QUARTA-FEIRA, 09/10/2024

Pesquisa nacional quer investigar a violência contra educadores

Questionário poderá ser respondido até o final de julho

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisa nacional quer investigar a violência contra educadores
Joel Rodrigues/Agência Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (Onve) lançou oficialmente nesta sexta-feira (7) a pesquisa nacional A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil. O coordenador do Observatório, professor Fernando Penna, da Faculdade de Educação da UFF, explicou à Agência Brasil que “a pesquisa visa produzir dados para a elaboração de políticas públicas sobre violência”.

Fernando Penna informou que, a princípio, todos os educadores da educação básica, ensino superior, privado e público podem participar. “Eles vão falar da sua experiência, inclusive, aqueles que não viveram podem indicar que não passaram por nenhuma das situações descritas”.

A pesquisa trabalhará com uma concepção de educadores que envolve todos os profissionais da educação, desde diretores, merendeiras, porteiros, técnicos de assuntos educacionais, além dos próprios professores. Ela poderá ser respondida por meio de formulário online encontrado no site do observatório.

Também coordenador do Núcleo de Estudos em Educação Democrática da UFF, Fernando Penna disse que o questionário poderá ser respondido até o final de julho. Em agosto, será realizada a análise preliminar das respostas, prevendo-se a divulgação dos resultados em setembro. “Nossa expectativa é que, se a gente conseguir dados significativos sobre a violência, eles possam ajudar na elaboração de políticas públicas pelo MEC e, também, pelos governos estaduais e municipais”.

Protocolos

O Observatório vai ajudar na elaboração de um documento técnico visando criar um canal de denúncias em parceria com o Disque 100. O acordo de cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania prevê a elaboração de um protocolo específico de encaminhamento de violações de direitos humanos de educadores e educadoras.

“Certamente, os dados da pesquisa vão contribuir para isso. O Disque 100 é uma política pública muito importante. Vai ser ótimo ter um protocolo específico para os professores e professoras reconhecidos como categoria vulnerável no Disque 100”, avalia Fernando Penna.

Outra grande ação do Observatório, segundo o professor Penna, é a elaboração de protocolos de acolhimento jurídico e psicológico para educadores que sofrem violência. “Em pesquisas anteriores, os educadores indicaram que o acolhimento jurídico e psicológico eram suas principais demandas. O Onve tem equipes jurídica e psicológica que estão trabalhando na elaboração desse protocolo, que deverá ser viabilizado em parceria com a sociedade civil e sindicatos, porque o observatório não tem estrutura suficiente para fazer esse acolhimento em nível nacional. A gente vai discutir esse protocolo e fazer parcerias para que os grupos que defendem educadores possam implementá-lo”, explicou.

Cenários

A partir da pesquisa, será criado um banco de dados para que possa ser feita uma estimativa do que acontece em todo o Brasil em termos de violência contra os educadores. O Observatório traçou vários cenários para essa sondagem. O melhor deles engloba 3,5 mil respondentes. A expectativa é positiva, segundo Penna, tendo em vista que em apenas duas semanas em campo já responderam ao formulário 400 educadores de várias regiões do país.

“Dependendo do número de respondentes, a gente vai ter uma capacidade de realização maior por grandes regiões, por estados”, disse Penna, defendendo a importância de se divulgar a pesquisa para que o número de respondentes possa ser maior e maior também seja a avaliação.

Fernando Penna esclareceu que nesta sexta-feira foi o lançamento oficial da pesquisa com o MEC, mas já tem sido apresentada em diversas localidades, visando conseguir o maior número de respondentes.

Nesta quinta-feira (6), por exemplo, a campanha foi apresentada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com o gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc. Naquele estado, a pesquisa será implementada pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), que atuará diretamente nos colégios.

“Se tivermos oportunidade, faremos mais apresentações em outros estados”, assegurou o coordenador do Observatório.

Várias instituições participaram da elaboração da pesquisa, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Proteção

Durante o lançamento da pesquisa, o vice-reitor da UFF, Fabio Barboza Passos, salientou o aumento da violência contra os professores nos últimos anos. Por isso, disse ser importante que se discutam meios de minimizar essa questão e proteger os educadores, garantindo, ao mesmo tempo, que se tenha no país uma sociedade que consiga trabalhar com o debate democrático e a discussão de ideias.

O coordenador geral em Políticas Educacionais em Direitos Humanos do Ministério da Educação, Erasto Fortes Mendonça, afirmou que desde o início compreendeu que o projeto sobre violência contra educadoras e educadores “era de grande importância para nós que trabalhamos com educação em direitos humanos”. Ele espera que a pesquisa possa subsidiar o MEC com dados concretos dessa perseguição e traga elementos suficientes para organização de uma política pública de proteção aos professores.

