SEGUNDA-FEIRA, 24/06/2024

Games: Forza Motorsport – Review

Primeiro jogo da série exclusivo para novos consoles mostra qualidade e alta velocidade.

Por João Paes / IGN Brasil - 30

Publicado em 

Games: Forza Motorsport – Review
Reprodução/Youtube

O antigo ciclo da série Forza revezava um ano com um lançamento da série original, a Motorsport, com um ano da série derivada, Horizon. Tal costume se quebrou com o lançamento de Forza Horizon 5. O que se disse na época é que Forza Motorsport passaria por uma reformulação após o sétimo título e que seria pensado do zero para a nova geração de consoles. Desta forma, a Turn 10 teria mais tempo para polir o simulador de corrida do Xbox.

Passado todo esse tempo, enfim chegamos ao lançamento da reformulação de Forza Motorsport — o oitavo game da série –, mas não pense que o abandono dos numerais é para transformar o game em algo como um serviço ou coisa do tipo: não é (ainda bem).

O recomeço da franquia chega para os consoles Xbox Series X|S e PC (além do streaming pelo cloud gaming do Xbox Game Pass) no próximo dia 10 de outubro — com acesso antecipado começando no dia 5.

A review está em progresso por conta do conteúdo online, que é parte muito importante nessa nova entrada. Assim que os servidores tiverem bastante jogadores da nossa região, o texto será atualizado e a nota será finalizada contabilizando não só a experiência single player, mas sim a ideia completa do game.

Games: Forza Motorsport – Review
Reprodução/Youtube

Novo, mas familiar

Forza Motorsport de 2023 tem muita coisa dos títulos anteriores da Turn 10: menus, formas de tunar e equipar o carro, pistas, a qualidade visual e sonora já conhecida da série e algumas outras coisas que fãs antigos notarão assim que colocarem o jogo para rodar. Mostrando que aprendeu com erros do passado, não há nada de loot boxes ou tokens pagos, como aconteceu no lançamento do sétimo game da franquia.

Com certeza ainda existirão pacotes de pistas e carros que chegarão após o lançamento do título — embora o game base já tenha mais de 500 carros — contando com diversas Ferraris, muitas Lamborghinis e outros favoritos dos fãs. Ainda assim, faltam algumas fabricantes ou mais carros de algumas marcas já presentes no jogo (eu senti falta de mais modelos da Alfa Romeo e Maserati, por exemplo).

Quanto à gameplay, Forza faz o excelente trabalho que é comum à franquia: você é um jogador casual? Ótimo, você pode jogar com todas as assistências ligadas e só curtir a velocidade. Você é metido a piloto e tem até aquele volante para o PC/Xbox? Perfeito: basta desligar tudo e você terá um excelente simulador — que está mais real do que nunca. E caso, como eu, você esteja num meio termo desses dois perfis, Forza também te atende bem, deixando algumas assistências ligadas, outras desligadas e ajustando a dificuldade da inteligência artificial (que foi bastante aprimorada em relação aos títulos anteriores). Você terá um ótimo — senão o melhor — jogo de corrida.

Também é notável a atenção do estúdio à acessibilidade do título, tornando Forza Motorsport jogável até mesmo para pessoas cegas.

Piloto da nova geração

A relação carro e piloto está mais forte do que nunca na franquia. Não adianta juntar dinheiro, comprar um carro e sair equipando-o com o que há de melhor na loja de peças do jogo. Não funciona mais assim.

Ao escolher um carro, você terá que jogar com ele para ganhar PPs (pontos de personalização) e ir subindo seu nível de piloto. Com o nível de piloto você tem acesso a mais itens na loja de personalização, onde você gasta os PPs para adquirir para o seu carro.

Você ganha pontos e sobe de nível em corridas, claro, mas também nos treinos antes das corridas. Aliás, os treinos nunca foram tão importantes em Forza Motorsport como no oitavo game da série. Eles tomaram tanto destaque que é quase impossível pulá-los antes das corridas — a opção existe, mas fica escondida dentro do menu de pausa.

E acredite em mim: a personalização nunca foi tão importante também. A física do jogo está mais precisa do que nunca, a ponto de levar em conta a quantidade de combustível que o carro carrega para saber como ele vai se comportar na pista. Tipo do composto de pneus também muda a forma que o carro gruda no asfalto, e o desgaste, junto da borracha na pista, pode te fazer rodar mais do que você queria.

Segundo a Turn 10, são mais de 800 upgrades disponíveis para você montar o carro dos sonhos para cair nas pistas de diferentes modos.

O modo carreira possui diversos eventos diferentes, da forma mais tradicional possível: copa de modelos X, torneio de sedans Y, corrida de muscle cars e assim por diante. Não dá pra recriar tudo, certo? Mas ao menos o básico é muito bem feito.

