QUARTA-FEIRA, 12/06/2024

Atleta indígena amazonense participa da Copa do Mundo de Tiro com Arco nesta terça na Coreia do Sul

A única arqueira indígena na seleção brasileira, a amazonense Graziela Santos, participará, a partir desta terça-feira, dia 21 de maio, da 2ª etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco de 2024, em Yecheon, na Coreia do Sul.

Por Emanuelle Araujo Melo - 30

Publicado em 

Atleta indígena amazonense participa da Copa do Mundo de Tiro com Arco nesta terça na Coreia do Sul - News Rondônia
Divulgação / World Archery

A disputa acontecerá até domingo, dia 26 de maio, e representa uma nova oportunidade de adaptação em competições internacionais, principalmente diante da aproximação dos Jogos Olímpicos de Paris.

“Estamos indo para Coreia do Sul representar o Brasil e é uma disputa bem importante para garantir melhores condições para competir e, claro, mais chance de ir para as Olimpíadas de Paris”, comenta Graziela que é indígena do povo Karapãna,  com o nome indígena Yaci, que significa Lua.

Depois dessa competição na Coreia, junto com outros atletas da seleção brasileira, Yaci seguirá para uma disputa em grupo na Turquia, que será extremamente importante para escolher quem vai representar o Brasil, em julho, nas Olimpíadas de Paris.

A trajetória esportiva de Yaci, que é da comunidade Nova Kuanã, localizada na zona rural de Manaus, iniciou há mais de 10 anos, quando foi inserida no projeto de Arquearia Indígena da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), instituição com mais de 16 anos de atuação em comunidades amazônicas. Além de projetos esportivos, a FAS executa iniciativas de educação, saúde, empreendedorismo, cadeias produtivas e outros.

O projeto de Arquearia Indígena da FAS tem o objetivo de valorizar as tradições dos povos indígenas e incentivar a autoestima de jovens ao promover oportunidades de crescimento e desenvolvimento por meio do esporte.

Atualmente, Yaci luta por uma vaga no time brasileiro que vai disputar as Olimpíadas. Ela treina diariamente no Centro de Treinamento de Tiro com Arco de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. O tiro com arco olímpico é composto por cinco provas: duas individuais para homens e mulheres, duas por equipes (uma para cada gênero) e uma competição mista por equipes.

De acordo com a página oficial dos jogos olímpicos, www.olympics.com, o tiro com arco requer grande concentração e destreza, e os arqueiros devem superar a pressão. Pois, um único erro pode custar “caro” na competição. Sobre as regras: as provas individuais começam com a rodada de classificação, em que cada um dos 64 atletas disparam 72 flechas para determinar sua posição para a chave eliminatória simples. A competição acontece no sistema de mata-mata até a final, de acordo com sua classificação, com o arqueiro melhor colocado enfrentando o 64º, o segundo contra o 63º, e assim por diante.

Além disso, o torneio por equipes utiliza os mesmos resultados de classificação da competição individual para determinar a posição das equipes; as quatro primeiras entram diretamente nas quartas de final, enquanto o restante compete em uma chave de eliminação única. O evento misto por equipes também usa os resultados da rodada de classificação individual para listar as equipes.

Projeto de Arquearia Indígena da FAS

Em fevereiro deste ano, o projeto de arquearia ganhou repercussão nacional após participação dos atletas Gustavo Santos e Graziela Santos Yaci, que são irmãos, no quadro “The Wall”, do programa Domingão com Huck. O objetivo da participação no programa foi a arrecadação de recursos para construção do Centro de Arquearia Indígena na comunidade indígena Nova Kuanã, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro, para ser o local de treinamento dos atuais e novos atletas do projeto.

Em abril, a influenciadora digital e ex-BBB, Vanessa Lopes conheceu o projeto e foi apresentada a um dos atletas envolvidos na iniciativa, Nelson Cruz, na comunidade indígena Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro. Durante sua visita, a influenciadora pediu apoio aos seus seguidores para doações. A campanha para arrecadação continua e as doações podem ser feitas no site da FAS, no link.

Para a supervisora do subprograma indígena da FAS, Rosa dos Anjos, do povo Mura, Yaci é uma atleta de alto rendimento, que busca a cada dia aperfeiçoar para melhor representar o nosso Estado e por tabela o Brasil, e desta vez representar  nas Olímpiadas.

“Só podemos emanar boas energias e pedir aos encantados que dê ao mundo a oportunidade de conhecer a Yaci representando não só os povos indígenas mas nosso País nas olimpíadas”, afirma.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Botafogo derrota Fluminense e dorme na liderança do Brasileiro

Botafogo derrota Fluminense e dorme na liderança do Brasileiro

Atlético-MG supera o Bragantino por 2 a 1 de virada
L
Brasil enfrenta EUA em último teste para a Copa América

Brasil enfrenta EUA em último teste para a Copa América

Rádio Nacional transmite partida a partir das 20h desta quarta
L
Olimpíada Brasileira do Oceano terá este ano foco nos biomas do país

Olimpíada Brasileira do Oceano terá este ano foco nos biomas do país

Organizadores estimam participação de 50 mil pessoas no evento
L
Uefa homenageará Beckenbauer na cerimônia de abertura da Euro 2024

Uefa homenageará Beckenbauer na cerimônia de abertura da Euro 2024

Competição começa na sexta (14) com duelo Alemanha x Escócia às 16h
L
Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

Vinicius Júnior celebra punição de agressores racistas na Espanha

“Que outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras”
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Empresa na “DÍVIDA ATIVA”?

