O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a entrega de certificados para as alunas que concluíram o curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico do Programa Mulheres Mil. O curso teve duração de 160 horas e foram ministrados presencialmente na sede da Associação de Mulheres “Margarida Alves” AMMA e Associação de Meninos e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, ambas no município de Cerejeiras.
Para o curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico, as alunas cursaram disciplinas de Direito da mulher e Ética profissional, Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira, Língua Portuguesa, Oratória, Expressão Corporal e Verbal, Mídias Digitais, Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária, Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança no Trabalho, Construção Civil, Aplicação de Revestimento Cerâmico com aulas práticas.
Gazeta Rondônia Publicidade 790×90
Para a presidente da Associação de Mulheres “Margarida Alves” AMMA, Elaine Oliveira Lima, o Curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico ministrado para as mulheres da AMMA foi um grande divisor para as associadas da instituição.
“Eu sou imensamente grata ao Fausto e toda a equipe do IFRO por essa parceria com a Associação de Mulheres Margarida Alves, que contou com o importante apoio da Associação de Meninos e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, que cedeu o espaço físico possibilitando a oferta desse curso do Programa Mulheres Mil para o nosso público, minha gratidão também aos professores e professoras pela dedicação, são todos (as) profissionais de excelência que se empenharam em passar os conhecimentos da forma mais didática possível, vamos sempre lembrar de todos (as) com carinho e saudades. Obrigado as alunas que foram maravilhosas e também meu esposo Vanderlei que muito colaborou nessa jornada. já estamos ansiosas pelos próximos cursos por meio dessa parceria maravilhosa”. Agradeceu Elaine.
Segundo o Supervisor dos cursos do Programa Mulheres Mil do Campus Colorado do Oeste, Fausto Augusto Teixeira, finalizar mais um curso é muito gratificante, ”para nós servidores, ofertar cursos é motivador, nesses momentos que a palavra SERVI/dor faz o verdadeiro sentido, poder ajudar pessoas que se encontram em dificuldades emocionais, financeira, familiares, etc. e ver que o curso trouxe para essas mulheres o brilho, a vontade de levantar todos os dias e correr atrás dos seus sonhos, dos seus objetivos. Quando a gente entrega os certificados para essas mulheres não tem explicação…você enxerga no olhar delas a alegria de estar recebendo o certificado, embora não exerça a profissão, não tem palavras para explicar a sensação, somente estando presente para saber o que é de verdade a alegria e o orgulho delas por estar concluindo mais uma etapa. Encerramos esse curso com a certeza de dever cumprido com instituição de ensino inserida na sociedade”. Destacou Teixeira.
Conforme os coordenadores da ação, a conclusão do curso é de grande importância para as participantes que tiveram acesso a capacitação, que é uma das principais ferramentas de empoderamento da mulher, e que além da formação profissional, propicia a sua emancipação financeira, mudando sua realidade na sociedade.
“O Programa Mulheres Mil é uma oferta do Governo Federal que tem como objetivo capacitar mulheres para o mundo do trabalho. No entanto, o programa vai muito além disso, é sobre empoderar mulheres, pois conhecimento é poder. Vemos aqui além do conhecimento teórico e prático adquirido, mulheres com a autoestima elevada e o orgulho dos familiares. É muito bom ver os resultados na prática tendo a certeza que o programa realmente está atingindo os objetivos propostos”, elencou Ana Karina Nicola Gervásio, Coordenadora Multidisciplinar do Programa Mulheres Mil.
Para a Diretora de Programas e Projetos do IFRO e Coordenadora-Geral do Programa Mulheres Mil, Márcia Tesser, a conclusão desses cursos tem um significado especial.
“É maravilhoso ver mulheres tendo suas vidas transformadas por meio de cursos e de formações ofertadas pelo Programa Mulheres Mil, que é um fruto da parceria do IFRO com o Governo Federal por meio do Ministério da Educação, parabéns a essas alunas que concluíram essa importante etapa em suas vidas”, pontuou Tesser.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em distintas situações de vulnerabilidade e risco social: moradoras de zonas urbanas periféricas, privadas de liberdade, cisgênero e transgênero, em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade psicossocial com 16 anos ou mais de idade, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, de povos originários, tradicionais e do campo, entre outras.