Pistas favoritas dos fãs estão de volta, junto com algumas novatas também. Um dos destaques é a pista italiana de Mugello, um dos templos do automobilismo. É de se notar não só o cuidado com os traçados, mas também com seu entorno. Tudo parece vivo — mesmo que a gente olhe de forma bem rápida, já que o game roda a 60FPS (em Full HD no Series S e em 4k no Series X e PC).

Além disso, os sistemas de clima dinâmico e hora deixam tudo ainda mais realista. É possível começar uma corrida num fim de tarde nublado e terminá-la numa noite chuvosa, por exemplo.

Uma boa adição é a IA (inteligência artificial) que funciona como a FIA numa corrida de F1: tem alguém batendo ou saindo do traçado para ganhar vantagem? Ele tomará penalização de segundos — e isso funciona tanto no modo offline quanto no online. Dessa forma, o game punirá aquele jogador que acha que está em GTA. Corridas profissionais têm regras a serem seguidas, e o novo Forza Motorsport leva isso muito a sério.

Online e outros modos

Além de poder criar uma sala para jogar com um amigo ou mais, existem os eventos online que contam até mesmo com volta classificatória para decidir o grid de largada no melhor estilo grande prêmio.

Outro modo online é Rivals, no qual você escolhe a categoria e a pista para fazer a melhor volta e enfrentar as melhores voltas de outros jogadores do mundo, via carro fantasma deles correndo ao seu lado.

Infelizmente, o game será lançado sem multiplayer local dividindo a tela — e sequer há qualquer menção sobre a adição desse recurso em algum momento do futuro. Os modos espectador e correr contra humanos e IA também estão de fora no lançamento.

Forza Motorsport - Review
Reprodução/YouTube

Talvez o game oficial da F1 tenha me deixado mal acostumado, mas sinto falta de um modo carreira/história com narrativa, no qual a corrida acabe se tornando mais do que só aquilo, sabe? Acho que já é hora de Forza ter o seu modo história — e não precisa ser num filme.

Online é um novo modo carreira

O modo online principal de Forza é basicamente um novo modo carreira e funcionou de maneira bastante estável nos testes — sendo jogado totalmente contra humanos, a estabilidade é algo bem importante. Você precisa realizar algumas corridas de introdução do modo antes de poder escolher as provas que quer fazer.

Ao entrar no lobby, você terá a oportunidade de fazer treinos livres na pista enquanto a contagem regressiva para o início da corrida fica ali no canto. Além disso, você precisará fazer a etapa de qualificação, para decidir o grid de largada. São 3 voltas na pista e o seu melhor tempo indicará em qual colocação você inicia a corrida — caso não faça, largará em último.

Por serem obrigatórias, as corridas online iniciais são as mais fáceis de completar um lobby com os 12 jogadores que Forza Motorsport permite no online. A maioria das outras provas também já completam lobby mesmo no acesso antecipado, porém encontrei salas de espera que o tempo era de meia hora para a corrida começar, acredito que por conta da baixa inscrição de pilotos nessa prova em questão. Então você pode ir tomar um café enquanto espera mais jogadores se juntarem à corrida.

O Veredicto

Renovado, Forza Motorsport enfim chega à nova geração, mas sem esquecer o que fez a franquia ficar consagrada: gráficos incríveis e ótima sensação de velocidade. Com uma nova forma de tratar o relacionamento de carro com piloto, o game da Turn10 promete fazer gearheads se empenharem para tirar o máximo proveito de cada um dos mais de 500 carros disponíveis já no lançamento. Os modos online também prometem muitas disputas em provas que variam de uma corrida rápida a provas que precisam de estratégia com paradas e trocas de pneus, como um bom fim de semana de corrida.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novo Twisters, filme da vaca voadora dos anos 90, volta para chacoalhar os cinemas

Novo Twisters, filme da vaca voadora dos anos 90, volta para chacoalhar os cinemas

O site francês AlloCiné divulgou que um dos novos heróis será parente dos personagens interpretados por Helen Hunt e pelo falecido Bill Paxton.
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L

Agenda News: Turco, o novo hambúrguer da Smash Burguer com um toque de doce de leite

Descubra o sabor que está conquistando paladares na Smash Burguer.
L
Brasileira anda de táxi sem motorista na China e o espanto dela diverte internautas

Brasileira anda de táxi sem motorista na China e o espanto dela diverte internautas

A turista brasileira Marina Maragna conta a nas redes a experiência dela ao viajar em um táxi sem motorista na China. O espanto dela divertiu muitos seguidores.
L

Agenda News: Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock Night no Grego Original Pub

O pub é a pedida certa para quem gosta de curtir boas bandas de rock, tomar um chopp gelado e saborear uma deliciosa feijoada.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você ao melhor cinema de Porto Velho

Participe e concorra a ingressos para o Cine Araújo!
L

Promoção Solta o Som com o News Rondônia: Sua chance de ganhar uma Pulse Multi!