No caso da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é o órgão que administra a dívida ativa da União, que são todos os créditos de titularidade da União.
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Estado vizinho a Rondônia decreta situação de emergência por causa da falta de chuvas

Entre as justificativas, Gladson considerou a redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, o Acre já soma prejuízos sociais e econômicos, além de riscos de incêndios florestais em seu território.
L

#MomentoEmpresarial | Entrevista Flaviana Moreira Garcia

No programa Sintonia 360 desta quarta-feira, dia 08, às 09h, Ezielmo Rodrigues entrevistará Rony Melo, professor de educação física que presta serviços para todas as idades no futebol.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições do processo seletivo do Idep para contratação de instrutores começam nesta terça-feira, 11

Inscrições podem ser realizadas até domingo (16), para Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Rolim de Moura
L

Concurso UNIR 2024: Últimos dias das inscrições para contratação de 74 técnicos administrativos

As provas serão aplicadas no dia 21 de julho em Porto Velho e Ji-Paraná, em uma única etapa composta por prova objetiva para os candidatos inscritos em todos os cargos/vagas disponíveis. 
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

Sine Municipal divulga 141 vagas disponíveis nesta semana

São diversas áreas de atuação, com e sem experiência necessária
L
Publicidade

POLÍTICA

Helton Cordeiro: Pré-candidato a vereador de Porto Velho compartilha visões e propostas no #ComunidadeNews

Ele destacou sua trajetória profissional, desde o início no mercado de trabalho até a administração de seu próprio negócio na área de alimentos e sua transição para o mercado financeiro
L
Cláudia de Jesus elogia investimentos do governo federal e cobra melhorias na saúde

Cláudia de Jesus elogia investimentos do governo federal e cobra melhorias na saúde

Parlamentar celebra investimentos no PAA e alerta para falhas no TFD no estado.
L
Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes defende captação de recursos para investir na infraestrutura de Rondônia

Segundo o deputado, com as finanças estaduais em ordem, Rondônia tem condições favoráveis para acessar crédito e realizar melhorias necessárias.
L

JAIME BAGATTOLI: Após pressão, MP do Pis/Cofins é devolvida ao governo

Senador defendeu a devolução da medida e detalhou efeitos negativos na economia
L

Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana

Movimento tem recusado as propostas do governo federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Ladrões arrombam joalheria e praticam furto que gerou prejuízo de mais de 20 mil reais, em Rolim de Moura

Os criminosos fugiram levando diversas joias, estimando-se até o momento mais de 200 alianças, relógios, notebook, além de mais de 60 gramas de ouro.
12
Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Homem é encontrado morto com tiro na nuca às margens RO-471 que dá acesso à Ministro Andreazza

Adilson M. R. teria avisado a esposa que se demorasse chegar ao local onde deveria trabalhar, que acionasse alguém para ir atrás dele pela rodovia.
18
Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê dentro de casa é resgatada

Vizinhos acionam PM por suposta violência doméstica e mulher presa acidentalmente com bebê é resgatada

Sargento que estava de folga ajudou guarnições em ocorrência inusitada
14
Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Assaltante é preso com arma após arrastão na zona leste

Com o criminoso foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, vários celulares e um notebook roubados.
12

BPTAR estoura boca de fumo e prende bando com drogas no “Beco do Amor”

O Canil do Batalhão de Choque foi acionado para buscar mais drogas no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCE-RO oferece curso para fortalecer atuação das ouvidorias municipais

TCE-RO oferece curso para fortalecer atuação das ouvidorias municipais

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) abriu 120 vagas para o curso “Ouvidoria Participativa e Efetiva” que será ministrado nos dias 19 e 20 de junho.
L
Semana da Enfermagem é realizada pela Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul

Semana da Enfermagem é realizada pela Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul

Evento se estendeu por três dias e contou com diversas atividades voltadas para a capacitação e descontração dos profissionais.
L
Nova Junina do Orgulho: promessa de emoção no Arraial Flor do Maracujá

Nova Junina do Orgulho: promessa de emoção no Arraial Flor do Maracujá

A Nova Junina do Orgulho tem apresentação marcada para segunda-feira (24), às 20h30
L
Prefeitura participa de Festival Junino com a Feira da Mulher Empreendedora

Prefeitura participa de Festival Junino com a Feira da Mulher Empreendedora

Evento acontecerá nesta quinta-feira (13) na Faculdade Unama, em Porto Velho.
L
Campanha de Vacinação contra a Pólio encerra na sexta-feira (14) em Porto Velho

Campanha de Vacinação contra a Pólio encerra na sexta-feira (14) em Porto Velho

Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde das 8h às 18h.
L
Moradores de Pimenteiras do Oeste recebem serviços do Rondônia Cidadã neste fim de semana 

Moradores de Pimenteiras do Oeste recebem serviços do Rondônia Cidadã neste fim de semana 

Em Primavera de Rondônia foram feitos mais de 2.300 atendimentos em diversas áreas no último fim de semana.
L
Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Educação profissional se expande em Rondônia com a  oferta de cursos gratuitos  online e presencial.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza manutenção na comunidade Cidade Alta

Prefeitura de Porto Velho realiza manutenção na comunidade Cidade Alta

Melhorias beneficiam alunos e produtores da zona rural.
L

Senador comemora relatório que aprova pavimentação da BR-319

Temos ouvido a ministra Marina Silva, com seu “santuarismo” birrento, assegurar que faria de tudo para barrar a recuperação da rodovia BR-319
L
Prefeitura de Porto Velho reforça ações para a erradicação do trabalho infantil na capital

Prefeitura de Porto Velho reforça ações para a erradicação do trabalho infantil na capital

Dia 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil; prática é considerada crime.
L