Valorizado cada vez mais na economia atual, o ensino profissionalizante está atraindo quem busca uma rápida inserção no mercado de trabalho ou tem planos de abrir o próprio negócio. Na quarta-feira (11), o governo de Rondônia realizou a formatura de três cursos técnicos, no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho.
Durante a solenidade, formaram-se 54 alunos, sendo:
- 17 alunos do Curso Técnico em Secretaria Escolar, ministrado na sede da Escola Técnica Estadual do Idep (Etec).
- 17 alunos do Curso Técnico em Eventos, cujas aulas aconteceram no polo Orlando Freire.
- 20 alunos do Curso Técnico em Comércio, o qual contou com duas turmas, uma no Polo Orlando Freire e outra no Polo Flora Calheiros.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a formatura dos três cursos técnicos representa mais um significativo avanço na qualificação da mão de obra. “Ao formar novos técnicos, o governo mantém o desenvolvimento econômico e social, combatendo o desemprego, fortalecendo as empresas locais e, ainda motiva a atração de novos investimentos no estado.”
INCENTIVO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O formando do Curso Técnico em Eventos, Flaudenildo Alecrim Naje, que foi o orador da sua turma, destacou na saudação aos demais concluintes, a importância do incentivo do governo de Rondônia na oferta de cursos técnicos gratuitos.
“O caminho da formação não é percorrido sozinho e cada um dos educadores do Idep e o estado tiveram importância no sucesso dessa nova conquista”, salientou o estudante que já atua na área e realizou o curso para o aprimoramento de suas atividades.
INSCRIÇÕES
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enalteceu no discurso de saudação aos formandos, a relevância do ensino profissionalizante no currículo do trabalhador. “A educação profissional verdadeiramente é cidadania porque a pessoa que tem uma profissão, é protagonista do seu próprio desenvolvimento”, enfatizou a dirigente da instituição, salientando que, o instituto profissionalizante lançou no início do mês de setembro, 10 cursos técnicos, cujas inscrições se encerram nesta quinta- feira (12).