A ampliação do ensino profissionalizante em Rondônia tem sido um fator determinante para a criação de novas oportunidades para mulheres no mercado de trabalho. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) tem sido um dos principais meios de acesso à qualificação, possibilitando a inclusão feminina em diversas áreas, inclusive naquelas que tradicionalmente eram dominadas pelo público masculino.
Um exemplo desse avanço é a Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas. Apesar de a maioria dos alunos ainda ser composta por homens, cresce gradativamente a participação feminina nesse segmento. Além dessa unidade, o governo de Rondônia aposta no ensino itinerante como estratégia para levar conhecimento a diferentes localidades, oferecendo capacitações nas áreas de Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Informática, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura, por meio das escolas móveis.
Setor da beleza é o preferido das mulheres que buscam qualificação
Empreendedorismo feminino em ascensão
Dentre as formações mais procuradas pelo público feminino, os cursos na área da beleza se destacam. A Escola Móvel de Imagem Pessoal tem sido um grande atrativo para mulheres que desejam ingressar no setor ou empreender no ramo.
Foi o caso de Paula Juliana Soares Bies, de 30 anos, que encontrou no curso de Maquiagem Profissional, realizado em 2024, a oportunidade de concretizar seu sonho. Hoje, ela administra seu próprio estúdio no bairro Tucumanzal, em Porto Velho.
“Desde criança, sempre vi na área da beleza uma forma de crescer profissionalmente. Comecei maquiando familiares para eventos até decidir me especializar e abrir meu próprio negócio. Empreender exige dedicação e persistência, e esse tem sido o meu lema para alcançar o sucesso”, conta a maquiadora, que tem visto sua agenda lotar, principalmente durante o período do Carnaval.
Mulheres conquistam espaço em áreas técnicas, como mecânica de motocicletas
Enquanto o setor da beleza segue como um dos mais procurados, algumas mulheres começam a explorar novas áreas, como os cursos de mecânica. A Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas vem atraindo alunas interessadas em ocupar espaços antes exclusivos dos homens.
É o caso de Ana Clara Miranda, de 30 anos, moradora do bairro Ayrton Senna, na capital. Ela ingressou no curso de mecânica em fevereiro de 2025 e tem planos ambiciosos. “Quero não apenas aprender, mas também entrar nesse ramo profissional para mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirma a estudante.
Políticas públicas fortalecem a presença feminina na educação profissional
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a maior inserção feminina no ensino profissionalizante é resultado de políticas públicas que visam a valorização e o empoderamento das mulheres. Programas como o Mulher Protegida, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, são algumas das iniciativas da gestão estadual para garantir mais oportunidades ao público feminino.