Diversos alunos das escolas Santa Marcelina, João Bento da Costa, Eduardo Lima e Silva, Teodoro Assunção, Paulo Leal, de Porto Velho, e Jaime Barcessat e Carlos Drummond de Andrade, do município de Candeias do Jamari, visitaram as instalações da unidade CETEM durante o evento Mundo SENAI, realizado presencialmente em Porto Velho nesta sexta-feira, dia 8.
Para esta edição, que acontece em todos os estados do Brasil, a unidade preparou uma série de atividades que incluíram demonstrações do braço robótico, da bancada 4.0, de segurança em serviços de distribuição de redes, além da apresentação e operação de robótica Lego, tour guiado pelo laboratório de mecânica, exposição de simuladores, demonstração do acionamento de subestação e pneumática, exposição do kit didático de eletrônica e energia solar, e a apresentação dos cursos de aprendizagem do segundo semestre de 2024.
A abertura do evento contou com a presença da Banda da 17ª, que, além do Hino Nacional, apresentou um repertório de músicas brasileiras que variou do rock ao sertanejo, agradando a todos os gostos. Em seguida, iniciaram-se as visitas guiadas pelos instrutores e alunos dos cursos do SENAI.
Para o gerente do CETEM, Cleber Melo, é sempre uma satisfação receber alunos e demais visitantes no Mundo SENAI, pois é uma oportunidade para todos conhecerem as instalações e descobrirem o que a instituição oferece em termos de qualificação profissional. “Nos preparamos para mais esta edição em todos os segmentos dos nossos cursos. Vale ressaltar que, além dos instrutores, nossos alunos demonstraram os equipamentos, mostrando na prática o que aprendem na teoria durante os cursos”, explicou.
Durante a visitação, houve uma rápida explicação sobre todos os equipamentos e máquinas utilizados nos cursos do SENAI. Um dos locais que mais chamou a atenção foi a sala de demonstração do braço robótico e dos robôs Lego, no segmento da indústria 4.0. Igor Eduardo Lima de Farias, aluno do colégio Carlos Drummond de Andrade, ficou surpreso com toda a tecnologia disponível na unidade. “É a primeira vez que venho ao evento e não imaginava que havia todas essas máquinas aqui. Gostei muito e me interesso pela área de informática, que quero seguir como profissão”, falou.
Outro espaço que despertou interesse foi a sala onde estavam as impressoras 3D. A cada demonstração, era possível perceber a surpresa dos visitantes. Os instrutores explicaram as possibilidades das impressoras em confeccionar objetos em material plástico e desenhos em madeira.
Na área de eletrotécnica, após a explicação dos instrutores e alunos sobre o funcionamento dos equipamentos, houve um momento em que uma aluna do 9º ano da escola Jaime Barcessat participou de uma simulação de resgate. Para essa simulação, ela foi totalmente equipada com colete de segurança, capacete e demais EPIs. Ao final do exercício, Estafany Tainá Alves, que iniciou o curso de assistente administrativo neste semestre no SENAI, comentou que foi uma experiência fantástica. “Iniciei um curso no SENAI agora, mas vendo tudo o que é oferecido aqui, quem sabe, possa fazer outros cursos e me profissionalizar em outras áreas”, disse ela.
CEET Porto Velho leva diversos parceiros e atrai estudantes e a comunidade para o Mundo SENAI
Na edição de 2024 do Mundo SENAI, o SENAI CEET preparou uma série de atividades, contando com vários parceiros nos segmentos automotivo, refrigeração e mecânica. Além da exposição das atividades desenvolvidas pela unidade, participaram, a convite da gerência do CEET, as empresas GWM, Dydyo, BYD, Master Motos, Bingool Motos – Yamaha, Tecnomotores, Watts Motos, Resfriar, PRG Refrigeração, Norte Refrigeração, Stock Ferramentas e Rondobens Caminhões, que disponibilizaram e exemplificaram seus veículos, ferramentas e equipamentos.
Na abertura oficial, a gerente Juliane Loubach Sordino agradeceu a presença de todos os alunos e da comunidade presente. Em seguida, o ambiente foi abrilhantado pela apresentação musical do professor José Moreira Dias Filho e por música ambiente com um DJ, que tocou diversos ritmos, agradando a todos os gostos musicais.
Alunos das unidades do SESI João Bento da Costa, Jesus Burlamaqui Hosannah e Orlando Freire puderam conferir as atrações e as oportunidades de cursos oferecidos pelo CEET. Dentro da programação, os visitantes participaram de oficinas de massa folhada e de boas práticas de refrigeração, apresentações e exposições de empilhadeiras e de projetos eletrônicos, minicursos de NR-07 e de desenho em 3D, palestras na área de gestão com o tema “Foco e Resultado no Seu Negócio”, no setor de vestuário e moda com o tema “Tendências da Moda 2025”, demonstrações da unidade móvel de montagem de móveis, exposição de robótica e apresentação de tecnologias da indústria em automação e inovação, além de exposições de simuladores de sinalização e iluminação e de motores de veículos.
A comunidade também prestigiou o evento. Foi o caso de Érica Marinha Cunha Lima, que soube do Mundo SENAI por meio do grupo de aplicativo de mensagens da família. “Meus sobrinhos estudam no SESI e colocaram a programação, e como eu gosto de cozinhar e faço alguns bolos, decidi vir conferir as técnicas apresentadas nas oficinas de panificação”, disse. O instrutor da área de panificação Cleiton Passos apresentou as técnicas de trabalho com massa folhada. “Gostei muito da explicação do professor, que utilizou uma linguagem simples, e vou fazer o teste em casa”, comentou Érica.
Houve também uma exposição de moda com roupas confeccionadas pelas alunas que frequentam o curso ministrado pela professora Cida Ramiro, por meio do projeto Vencer. A aluna Arlete Maciel elogiou muito a estrutura, o maquinário e as aulas da professora do SENAI. “Aqui encontramos o que há de melhor neste segmento, e com certeza fará toda a diferença na minha vida e na das minhas colegas”, afirmou.
Quem também esteve na unidade para visitar as atrações do Mundo SENAI foram os egressos do curso de mecânica automotiva João Henrique Fernandes, João Victor Vieira Sousa e Matheus Rodrigues, que já atuam na área da mecânica em uma das concessionárias renomadas de Porto Velho. “É sempre bom visitar nossa antiga escola, que nos preparou para essa profissão”, disse João Henrique, que também cursa a faculdade de engenharia civil, ampliando assim seu campo profissional.
Para encerrar as atividades do Mundo SENAI no CEET, houve uma palestra sobre a área de refrigeração, ministrada pela também egressa do SENAI e ex-instrutora da instituição, Jossineide Viana Oliveira.