QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve

Coordenadores do movimento rejeitam fim das negociações pelo governo

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações.

Na quarta-feira (22), o ministério encaminhou comunicado às entidades informando que estavam encerradas as negociações com os professores das universidades e institutos federais. Segundo o texto, o encontro marcado para a próxima segunda-feira (27) tem como objetivo a assinatura de um termo de acordo, “não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.

O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) Gustavo Seferian, disse que o comunicado demonstra a intransigência do governo, ao decretar  de forma unilateral o fim das negociações. “Repudiamos a interrupção unilateral do processo democrático de negociação pelo governo federal”, afirmou Seferian, em entrevista coletiva. “Queremos seguir conversando com o governo federal e entendemos que há, sim, espaço no orçamento deste ano para comportar, não só as demandas remuneratórias, mas sobretudo a recomposição de investimentos nas instituições federais de ensino superior.”

A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou em 15 de abril. Segundo balanço do Andes, assembleias realizadas até o dia de hoje nas instituições de ensino indicam a continuidade da greve em 59 universidades e mais de 560 colégios federais.

Pela proposta do governo, apresentada em maio, os professores de universidades e colégios federais teriam aumento de 13,3% a 31% até 2026. Os reajustes, entretanto, só começariam a ser aplicados em 2025.

Os índices de reajuste deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um dos questionamentos da categoria é que a proposta não prevê nenhum reajuste este ano. “Nesse momento, temos mais de 30 assembleias, já concluídas e em curso, que vêm sinalizando rechaço à proposta do governo federal. A greve não só continua, mas segue mais forte do que nunca”, afirmou Seferian.

Segundo o comando de greve, há espaço no orçamento para atender às demandas da categoria, a partir do desbloqueio de R$ 2,9 bilhões no relatório orçamentário, informado pelo governo na quarta-feira (22). De acordo com os líderes do movimento, o recurso deve ser voltado para recompor as perdas salariais dos últimos anos.

“O secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, disse que esse recurso é um colchão de segurança para acomodar futuras pressões de aumento de despesas obrigatórias. Vamos fazer pressão e dormir nesse colchão”, disse David Lobão, integrante da direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese).

Lobão lembrou que os institutos federais sofreram um processo de sucateamento nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e defendeu mais recursos para as instituições. Na avaliação do professor, a pauta da recomposição orçamentária das instituições é incontornável.

“No governo Dilma [Rousseff, tivemos um bom investimento nos institutos federais em nível semelhante ao dos países que mais investem em educação, e nosso instituto foi parar no portal da ONU [Organização das Nações Unidas] como a terceira melhor escola do ensino médio do mundo, perdendo apenas para Cingapura e Finlândia. Estamos lutando agora para retomar esse instituto, para reconstruir esse instituto”, concluiu.

Lula

A coordenadora-geral do Sinasefe, Artemis Matins, destacou que a expectativa dos trabalhadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilize e ajude a destravar as negociações. Segundo Artemis, isso demonstraria de fato que a defesa da educação feita pelo presidente é efetiva.

Em março, ao anunciar a construção de mais 100 institutos federais, o presidente disse que o investimento em educação fará com que o Brasil vire um país de primeiro mundo.

“Temos expectativa de sermos recebidos pelo presidente Lula, dialogarmos com ele para que ele assuma o processo de negociação, para que a educação ocupe, de modo concreto, na realidade, o lugar que tem ocupado no discurso dele”, disse.

Quanto ao pessoal técnico-administrativo, as negociações ainda estão em curso. Para a categoria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs, na terça-feira (21), aumento médio de 28% no período 2023-2026, sendo 37,6% nas carreiras que ganham menos. Isso considerando o reajuste de 9% já concedido em 2023. A proposta também prevê recomposição de benefícios, manutenção de parcela referente a incentivo à qualificação proporcional ao vencimento básico e redução do período de interstício de 18 para 12 meses.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior (Fasubra) Ivanilda Reis, a categoria apoia o pleito dos docentes e repudia a posição do ministério quanto ao fim das negociações. Nova rodada de conversas deve ocorrer no início de junho.

“Apresentamos nosso repúdio ao que foi colocado para o Andes. Apesar de ainda não termos data, nem termos recebido mensagem nos colocando nessa situação, estamos no posicionando dessa forma”, disse Ivanilda. “O que conversamos e estamos apontando para a categoria é que nossa proposta está sendo discutida [com o governo], nossa contraproposta está sendo apresentada e que mesa de negociação tem que ser para negociação”, defendeu.

Ministério

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que o ganho acumulado dos docentes nos quatro anos será de 28% a 43%, dependendo da categoria, classe e titulação, considerando o reajuste de 9% concedido em 2023, que incide na folha deste ano. Segundo a pasta, neste ano, todos os servidores receberão auxílio-alimentação de R$ 1 mil – um aumento de mais de 150% em relação ao governo anterior.

“Após cinco rodadas de negociação com as entidades representativas dos servidores da educação, o governo informou que essas eram as propostas finais, apresentadas em reunião de negociação específicas com os docentes (em 15 de maio) e técnicos administrativos em educação (em 21 de maio)”, diz a nota.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parceria entre Semed e Instituto Alicerce reforça ensino na rede municipal com projeto de apoio escolar

Atualmente duas estratégias da parceria já estão em fase de implantação nas escolas
L

Joer 2025: Fases Regionais têm início em Guajará-Mirim e Jaru com destaque para jovens atletas

Uma das apresentações mais emocionantes foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaru, com a apresentação da coreografia “De dentro pra fora”
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Número pode mudar, pois depende do pagamento da taxa de inscrição
L
Instituições de Ensino Superior têm até esta quarta-feira para declarar dados do Censo da Educação Superior 2024

Instituições de Ensino Superior têm até esta quarta-feira para declarar dados do Censo da Educação Superior 2024

Instituições de ensino devem registrar dados sobre cursos e alunos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

A alíquota aplicada na contratação de crédito retornou ao percentual original, mas as taxas diárias do IOF permaneceram em patamar elevado, elevando o custo final das operações.
L

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado nas duas mãos por bando em carro na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ferido ao Hospital João Paulo II.
14

Homem tem mandíbula quebrada durante espancamento a pauladas na zona sul

Testemunhas relataram que o indivíduo estava sendo perseguido e agredido a pauladas por cerca de cinco homens.
14
PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

Através do diálogo, Polícia abriu o caminho para reconexão entre poder público e sociedade civil organizada
L
Colisão entre motocicletas deixa três feridos

Colisão entre motocicletas deixa três feridos

A motociclista que pilotava o veículo que saía do estacionamento teria sofrido as lesões mais graves.
16
Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

A prisão, realizada pela Força Tática do 8º Comando Regional, ocorreu durante a Operação Tolerância Zero, que abordava veículos vindos de Rondônia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Balanço – Demonstrativos – Notas Explicativas: Hospital Samar S/A

Balanço patrimonial / 2025
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): M P M TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L Q A PEREIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): T M DA COSTA MELLO LTDA – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ROGERIO R. MARTINS – ME

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Elefanta idosa resgata gazela que estava se afogando em zoo

Esses são só alguns exemplos para o ser humano aprender com a natureza.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.