SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

O objetivo é incentivar a padronização dos cortes de peixes, dialogar com produtores locais e conhecer práticas regionais.

Por ASCOM UNIR

Publicado em 

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que desenvolvem o projeto Aquicultura 4.0 realizaram neste mês de fevereiro uma série de visitas técnicas no Mato Grosso. O projeto é coordenado pela professora Jucilene Cavali (Zootecnia/UNIR), que realizou a visita acompanhada dos coordenadores Ricardo Bastos e Alexandre Diógenes, ambos docentes do curso de Engenharia de Pesca da UNIR, e do professor Jerônimo Dantas Filho (São Lucas/Ji-Paraná), além da bolsista Karoline Cintra. 

O objetivo do projeto Aquicultura 4.0 é estabelecer um sistema padronizado de cortes de peixes e nomenclaturas para a aquicultura em todo o território nacional, trazendo mais clareza para os consumidores, melhor organização para os produtores e maior competitividade no mercado. A padronização é fundamental para garantir uniformidade nos processos de produção, comercialização e consumo, assegurando que o setor cresça de forma ordenada e alinhada com as melhores práticas de manejo e comercialização. 

“A realização dessas visitas técnicas reforça o compromisso do projeto em fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, aprimorando os processos produtivos e agregando valor ao pescado. Com iniciativas como essa, espera-se não apenas ampliar a competitividade do setor, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil”, afirmou a professora Jucilene Cavali. 

Expedição – A expedição buscou incentivar a padronização dos cortes de peixes redondos, promovendo o diálogo com produtores locais e conhecendo as práticas regionais para aprimorar o sistema de nomenclaturas no setor. O Projeto Nomenclatura de Cortes Comerciais de Peixes Redondos integra o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura, que é apoiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio da Secretaria Nacional da Pesca Industrial e da Secretaria Nacional de Aquicultura.  

A primeira parada da equipe foi no Mercado do Porto, onde conheceram as principais espécies de peixes comercializadas e observaram a nomenclatura utilizada pelos vendedores. Segundo a coordenadora Jucilene Cavali, esse levantamento é essencial para compreender as variações regionais e facilitar a padronização dos cortes, contribuindo para a valorização dos produtos. No local, a equipe conversou com comerciantes que forneceram informações relevantes sobre o mercado e a comercialização do pescado, incluindo Antônio José da Silva, que concedeu uma entrevista, já disponível no Instagram do programa: @aquiculturasustentavelro. 

Ainda no Mercado do Porto, a equipe visitou a Coopesca, uma importante cooperativa do setor. Durante a visita, acompanharam os processos de beneficiamento do pescado, com foco especial na tambatinga, um híbrido do tambaqui com a pirapitinga. Esse peixe tem se destacado no mercado por sua combinação de sabor e alto rendimento de carne, tornando-se um produto altamente valorizado. No local, o profissional Emanuel explicou detalhadamente as etapas de processamento e comercialização do pescado. E Márcio, também profissional da cooperativa, demonstrou os cortes dos peixes e compartilhou sua trajetória de vida no ramo do pescado, que atravessa gerações em sua família. 

Seguindo com a agenda, a equipe visitou o frigorífico Delicious Fish, em Lucas do Rio Verde, onde analisaram tanto a tambatinga quanto o pintado. Entre os cortes mais comuns da tambatinga estão: peixe inteiro sem escama, ventrecha/carré, laqueada, filé, filé em cubos, costelinha, posta, suã e banda. Já para o pintado, um peixe de couro muito apreciado e ideal para cortes nobres, os cortes mais populares incluem peixe congelado, filé sem pele, filé da cauda, filé com pele, suã e postas. Durante a visita, a equipe conversou com o colaborador Salomão, que demonstrou os cortes realizados no frigorífico e explicou detalhadamente o processo. Além disso, foram realizadas atividades de análise da qualidade e do rendimento do pescado. 

Encerrando a agenda, a equipe visitou o frigorífico Gran Fish Pescados, onde foram recebidos pela funcionária Flávia, que apresentou todo o processo de beneficiamento do pescado na empresa, desde a chegada dos peixes até sua comercialização. Durante a visita, a equipe conheceu as etapas de processamento, os diferentes tipos de cortes e as embalagens utilizadas para garantir a qualidade do produto. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L

PS UNIR: UNIR convoca aprovados com notas do Ensino Médio e Enem para matrícula nos cursos de graduação

Candidatos aprovados no PS UNIR 2025.2 devem realizar a matrícula online entre os dias 11 e 15 de julho; início das aulas será em 22 de julho.
L
Brasil não atinge meta de alfabetização em 2024, com 59,2% de crianças alfabetizadas

Brasil não atinge meta de alfabetização em 2024, com 59,2% de crianças alfabetizadas

O indicador de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental ficou abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal, com as enchentes no Rio Grande do Sul sendo um fator determinante para o resultado.
L
Governo de Rondônia realiza 3º Aulão do Enem em Porto Velho e reúne mais de 300 estudantes

Governo de Rondônia realiza 3º Aulão do Enem em Porto Velho e reúne mais de 300 estudantes

Com foco em matemática, redação e atualidades, 3º Aulão do Enem mobiliza alunos da rede estadual e reforça ações do governo de Rondônia.
L
Encceja: Inscrições para privados de liberdade encerram nesta sexta-feira (11)

Encceja: Inscrições para privados de liberdade encerram nesta sexta-feira (11)

Prazo final para o Encceja PPL 2025 também inclui pedidos de atendimento especializado e nome social, oferecendo certificação de ensino fundamental e médio.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Apenado monitorado é preso após roubo de celular na capital

Em consulta ao sistema, os policiais constataram que a motocicleta utilizada era roubada.
10

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Jovem é atacado a tiros enquanto pintava portão de residência na zona leste

Vítima de 22 anos foi atingida nas pernas; criminosos fugiram de bicicleta após o ataque.
12
Jovem morre afogado em balneário na capital

Jovem morre afogado em balneário na capital

Tragédia ocorreu nesta sexta-feira (11); Corpo de Bombeiros localizou o corpo após buscas na área rural da capital
18

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.