O documentário Concerto de Quintal terá sua estreia aberta ao público, de forma gratuita, no dia 16 de abril, no Mercado Cultural de Porto Velho. O longa-metragem, produzido pela Casa do Rio Filmes, é resultado de importante pesquisa e celebra a história musical porto-velhense ao reunir artistas de diferentes gerações para discutir influências, misturas e transformações ao longo do tempo.
Foram meses de imersão em registros em áudio, vídeo, artigos, dissertações, impressos diversos e entrevistas com personagens importantes da cultura porto-velhense, conduzido por uma equipe múltipla de pesquisa, composta pela professora Ivete Aquino Freire, o cantor e compositor Silvinho Santos, a produtora cultural Jussara Assmann, o multiartista pesquisador de sons Bira Lourenço e o fotógrafo e documentarista Luiz Brito, com o objetivo de levantar informações sobre as nuances e características da musicalidade de Porto Velho, destacando o que diferencia a cidade de outros lugares.
O processo de pesquisa
A pesquisa se baseou em três principais fontes, explica professora Ivete, doutora em Sociedade e Culturas Contemporâneas: entrevistas com artistas, jornalistas e apreciadores da música local; materiais bibliográficos; e um vasto acervo de áudios gravados no quintal do músico Silvio Santos, o Zekatraka. “Nos dedicamos a muitas horas de escuta desses registros, que foram fundamentais para compreender a evolução da identidade sonora da cidade”, completa.
Além das reuniões para discutir metodologias e validar informações, a pesquisa também envolveu a busca ativa por entrevistados. “Marcamos encontros e visitas para levantar dados e garantir informações qualificadas”, conta Ivete, completando que durante esse processo, um entrevistado frequentemente indicava outros nomes, o que ajudou a ampliar o alcance da pesquisa.
Outra importante contribuição para esta etapa do trabalho foi a da educadora e produtora cultural Benedita Nascimento (Bené), que desenvolveu a pesquisa sobre musicalidade de Bado no contexto musical de Porto Velho e na Amazônia, por meio de sua atuação e participação em projetos locais e nacionais, resultando no songbook “Bado Amazonalidades: nos trilhos das canções”, lançado em 2024, e que registra não só a obra musical do artista, grande personagem destacado no filme, como também a memória cultural da cidade.
E falando em memória, Bené acredita que a História é feita de fatos, mas que sem a memória não há o sentido histórico. “Por isso a memória na pesquisa traz à luz a percepção histórica dos fatos. A memória ambiental, social, política, cultural, memória sonora, tudo isso se compõe num determinado território de espaço e de tempo. São fragmentos que dão formas e conteúdo à pesquisa num concerto de infinitas formas de enxergar o mundo”, completa.
Para Ivete, que já contribuiu com outros projetos do diretor Juraci Júnior, fazer parte dessa pesquisa foi uma experiência enriquecedora. Com sua vasta experiência acadêmica na área, ela destaca que o trabalho ampliou sua compreensão sobre a musicalidade local. “Mais do que o contato com as diversas matizes musicais de Porto Velho, o mais importante foi conhecer as pessoas que criam e recriam essa cultura a cada momento. Como pesquisadora, como pessoa e como porto-velhense que sou, foi algo que me marcou profundamente”.
O FILME
“Concerto de Quintal” é um documentário de longa-metragem que apresenta as diversas musicalidades que compõem a identidade sonora de Porto Velho. A partir do acervo pessoal do músico e compositor Silvinho Santos, o filme propõe um mergulho nas referências, estilos, gêneros e estéticas dos tantos sons ouvidos por diferentes gerações da música produzida na cidade.
O artista cresceu em rodas de samba no quintal de sua casa e tantas outras pela cidade, onde seu pai, o também artista, músico e compositor Sílvio Santos, realizava suas produções e onde recebia ícones da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão. Esse acervo é composto por gravações inéditas, armazenadas em fitas k7, atualmente sob os cuidados e propriedade da família do artista, que realizou a digitalização de todo material e que traz as vozes de compositores importantes para a produção sonora local.
O longa-metragem é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º – Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.
Siga @concertodequintal no instagram e fique por dentro da programação de estreia do filme.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Juraci Júnior
Direção de Produção: Val Barbosa
Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior
Direção Musical: Marcelo Pereira
Direção de fotografia: Avener Prado
Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos
Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann
Som Direto: Verônica Brasil
Montagem: Eduardo Resing
Color: Rafael Suarez
Motion: Rone Mota
Finalização: Igor Tchilian
Desenho de som: Verônica Brasil
Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior
Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento
Design: Jorge Damschi
Comunicação: Vanessa Fernandes
Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo
Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes
Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati
Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre
Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito
Coordenação geral: Casa do Rio Filmes