TERÇA-FEIRA, 30/04/2024

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

Metade das unidades não tem biblioteca e sala de informática

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas
Sam Balye/Unsplash
As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos. A constatação faz parte de um estudo lançado nesta terça-feira (16) pelo Observatório da Branquitude.

O levantamento aponta que das escolas do país com melhores infraestruturas, 69% são as que têm a maioria dos alunos brancos. Um exemplo: 74,69% das escolas majoritariamente brancas têm laboratório de informática. Entre as de maioria negra, são apenas 46,90%.

São consideradas escolas predominantemente brancas as com 60% ou mais de alunos autodeclarados brancos; e as negras são as com 60% ou mais de estudantes pretos e pardos.

Quando o quesito é a presença de biblioteca, 55,29% das escolas de maioria branca possuem, enquanto menos da metade das de maioria negra (49,80%) contam como equipamento.

As diferenças também são notadas em relação à existência de quadras de esporte. Aproximadamente 80% das escolas majoritariamente brancas têm, enquanto entre as de maioria negra são apenas 48%.

A pesquisa analisou também infraestrutura fora da sala de aula, como rede de esgoto. Enquanto 72,28% das escolas de maioria branca têm coleta, 56,56% das unidades com mais alunos negros não possuem.

A pesquisadora Carol Canegal explica que os dados apontam uma desvantagem para os estudantes negros em relação aos brancos. Carol ressalta que a situação atual de desigualdade está ligada ao histórico de relações raciais no país.

“[A questão está ligada a] todos os anos em que a gente negligenciou a discussão racial. É importante lembrar que o nosso país é fundado sobre o mito da democracia racial”, disse à Agência Brasil.

Para a pesquisadora, as desigualdades existentes formam uma combinação que resulta numa persistência dessas desigualdades. Ela lamenta o fato de que as disparidades se mostram presentes no ciclo mais longo do sistema de ensino brasileiro. A educação básica começa no ensino infantil e abrange até o ensino médio.

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas. Foto: Arte/EBC
Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas – Arte/EBC

Fonte de dados

O Observatório da Branquitude é uma organização da sociedade civil que se dedica a produzir e divulgar informações sobre desigualdades raciais e estruturas de poder da população branca.

O estudo A cor da infraestrutura escolar: diferenças entre escolas brancas e negras foi elaborado com dados do Censo Escolar e do Indicador de Nível Socioeconômico (Inse). Ambos são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

A análise é referente a 2021, última vez em que as duas bases de dados foram divulgadas no mesmo ano.

Condição de vida

O Indicador de Nível Socioeconômico é uma avaliação que combina, basicamente, a escolaridade dos pais dos estudantes e a posse de bens e serviços da família. O indicador vai de 1 a 7. Quanto menor, pior a condição socioeconômica do aluno.

A análise revela que 75% das escolas majoritariamente negras concentram alunos nos níveis 3 e 4. São estudantes que relatam ter em casa uma televisão, um banheiro, rede de internet sem fio. No nível 4, os alunos responderam possuir em casa dois ou mais celulares. Em ambos os níveis, a escolaridade da mãe/responsável varia entre o 5º ano do ensino fundamental e o ensino médio completo.

Já 88% das escolas majoritariamente brancas concentram estudantes nos níveis 5 e 6. Eles contam ter em casa um carro, uma ou duas televisões, um ou dois banheiros, internet sem fio, entre outros bens. A escolaridade da mãe/responsável varia entre o ensino médio e o ensino superior completo.

Piores indicadores

Os pesquisadores fizeram uma análise específica das escolas que ficaram na base e no topo do ranking socioeconômico. Foram encontradas treze unidades no nível 1, o mais baixo. Todas são predominantemente negras e nenhuma conta com rede de esgoto e coleta de lixo.

Das 13, 11 ficam no Norte e duas no Nordeste do Brasil. Todas são de área rural. Cerca de um terço (30,77%) sequer tem água potável. Apenas 7,69% têm quadra esportiva. O mesmo vale para biblioteca e sala de informática.

Topo do ranking

Foram identificadas 32 escolas no nível 7, o mais elevado. Todas são de maioria branca e ficam principalmente em áreas urbanas. Todas têm abastecimento de água potável. Mais de 80% contam com laboratório de informática e quadra de esporte. Bibliotecas estão presentes em 71,88% delas.

A analista de pesquisas do Observatório da Branquitude, Nayara Melo, pontua que o levantamento ajuda a enxergar a diferença de oportunidade enfrentada por estudantes. “Não quer dizer que o mesmo 5º ano que um estudante faz em uma capital em escola urbana é o mesmo 5º ano de um estudante no interior em uma escola rural”, exemplifica.

Ações afirmativas

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55,5% da população brasileira se identifica como preta ou parda.

Nayara Melo observa que as disparidades encontradas no estudo podem ser entendidas como uma justificativa para políticas de cotas raciais em universidades, ou seja, não bastariam apenas vagas reservadas para alunos de escolas públicas e de baixa renda, sem levar em conta a cor do candidato.

“A gente observa que tem uma defasagem na estrutura escolar de escolas com maioria de alunos negros. Estudantes negros se encontram em condição socioeconômicas mais baixa do que estudante brancos”, disse à Agência Brasil.

O texto reserva 50% de vagas em universidades federais e instituições federais de ensino técnico para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há ainda critérios socioeconômicos que levam em consideração a renda familiar do estudante.

Na opinião de Carol Canegal, um dos objetivos do estudo é afirmar que “raça importa”.

“A gente destaca a importância de políticas públicas que sejam eficazes, assertivas e que também incorporem esse olhar para as desigualdades raciais”.

