SEGUNDA-FEIRA, 14/10/2024

Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência

Nesta fase, estudantes reprovam mais e abandonam escola

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil tem mirado cada vez mais em uma etapa crítica da educação: os anos finais do ensino fundamental. Essa etapa vai do 6º ao 9º ano e é cursada entre as idades de 11 a 14 anos. Estudos mostram que é uma etapa na qual os estudantes enfrentam grandes mudanças na própria vida, com a entrada na adolescência. Também, geralmente, mudam-se para escolas maiores e lidam com aprendizagens mais complexas. Trata-se de um período determinante para que eles concluam os estudos, até o final do ensino médio.

Discutir como o Brasil e outros países estão lidando com a garantia de uma educação de qualidade e quais as principais estratégias para combater a reprovação e o abandono escolar foi o objetivo do Seminário Internacional Construindo uma Escola para as Adolescências, que ocorreu nesta terça-feira (10) no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi transmitido online.

A coordenadora Executiva Adjunta da ONG Ação Educativa, a socióloga e educadora Edneia Gonçalves destacou que um ponto central nesta discussão é considerar o papel da educação e da escola na redução das desigualdades no país. “Eu acredito que a função social da escola é garantir a todas as pessoas o direito a trajetória escolar que produza e construa aprendizagens significativas para a pessoas seguirem suas vidas. Só que isso não é tão simples quanto parece”, afirmou.

Os dados mostram que nem todos os brasileiros têm as mesmas condições de estudo e de formação. A maioria que acaba reprovando e até mesmo abandonando a escola sem concluir o ensino médio é justamente a população mais vulnerável.

Segundo a oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Júlia Ribeiro, as populações preta, parda, indígena e quilombola e as pessoas com deficiência têm maiores porcentagens de abandono escolar do que a população branca.

“Necessidade de contrariar destinos, que a gente aceita como sendo natural, que quem vive em situação de maior vulnerabilidade vai reprovar, vai entrar em distorção [de idade em relação à série cursada] e vai abandonar a escola. Então, por isso, contrariar destinos porque a gente não pode aceitar que esses sejam os destinos que esses meninos e meninas tenham nas suas escolas”, ressaltou.

Em julho deste ano, o governo federal lançou o Programa de Fortalecimento para os Anos Finais do Ensino Fundamental – Programa Escola das Adolescências que tem como objetivo construir uma proposta para a etapa que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil, promova um espaço acolhedor e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.

O programa reúne esforços da União, dos estados e do Distrito Federal e dos municípios e prevê apoio técnico-pedagógico e financeiro, produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais e incentivos financeiros a escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais.

Comparação internacional

O estudo Diálogos políticos em foco para o Brasil – Insights internacionais para fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta no ensino secundário inferior foi lançado durante o evento. Realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Fundação Itaú Social, a pesquisa traz um panorama do cenário brasileiro, faz comparações com outros países e reúne iniciativas bem-sucedidas tanto brasileiras quanto internacionais voltadas para as adolescências.

De acordo com o estudo, a maioria dos países da OCDE vê a conclusão do ensino secundário superior (etapa equivalente ao ensino médio brasileiro), como requisito mínimo para uma vida plena. Assim, os sistemas de ensino devem garantir que todos os alunos do ensino fundamental avancem para a próxima fase.

Os dados mostram, no entanto, que nenhum país da OCDE e nem o Brasil reúnem ao mesmo tempo três indicadores considerados importantes para um bom desempenho escolar: senso de pertencimento, clima disciplinar e apoio docente. Nenhum país possui esses três indicadores positivos. Os dados são baseados nas respostas dos próprios estudantes de 15 anos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2022.

O Brasil fica em último lugar em relação ao senso de pertencimento e está também entre as piores colocações em termos do clima disciplinar nas escolas.

O estudo aponta algumas práticas desenvolvidas e aplicadas em alguns países como possibilidades para melhorar a etapa de ensino. Entre elas, ouvir estudantes em diferentes estágios de elaboração de políticas publicas de forma regular e ser proativo em tornar a escola um lugar onde os estudantes querem estar.

A pesquisa mostra ainda que os alunos precisam de ajuda para entender onde estão e para onde podem ir com a formação escolar. Isso pode motivá-los a seguir estudando. Para isso são citadas práticas de construir pontes entre diferentes fases da educação e oferecer informações de carreiras para aqueles que mais precisam.

Edital de pesquisa

Para incentivar estudos voltados aos anos finais do ensino fundamental e para as adolescências, segundo o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos, o ministério irá lançar, junto com a Fundação Itaú, um edital de pesquisa para reconhecer, identificar e fortalecer boas práticas do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental.

De acordo com o diretor, o edital, que está na fase de elaboração, deverá ser voltado a professores da educação básica, grupos de pesquisa e associações da sociedade civil que tenham iniciativas voltadas para essa temática.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo.
L

Seminário Regional de Tecnologia reúne projetos desenvolvidos por professores e estudantes, em Guajará-Mirim

Durante o Seminário houve a apresentação de 12 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas estaduais. 
L
Formação continuada online para professores da rede pública acontece nesta sexta-feira, 11

Formação continuada online para professores da rede pública acontece nesta sexta-feira, 11

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância dessa formação contínua.
L
Estudantes representam Rondônia no Projeto Embaixadores do Brasil Central, em Brasília

Estudantes representam Rondônia no Projeto Embaixadores do Brasil Central, em Brasília

A estudante Sofia Carolina destacou que a experiência está sendo transformadora.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rio Branco: temporal destelha casas e derruba árvores