O observatório é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que reúne pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, e foi criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Investimentos no esporte escolar geram resultados positivos para a rede pública estadual de ensino

Investimentos no esporte escolar geram resultados positivos para a rede pública estadual de ensino

O coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, Evangelista Araújo enfatizou que, os estudantes de Rondônia, tanto da rede pública do estado quanto da rede privada, conquistaram 30 medalhas e 4 troféus.
L
Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Parte do Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, o curso integra ações voltadas para qualificar trabalhadores nas cadeias produtivas da bioeconomia, com foco em tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
L
Equipe integrando os Campi Colorado e Calama ganha troféu nos Jogos Universitários

Equipe integrando os Campi Colorado e Calama ganha troféu nos Jogos Universitários

A equipe de futsal feminino ficou em 3º lugar, garantindo troféu na competição. No futsal masculino os representes de Colorado ficaram em 4º lugar.
L
Arraiá “Flor do Calama” promete uma noite de festa popular

Arraiá “Flor do Calama” promete uma noite de festa popular

O Arraiá será realizado em um momento especial: ponto facultativo e véspera do feriado escolar do Dia do Professor, tornando a data ideal para reunir toda a comunidade em uma celebração repleta de cultura e diversão.
L
IFRO participa do 3° Festival Gastronômico do Tucunaré na Resex do Rio Ouro Preto

IFRO participa do 3° Festival Gastronômico do Tucunaré na Resex do Rio Ouro Preto

O evento é realizado pela Associação dos Seringueiros e Agroextrativistas do Baixo Rio Ouro Preto (ASAEX) e pela Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto (ASROP).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Incrível: News Rondônia e Cine Araújo Juntos para Você!

Participe e concorra a um ingresso para uma sessão exclusiva no Cine Araújo, onde o conforto e a qualidade são garantidos para você aproveitar cada momento na telona.
L

No interior, candidata vira suplente de vereador com apenas dois votos

Com o fechamento das urnas, muitas surpresas foram aparecendo como candidatos que não votaram neles mesmos e candidatos que ficaram como suplentes de vereadores com pouquíssimos votos.
L

VWCO apresenta o extrapesado Constellation 20.480

Novo cavalo-mecânico 4×2 pode transportar até 56 toneladas, com motor de 480 cavalos de potência
L

Coluna do Simpi – Inovação Trabalhista I: Não será permitido ação na Justiça de ex-empregado após recebimento de verbas rescisórias

Ao proferir seu voto, Barroso chamou a atenção para o relatório Justiça em números, do CNJ. A publicação aponta que a quantidade de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de cerca de 5,5 milhões em 2017.
L
AgendaNews

#AgendaNews | Entrevista Arisson Nogueira e Alisson Sales

Arisson Nogueira e Alisson Sales, os talentosos bartenders por trás da empresa Wood River Bartenders, compartilharão sua trajetória e visão sobre inovação no mercado de eventos em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta terça (8)
L
Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça
L
Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

As vagas devem reforçar a operação da Solar no período de aumento da demanda por bebidas.
L
CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

Pedidos de revisão podem ser apresentados até amanhã (9)
L
CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L
Publicidade

POLÍTICA

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

A Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara ao apontar as consequências de irregularidades relacionadas ao cumprimento do percentual mínimo de candidaturas femininas, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
L
Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

O Circuito de Pesca terá quatro etapas e distribuirá mais de R$ 250 mil em prêmios aos competidores, contribuindo para o desenvolvimento da região.
L
MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

Com 44 Promotores de Justiça Eleitorais distribuídos por todas as cidades de Rondônia, o MPRO esteve presente nos locais de votação no último domingo.
L
Dr. Breno Mendes agradece eleição para vereador em Porto Velho com 2.276 votos

Dr. Breno Mendes agradece eleição para vereador em Porto Velho com 2.276 votos

Fiscal do Povo chega na onda de renovação na Câmara Municipal, com mais de 60% das cadeiras ocupadas por novos nomes.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Câmera registra “Caverna” sendo executado por dupla na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando o rapaz está varrendo uma calçada e conversando com uma mulher que passeava com um cachorro.
18

“Caverna” é executado a tiros por dupla em moto na capital

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18

Denarc prende traficante com drogas e dinheiro em lava jato de fachada

Nos dois locais foram apreendidas porções de cocaína e dinheiro proveniente do tráfico.
10

Motociclista sofre fratura após invadir cruzamento e ser atropelado por carro

A moto chegou a ser arrastada e ficou embaixo do veículo.
12
Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

De acordo com testemunhas, o homem seria membro da igreja e teria subido no telhado para tirar goteiras, momento acabou sofrendo uma queda de aproximadamente cinco metros de altura.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do BC
L

Práticas de D&I – O papel do Direito na promoção da inclusão

Fortalecimento das lideranças inclusivas
L

Recebimento da Licença Ambiental: FRESQUINHO PRODUTOS LÁCTEOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00145.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: LEVI BATISTA DE OLIVEIRA

Licenças Ambiental Prévia Nº 016.00004.004/2024-SUL (LAP), Licença Ambiental de Instalação Nº 016.00045.004/2024-SUL (LAI)
L
Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Com essa plataforma, empresários de todo o estado poderão expor seus produtos a um público maior, fortalecendo o mercado local de maneira prática e acessível.
L
Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

A ação tem como objetivo vacinar pessoas pertencentes ao grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde.
L
Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

O evento contará com diversas atividades de recreação em grupo, pintura facial, brinquedos infláveis como pula-pula, tobogã e chute ao gol.
L
Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Agendamentos acontecem até a próxima sexta-feira no Centro de Saúde da Mulher
L
Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

As obras do novo espaço já começaram e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025.
L
Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Testemunhas contaram que o motoboy transitava pela Avenida Abunã e o outro na Brasília quando houve a colisão, no entanto, ninguém esclareceu quem furou o sinal vermelho.
14