Participe e concorra a uma Caixa de Som Pulse Beats SP614 – Potência e Conectividade para Animar Qualquer Ambiente!
L

RondônCap sorteou um HB20 Sense e mais R$ 35 mil em prêmios

A edição 203 sorteou R$ 110 mil em prêmios.
L

Assista ao Vivo: 3ª noite do Flor do Maracujá 2024 – 40ª Edição

Celebre a cultura e a tradição na 40ª edição do Flor do Maracujá. Não perca a 3ª noite do evento mais esperado do ano!
L

Maior arraial do Norte: veja programação do Flor do Maracujá deste domingo, 23

Neste domingo (23), o arraial traz uma programação repleta de atrações para a população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Valdir Vargas prestigia inauguração do Centro de Prevenção do Câncer em Vilhena

Pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho e empresário participou da cerimônia de entrega junto a autoridades e destacou a importância da obra para a comunidade.
L

Dimas Craveiro apresenta propostas no #ComunidadeNews

Pré-candidato a vereador de Porto Velho discute segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico
L

Adriano Gomes apresenta propostas para agricultura familiar em entrevista ao #ComunidadeNews

Pré-candidato a vereador destaca compromissos e projetos para fortalecer pequenos produtores rurais em Porto Velho
L

Pré-candidato a prefeito Ricardo Frota apresenta propostas e visões para Porto Velho no #GiroNews

Ele destaca áreas prioritárias como saneamento, saúde, segurança e inclusão social
L
Dr. Fernando Máximo apoia a candidatura do Dr. Hiran Gallo e do Dr. Cleiton Bach no CFM

Dr. Fernando Máximo apoia a candidatura do Dr. Hiran Gallo e do Dr. Cleiton Bach no CFM

O deputado federal Dr. Fernando Máximo (UB) manifestou publicamente seu apoio aos dois candidatos, considerando que Rondônia possui duas cadeiras, atualmente ocupadas por esses médicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO ORGULHO: Membro de facção é baleado e esfaqueado durante tortura em residencial na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima às pressas ao Hospital João Paulo II.
14
URGENTE: Suspeito de roubo é espancado duramente no centro de Porto Velho

URGENTE: Suspeito de roubo é espancado duramente no centro de Porto Velho

O rapaz foi socorrido em estado grave para o Hospital João Paulo II.
12

URGENTE: PM encontra corpo de homem que estava desaparecido em matagal no Morar Melhor

O rabecão fez a remoção para o IML.
18

Motociclista é executado em possível emboscada

O garupa sacou uma arma de fogo e efetuou vários tiros contra a vítima, que caiu ao solo agonizando até a morte.
18

Vereador Daniel é assassinado em Rondônia

O caso agora segue em investigação.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segundo dia de programação do Flor do Maracujá marca estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá

O governador do estado, Marcos Rocha, reforçou a importância de fomentar a cultura.
L

Parque de diversões garante entretenimento para crianças e adultos no Arraial Flor do Maracujá

Essa diversidade garante diversão para toda a família.
L

Inverno é sinônimo de frio e baixa umidade do ar para os pets

Cães e gatos também podem sofrer com o desconforto de doenças articulares e respiratórias
L

Vamos falar de carne: churrasco, ponto da carne, suco ou sangue…

Domingo lembra churrasco, então já fazemos planos para o tradicional churrasco, não é verdade? Carvão, grelha, sal, carne.
L

Haval eleva a disputa dos SUVs médios com o H6 PHEV19

Modelo tem preço a partir de R$ 239 mil e permitirá ligar qualquer aparelho elétrico de 220 V
L

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica?

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços
L

Eleição ainda não mexe com eleitor, mas partidos esperam a grana do fundo eleitoral e começam a procurar vices

Não é certo que todas as candidaturas serão mantidas.
L

Apenado monitorado é morto a tiros e tijoladas na zona leste de Porto Velho

Equipes do BPTAR fizeram o isolamento do local e solicitaram perícia e rabecão para os trabalhos de praxe e remoção do corpo ao IML.
18

URGENTE: Comerciante atacado a tiros após matar bandido a facadas morre no hospital em Porto Velho

O comerciante foi socorrido por familiares para a UPA Leste.
18

IDENTIFICADO: Mulher encontra marido pescador morto boiando no Rio Caracol

Segundo a PM, a esposa do rapaz contou que, por causa da demora do marido em voltar da pescaria, foi até o local procurá-lo.
18