x Cole Houshamand:11.94

Bateria 8: Jordy Smith: 11.77 x Seth Moniz: 8.97 x Deivid Silva: 8.57

Bateria 9: Rio Waida 14.34 x Ryan Callinan 10.63 x Alejo Muniz 9.94

Bateria 10: Filipe Toledo 14.50 x Ian Gouveia 10.03 x Marco Mignot 8.77

Bateria 11: Leonardo Fioravanti 13.66 x Kanoa Igarashi 13.87 x Alan Cleland 6.20

Bateria 12: João Chianca 10.83 x Ramzi Boukhiam 11.87 x Liam O`Brien 12.70

REPESCAGEM

1º Miguel Pupo (Brasil): 7.77

2º Joel Vaughan (Austrália): 7.60

3º Deivid Silva (Brasil): 7.40

4º Mateus Herdy (Brasil): 7.37

5º Samuel Pupo (Brasil): 7.07

6º Leonardo Fioravanti (Itália): 6.87

7º George Pittar (Austrália): 6.80

8º Matthew McGillivray (África do Sul): 6.50

9º Ramzi Boukhiam (Marrocos): 6.37

10º Jake Marshall (Estados Unidos): 6.33

11º Ryan Callinan (Austrália) 6.13

12º Kauli Vaast (França): 5.77

13º Cole Houshmand (Estados Unidos): 5.57

14º Ian Gentil (Havaí): 5.40

15º Ian Gouveia (Brasil): 5.33

16º Alejo Muniz (Brasil): 5.23

17º João Chianca (Brasil): 5.03

18º Edgard Groggia (Brasil): 5.00

19º Barron Mamiya (Havaí) 4.93

20º Bronson Meydi (Indonésia): 4.87

21º Alan Cleland (México): 4.83

22º Seth Moniz (Havaí): 4.70

23º Imaikalani deVault (Havaí): 4.60

24º Marco Mignot (França): 4.43

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

João Fonseca é eliminado em Wimbledon, mas duplas brasileiras avançam no Torneio

João Fonseca é eliminado em Wimbledon, mas duplas brasileiras avançam no Torneio

Jovem tenista carioca foi superado pelo chileno Jarry por 3 sets a 1
L
Chelsea vence Palmeiras e enfrentará Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

Chelsea vence Palmeiras e enfrentará Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

Partida marcou a despedida do atacante Estêvão do Verdão
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Gabigol tem suspensão por tentativa de fraude antidoping anulada pela Corte Arbitral do Esporte

Gabigol tem suspensão por tentativa de fraude antidoping anulada pela Corte Arbitral do Esporte

Suspensão de 24 meses foi anulada pela Corte Arbitral do Esporte
L
Primeiro-ministro de Portugal e Jorge Mendes comparecem a velório particular de Diogo Jota

Primeiro-ministro de Portugal e Jorge Mendes comparecem a velório particular de Diogo Jota

Cerimônia ocorre em Gondomar, cidade natal do atacante de 28 anos
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L

Trilha voadora observada no céu de Porto Velho: o fenômeno é resultado da interação entre aeronaves e condições atmosféricas

O rastro no céu, na verdade, são cristais de gelo que formam longas linhas brancas na atmosfera. Este fenômeno é conhecido como contrails, ou trilhas de condensação.
L

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins!

Uma das festas mais populares do mundo compartilha sua graciosidade
L
NOTA OFICIAL: EMDUR esclarece sobre informações falsas a respeito do Parque da Cidade

NOTA OFICIAL: EMDUR esclarece sobre informações falsas a respeito do Parque da Cidade

A Emdur informa que todas as pautas apresentadas serão analisadas com responsabilidade e atenção às necessidades sociais da comunidade.
L

Retraction Facial: a técnica do Dr. Marcelo Almeida que redefine o contorno do pescoço e elimina a papada

Cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida explica como o Retraction Facial redefine o contorno facial com segurança, eficácia e recuperação rápida
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sistema de monitoramento da PM identifica veículo roubado na zona rural de Porto Velho

Um Volkswagen Gol branco, com placas do município de Campo Grande (MS), foi identificado como veículo roubado na tarde desta segunda-feira (data atual), após ser flagrado por câmeras de segurança da Polícia Militar na Estrada da Penal, em Porto Velho (RO).
10
Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho resulta em ferimentos sérios para as ocupantes da motocicleta.
16
Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

Corpo de idosa é encontrado em decomposição no Bairro Tiradentes

O corpo de uma idosa foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, em um apartamento no bairro Tiradentes, em Porto Velho (RO).
18
Polícia Civil Prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Polícia Civil prende líderes de organização criminosa em Porto Velho

Dois homens com mandados de prisão em aberto, investigados por roubos e liderança de facção, são detidos em condomínio da capital.
10
Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Estiagem 2025: Governo de RO abre inscrições para contratar brigadistas temporários

Seleção vai reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais em Rondônia durante o período mais crítico do ano
L

Recebimento da Licença de Operação (LO): Bem Comercio de Combustível Ltda

Licença De Operação Nº 159056/COLMA/SEDAM
L

Agenda News: Grego celebra no sábado (12), o Dia Mundial do Rock com noite de clássicos, rock brasileiro e bandas autorais

Old Blend, Boulevard e bandas autorais comandam a festa no Grego com repertório que vai dos anos 80 ao new metal.
L
Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada "Anticonstitucional"

Lula vê divergência sobre IOF como própria da democracia, mas considera derrubada “Anticonstitucional”

Presidente discute embate com o Congresso sobre imposto e aguarda reunião no STF para conciliação.
L
Alexandre de Moraes mantém prisão de "Kid Preto" em trama golpista

Alexandre de Moraes mantém prisão de “Kid Preto” em trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes decide pela manutenção da prisão do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, réu no processo da trama golpista.
L

Paulo Origa é o entrevistado do programa Jovem News desta segunda, às 17h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 17h, o Jovem News recebe Paulo Origa, servidor público e estudante de Direito, para um bate-papo sobre sua experiência nas eleições de 2024.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CONVENIÊNCIA E LAVANDERIA LAVA BEM CAMINHONEIRO LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO)
L
Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul e alerta Brics

Presidente dos EUA publica cartas a líderes e ameaça nova onda de taxações a partir de 1º de agosto, além de visar países alinhados ao Brics.
L

Recebimento de Licençamento (LAS): START COMÉRCIO DE BATERIAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS) n.º 016.00282.002/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.