O turismo é um dos segmentos econômicos de Rondônia que está colhendo bons frutos com a expansão do ensino profissionalizante no estado. Cursos nessa área, ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), estão motivando alunos a seguirem carreira em profissões desse nicho de mercado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra no turismo fortalece as ações que a gestão estadual vem desenvolvendo com foco no setor. “O governo de Rondônia divulga as potencialidades do estado com o objetivo de atrair visitantes. É fundamental ter profissionais qualificados para receber os turistas”, salientou.
TRANSIÇÃO DE CARREIRA
A professora Ivone Nascimento Ferreira, que mora no Bairro Nova Floresta, em Porto velho, trocou a sala de aula pela atividade turística depois que fez os cursos Técnico em Eventos e Técnico em Guia de Turismo. “Estou fazendo atualmente o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Tenho planos de unir meu conhecimento em pedagogia e turismo para expandir a minha atuação”, destacou a estudante, que abriu uma empresa de animação infantil e faz guiamento de grupo de turistas.
Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo. Samuel Machado, que mora no Bairro Aeroclube, na Capital, fez o Curso Técnico em Guia de Turismo e justifica porque continua os estudos. “O condutor de turismo complementa o trabalho do guia de turismo, então se tenho as duas capacitações vou realizar um trabalho completo”, ressaltou.
BIOECONOMIA
O estudante Flaw Naje que mora no Bairro Teixeirão, em Porto Velho, é da mesma turma e, assim como os demais, prossegue a rotina escolar no Idep para ampliar as chances de conquistar novas oportunidades na indústria do turismo. “Fiz o Curso Técnico em Eventos e quem trabalha nessa área está sempre em contato com o público, inclusive turistas. Por isso, resolvi fazer o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais.”
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o Instituto está ampliando a qualificação da mão de obra para ocupações voltadas à bioeconomia, que garante a geração de riquezas e preserva os recursos naturais. “O ecoturismo se enquadra nesse contexto que cada vez mais se fortalece com os avanços da economia verde”, ressaltou.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A instituição de ensino está com inscrições abertas para cursos em outras áreas, e os interessados podem se inscrever no link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-porto-velho-ro-inscricoes-ate-17-10/