Com delegação definida desde julho para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil vai enviar 280 atletas. Desse número, três recebem destaques por serem naturais de cidades de Rondônia. De acordo com o Comitê Paraolímpico do Brasil (CPB), o trio vai disputar competições na modalidade de atletismo.
Naturais de Rolim de Moura, Kesley Teodoro e sua irmã, Ketyla Paula Teodoro, terão a companhia do portovelhense Mateus Evangelista Cardoso. Confira a seguir os perfis dos atletas:
A Paralimpíada vai acontecer entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Assim como na Olimpíada, encerrada recentemente, a cerimônia de abertura será fora de um estádio. O evento acontece na Champs-Elysées. O Comitê Organizador estima que cerca de 65.000 espectadores poderão assistir à cerimônia de abertura, o que equivale à capacidade de um estádio.
Segundo a CPB, a Seleção Brasileira de atletismo paralímpico chegou a Troyes, cidade a cerca de 160 km de Paris, para a aclimatação aos Jogos Paralímpicos. A equipe da modalidade é composta por 71 atletas com deficiência e 18 atletas-guia, totalizando 89 competidores do país em Paris. O número representa um recorde do atletismo brasileiro em uma edição dos Jogos.