Inmet emitiu alerta de chuva intensa na noite anterior, inclusive para o sul de Rondônia.
L

Txai Suruí: ativista lança livro exaltando a cumplicidade e o respeito ao meio ambiente

O imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, assina o prefácio.
L

Prefeitura de Porto Velho inaugura Calçada Criativa

Local é o novo Espaço Cultural na Cidade
L

Agnaldo Souza representa Rondônia no Panamericano de Karatê 2025

Esses títulos são mais um marco na longa e vitoriosa carreira do atleta, que vem representando Rondônia com excelência ao longo de sua trajetória.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Célio Lopes declara apoio à Mariana Carvalho no segundo turno das eleições municipais de Porto Velho

A decisão de Célio Lopes, que foi aprovada pelas executivas municipal e estadual do PDT, reflete sua convicção de que a proposta de Mariana Carvalho é a que melhor se alinha com suas propostas de renovação e de gestão inclusiva, transparente e participativa.
L
Eleições 2024: número de eleitos da área de saúde tem aumento

Eleições 2024: número de eleitos da área de saúde tem aumento

Já os ligados à educação registraram queda
L

Confira a agenda da candidata Mariana Carvalho para Segunda-feira dia 14-10

Veja onde a candidata a prefeitura de Porto Velho estará nesta Segunda.
L

Sabatinas na SICTV e três debates nas duas semanas decisivas em Porto Velho vão ajudar o eleitor a decidir

É uma eleição das mais complexas. No primeiro turno, Mariana teve 47 mil votos a mais que Léo e este é o primeiro e enorme desafio do ex-diretor do Detran e ex-deputado federal: tirar toda esta distância nas urnas
L

Justiça eleitoral determina identificação de autor de postagem com “fake news” contra Léo Moraes

Perfil no Instagram disseminou desinformação contra candidato do Podemos, publicando diversas MENTIRAS
L
Publicidade

POLÍCIA

Bombeiros fazem buscas por jovem que pulou da ponte no Rio Madeira

Bombeiros fazem buscas por jovem que pulou da ponte no Rio Madeira

Tamili tem uma bebê recém-nascida e outra criança, e estaria com depressão pós-parto.
12
PRF apreende 6,6 toneladas de cassiterita durante a Operação Echo Norte

PRF apreende 6,6 toneladas de cassiterita durante a Operação Echo Norte

Um dos objetivos da Operação é fortalecer o policiamento visando o combate aos crimes ambientais.
10
Motociclista sofre queda depois de passar em lombada na zona sul

Motociclista sofre queda depois de passar em lombada na zona sul

De acordo com testemunhas, o idoso transitava em uma moto de alta cilindrada pela Anari em direção a Pau Ferro, quando perdeu o controle da direção depois de passar em uma lombada e caiu.
12
Ação contra suposta invasão de áreas públicas prende 6 pessoas no Acre

Ação contra suposta invasão de áreas públicas prende 6 pessoas no Acre

Operação foi realizada pela PF em conjunto com Ibama e Polícia Militar
L
Bandidos atropelam motociclista depois de roubar carro no Cristal da Calama

Bandidos atropelam motociclista depois de roubar carro no Cristal da Calama

Na fuga acabaram atropelando um motociclista na Avenida Mamoré com Alexandre Guimarães.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procurador-Geral de Justiça prestigia espaço “MP + Perto de Você” no Shopping da capital

Na ocasião, um grupo de jornalistas registrou todos os ambientes disponibilizados e conheceu mais sobre a história da Instituição. Eles também visitaram o espaço de acolhimento jurídico.
L

BR-319: ônibus tomba e deixa feridos

Temporais com chuvas volumosas têm ocorrido na região que mais incendiou a floresta amazônica.
L

Pesquisa aponta 97% de empregabilidade de egressos do SENAI-RO

Com relação à qualidade e satisfação com o curso, numa escala de 1 a 5, 74,8 avaliaram com a nota máxima. 16,3% classificaram na escala 4.
L
Bairro Jardim Europa terá quadra de esportes e praça pública; obras executadas pela Prefeitura de Jaru já estão bem adiantadas

Bairro Jardim Europa terá quadra de esportes e praça pública

Obras executadas pela Prefeitura de Jaru já estão bem adiantadas.
L
Advogada e Empreendedora de Rondônia representa o Estado em convenção internacional na Itália

Advogada e Empreendedora de Rondônia representa o Estado em convenção internacional na Itália

O convite partiu do Prof. Raffaele Palumbo, diretor do Departamento de Cooperação Itália/Brasil, através da presidente coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Izabel Cristina, em reconhecimento ao trabalho relevante que Flaviana tem realizado no Estado de Rondônia.
L

Professores destacam projeto que leva vivência ribeirinha para dentro das salas de aula

A professora Jadina avalia que o projeto é fundamental para a melhora da qualidade de ensino, principalmente em comunidades distantes da capital.
L

Proampe ultrapassa a marca de R$ 10,5 milhões para manutenção dos pequenos negócios em Rolim de Moura

Proampe tem ajudado empreendedores a manter os pequenos negócios em pleno funcionamento em Rolim de Moura.
L
DPU pede ao CNJ dados sobre indígenas vítimas de crimes

DPU pede ao CNJ dados sobre indígenas vítimas de crimes

Diálogo com CNJ pretende levantar dados para atuação nos processos envolvendo vítimas e acusados em processos criminais.
L
Nobel de Economia vai para pesquisadores que estudam desigualdade

Nobel de Economia vai para pesquisadores que estudam desigualdade

São eles Simon Johnson, James Robinson e Daron Acemoglu
L