A CBF divulgou nesta quarta-feira os jogadores convocados para a seleção brasileira de futsal que disputa a Copa do Mundo na Lituânia, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro – a competição seria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. O Brasil busca o sexto título e estreia no dia 13 de setembro, contra o Vietnã.
O Brasil está no grupo D, que também tem República Tcheca e Panamá. Serão 24 seleções divididas em seis chaves, e passam para as oitavas de final as duas melhores de cada, além dos quatro melhores terceiros.
Sob chancela da CBF, a seleção agora terá uniformes da Nike. As camisas novas foram divulgadas também nesta quarta, em coletiva de imprensa online.
O treinador Marquinhos Xavier falou sobre a convocação, que conta com oito atletas que atuam no Brasil e oito no exterior.
– Temos uma equipe extremamente capacitada para buscar esse título. Nós estamos indo com esse desejo de trazer esse título para o Brasil. Mas sempre respeitando o crescimento dos outros países. Temos fortes concorrentes. A nossa missão é nos concentrarmos naquilo que temos que fazer, na nossa capacidade de desenvolver um grande futsal e trazer, mais uma vez, esse importante conquista.
Na última edição da Copa do Mundo, em 2016, o Brasil passou em primeiro do grupo e acabou surpreendido pelo Irã – que se classificou entre os melhores terceiros colocados. A seleção caiu nas quartas, nos pênaltis, após empate em 4 a 4. Foi o pior resultado do país na competição que venceu em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012 – além de vice em 2000 e terceiro lugar em 2004.
Confira a lista de jogadores convocados:
Goleiros:
Guitta – Sporting-POR
Djony – Sorocada
Willian – Joinville
Fixos:
Rodrigo – Sorocaba
Marlon – Palma-ESP
Lé – Corinthians
Alas:
Arthur – Benfica-POR
Leonardo – Sorocaba
Dyego – Barcelona-ESP
Leandro Lino – Sorocaba
Bruno – Ukhta-RUS
Gadeia – ElPozo-ESP
Pivôs:
Ferrão – Barcelona-ESP
Pito – Barcelona-ESP
Rocha – Carlos Barbosa
Dieguinho – Joinville