QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Atleta indígena amazonense participa da Copa do Mundo de Tiro com Arco nesta terça na Coreia do Sul

A única arqueira indígena na seleção brasileira, a amazonense Graziela Santos, participará, a partir desta terça-feira, dia 21 de maio, da 2ª etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco de 2024, em Yecheon, na Coreia do Sul.

Por Emanuelle Araujo Melo - 30

Publicado em 

Atleta indígena amazonense participa da Copa do Mundo de Tiro com Arco nesta terça na Coreia do Sul - News Rondônia
Divulgação / World Archery

A disputa acontecerá até domingo, dia 26 de maio, e representa uma nova oportunidade de adaptação em competições internacionais, principalmente diante da aproximação dos Jogos Olímpicos de Paris.

“Estamos indo para Coreia do Sul representar o Brasil e é uma disputa bem importante para garantir melhores condições para competir e, claro, mais chance de ir para as Olimpíadas de Paris”, comenta Graziela que é indígena do povo Karapãna,  com o nome indígena Yaci, que significa Lua.

Depois dessa competição na Coreia, junto com outros atletas da seleção brasileira, Yaci seguirá para uma disputa em grupo na Turquia, que será extremamente importante para escolher quem vai representar o Brasil, em julho, nas Olimpíadas de Paris.

A trajetória esportiva de Yaci, que é da comunidade Nova Kuanã, localizada na zona rural de Manaus, iniciou há mais de 10 anos, quando foi inserida no projeto de Arquearia Indígena da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), instituição com mais de 16 anos de atuação em comunidades amazônicas. Além de projetos esportivos, a FAS executa iniciativas de educação, saúde, empreendedorismo, cadeias produtivas e outros.

O projeto de Arquearia Indígena da FAS tem o objetivo de valorizar as tradições dos povos indígenas e incentivar a autoestima de jovens ao promover oportunidades de crescimento e desenvolvimento por meio do esporte.

Atualmente, Yaci luta por uma vaga no time brasileiro que vai disputar as Olimpíadas. Ela treina diariamente no Centro de Treinamento de Tiro com Arco de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. O tiro com arco olímpico é composto por cinco provas: duas individuais para homens e mulheres, duas por equipes (uma para cada gênero) e uma competição mista por equipes.

De acordo com a página oficial dos jogos olímpicos, www.olympics.com, o tiro com arco requer grande concentração e destreza, e os arqueiros devem superar a pressão. Pois, um único erro pode custar “caro” na competição. Sobre as regras: as provas individuais começam com a rodada de classificação, em que cada um dos 64 atletas disparam 72 flechas para determinar sua posição para a chave eliminatória simples. A competição acontece no sistema de mata-mata até a final, de acordo com sua classificação, com o arqueiro melhor colocado enfrentando o 64º, o segundo contra o 63º, e assim por diante.

Além disso, o torneio por equipes utiliza os mesmos resultados de classificação da competição individual para determinar a posição das equipes; as quatro primeiras entram diretamente nas quartas de final, enquanto o restante compete em uma chave de eliminação única. O evento misto por equipes também usa os resultados da rodada de classificação individual para listar as equipes.

Projeto de Arquearia Indígena da FAS

Em fevereiro deste ano, o projeto de arquearia ganhou repercussão nacional após participação dos atletas Gustavo Santos e Graziela Santos Yaci, que são irmãos, no quadro “The Wall”, do programa Domingão com Huck. O objetivo da participação no programa foi a arrecadação de recursos para construção do Centro de Arquearia Indígena na comunidade indígena Nova Kuanã, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro, para ser o local de treinamento dos atuais e novos atletas do projeto.

Em abril, a influenciadora digital e ex-BBB, Vanessa Lopes conheceu o projeto e foi apresentada a um dos atletas envolvidos na iniciativa, Nelson Cruz, na comunidade indígena Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro. Durante sua visita, a influenciadora pediu apoio aos seus seguidores para doações. A campanha para arrecadação continua e as doações podem ser feitas no site da FAS, no link.

Para a supervisora do subprograma indígena da FAS, Rosa dos Anjos, do povo Mura, Yaci é uma atleta de alto rendimento, que busca a cada dia aperfeiçoar para melhor representar o nosso Estado e por tabela o Brasil, e desta vez representar  nas Olímpiadas.

“Só podemos emanar boas energias e pedir aos encantados que dê ao mundo a oportunidade de conhecer a Yaci representando não só os povos indígenas mas nosso País nas olimpíadas”, afirma.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Copa Madeirão: início da competição agita o futebol amador no Campo do Treze

Competição promovida pela Prefeitura segue com jogos nesta quarta e quinta-feira em dois campos da capital
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L

Rondônia conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê com suporte do governo do estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados expressivos da delegação rondoniense refletem o empenho da gestão estadual com o fortalecimento do esporte.
L
Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro triunfa por 2 a 0.
L

Centro Esportivo Mojuca encara novo desafio no Futebol 7

Com tradição no futsal, Mojuca estreia no Futebol 7 e inicia nova fase em parceria com a Miners Sports.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L

Rondônia e Acre podem ser afetados pela frente fria que afetará fortemente o Sul do país

Inmet explica que a frente fria causará queda de temperaturas no sul de Rondônia e Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: OTAVIO DE SOUZA GUSMÃO FILHO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDOMIRA DE SOUZA FERREIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: LUIZ CARLOS DE SOUZA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.