“Há uma distância que precisa ser considerada justamente nesse momento de formulação e implementação de políticas públicas para que sejam focalizadas e possam, a

médio e longo prazos, reverter esse processo de desvantagens das populações não brancas”, conclui.

“Uma educação com igualdade de oportunidades também passa por uma infraestrutura escolar que garanta o desenvolvimento pleno de todos os alunos”, aponta a conclusão do estudo do Observatório da Branquitude.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

Projeto reforça valores e responsabilidade social com ações na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro

A ação, acontece desde 2019, e atende atualmente, no turno da manhã, 700 alunos, do 6º ao 9º ano.
L

Kits de material escolar são entregues para escolas da Rede Estadual pelo Governo RO

Distribuição dos kits de material escolar, que irão atender 408 escolas, referente ao ensino fundamental
L
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país
L
Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos. 
L
Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 10 de maio, das 13 às 17 h no IFRO Campus Guajará-Mirim, localizado na Avenida 15 de novembro, Planalto, 4849, sala 24.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados
L
Conexão RH entrevista

Conexão RH entrevista: Agrael de Jesus

Baiana de origem e residente em Rondônia há 49 anos, Agrael tem uma trajetória profissional diversificada e inspiradora.
L
Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020
L
Governo Central tem déficit primário de R$ 1,5 bilhão em março

Governo Central tem déficit primário de R$ 1,5 bilhão em março

Informação foi divulgada hoje pelo Tesouro Nacional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Deputada Dra. Taíssa comemora mais esse marco na construção do hospital.
L
Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

Edevaldo Neves celebra sucesso dos atletas de Rondônia em competição nacional de Jiu-Jitsu

A delegação foi composta por 49 atletas.
L
Vereador Márcio Pacele promove Ação Social no bairro Socialista, oferecendo diversos serviços à comunidade

Vereador Márcio Pacele promove Ação Social no bairro Socialista, oferecendo diversos serviços à comunidade

O evento contou com a participação de diversos profissionais e ofereceu uma ampla variedade de serviços à comunidade local.
L
Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

Integrantes são servidores públicos da Casa de Leis.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador prestigia a abertura da Agrishow ao lado de Jair Bolsonaro

Parlamentar destacou tecnologia e investimentos no setor
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com motorista do Samu deixa três feridos na zona leste

Acidente com motorista do Samu deixa três feridos na zona leste

Com isso as três vítimas acabaram sofrendo queda e várias lesões, no entanto, a esposa do motorista do Samu teria ficado mais grave.
12
Condenado a mais de 12 anos de prisão por estupro de vulnerável no Estado do Acre é preso em cidade próxima a Vilhena

Condenado a mais de 12 anos de prisão por estupro de vulnerável é preso em cidade próxima a Vilhena

Foragido estava vivendo normalmente na cidade de Comodoro, frequentando academia e lazeres locais.
16
Suspeito é agredido por populares após tentar assaltar mercearia em Vilhena

Suspeito é agredido por populares após tentar assaltar mercearia em Vilhena

Crime pode fazer apenado voltar para o regime fechado
12
Adolescente é assassinado por vários tiros em Vilhena

Adolescente é assassinado por vários tiros em Vilhena

Ataque a tiros aconteceu na segunda-feira no bairro Alto Alegre.
18
Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos após abordar motociclista em Vilhena

Polícia Militar apreende drogas e prende dois suspeitos após abordar motociclista em Vilhena

A moto era conduzida por um adolescente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Vencer começa maior temporada de capacitação gratuita dos rondonienses

Programa Vencer começa maior temporada de capacitação gratuita dos rondonienses

A aula inaugural aconteceu na segunda-feira(28), na Capital,  com as primeiras turmas do Programa Vencer.
L
Workshop itinerante reforça a importância da higiene das mãos na prevenção de infecções

Workshop itinerante reforça a importância da higiene das mãos na prevenção de infecções

Atividades educativas relacionadas à higienização das mãos serão realizadas durante evento.
L
Cláudia de Jesus propõe convênio com o Hospital Santa Marcelina para acelerar cirurgias

Cláudia de Jesus propõe convênio com o Hospital Santa Marcelina para acelerar cirurgias

Indicação visa reduzir atrasos críticos no sistema de saúde estadual.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega Van para o transporte de pacientes em Cerejeiras

Deputada Sílvia Cristina entrega Van para o transporte de pacientes em Cerejeiras

Parlamentar destinou o recurso e veículo vai levar pacientes para tratamento fora do município.
L
Prefeitura de Porto Velho lança campanha educativa para regularização de estabelecimentos comerciais

Prefeitura de Porto Velho lança campanha educativa para regularização de estabelecimentos comerciais

Semusb orienta comerciantes sobre licenciamento baseada no Código de Posturas Urbanas.
L
Complexo da Estrada de Ferro será reaberto no dia 4 de maio

Complexo da Estrada de Ferro será reaberto no dia 4 de maio

Durante os três primeiros meses de abertura do Complexo, a Prefeitura de Porto Velho dará suporte no funcionamento do museu à empresa vencedora da concessão.
L
Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Inflação deve ficar em 3,73%
L
Invicta em Madri, Bia Haddad vai às quartas contra número 1 Swiatek

Invicta em Madri, Bia Haddad vai às quartas contra número 1 Swiatek

Brasileira e polonesa se enfrentam às 7h30 desta terça-feira
L
EUA e México retiram candidatura para sediar Mundial Feminino de 2027

EUA e México retiram candidatura para sediar Mundial Feminino de 2027

Brasil passa a disputar apenas com chapa europeia
L