SEXTA-FEIRA, 21/06/2024

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola

Concurso Boas Práticas incentiva profissionais da Educação a melhorarem o dia a dia no ambiente escolar

Por Géri Anderson/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News Rondônia
Foto: SMC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), instituiu o Prêmio Boas Práticas em 2019, através da portaria nº 222 de 16 de agosto, tendo como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas dos professores das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Por meio de Edital, o Prêmio é homologado anualmente, dessa forma foram efetivadas 5 edições, respectivamente, nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Para garantir a validade e legitimidade das etapas do concurso, são instituídas através de portarias 3 comissões: Comissão Gestora; Comissão Organizadora e Comissão Avaliadora, responsáveis pela gestão, operacionalização e avaliação das etapas previstas no Edital.

A secretária titular da pasta de educação, Gláucia Negreiros, explica que a avaliação e seleção das boas práticas são pautadas pelos princípios constitucionais que regem a administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e são feitas pela Comissão Avaliadora, que é composta por representantes de Instituições Educacionais, Secretaria de Educação e Órgãos como Sindicatos e Conselho Municipal de Educação. “A avaliação acontece em 3 etapas distintas: Validação das Inscrições, Avaliação do Projeto e Apresentação do Projeto/Ação”, completou.

Gláucia conta ainda que a avaliação técnica é composta de 5 critérios, cujo somatório resulta em nota numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo: Relevância Educacional do Projeto/Ação, Caráter inovador, Alcance do maior número de estudantes, Possibilidade de multiplicação e Condições técnicas e financeiras.

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News RondôniaOs vencedores deste ano visitaram uma escola em Maceió, no Alagoas

“São premiados 10 projetos finalistas a cada ano, no Congresso Municipal de Educação, com uma formação/visita técnica fora do Estado de Rondônia, oportunizando conhecer práticas exitosas no âmbito educacional e posteriormente compartilhando-as com a rede municipal de educação de Porto Velho promovendo melhoria da educação municipal”, enfatizou.

1ª Edição

Em 2019, na 1ª edição do Prêmio, os professores foram premiados com uma viagem para o Estado do Ceará, no município de Sobral, com objetivo de realizar visitas técnicas à Secretaria Municipal de Educação e escolas do município, a de fim conhecerem as práticas educacionais exitosas do Município, que atualmente possui o maior índice no IDEB, 9,1.

De acordo com Juliene Rezende, diretora de políticas educacionais da Semed, as experiências que mais se destacaram são: definição de metas prioritárias baseadas em diagnóstico realizado sistematicamente; redefinição de competências da gestão municipal e da gestão escolar; apoio e monitoramento permanente; avaliação de alfabetização; avaliação dos materiais de formação dos docentes; uso eficaz e contínuo da avaliação dos alunos, através de avaliações escritas e orais de todas as crianças com foco na fluência da leitura, e uso extensivo dos resultados das avaliações de aprendizagem para
orientar a política educacional e as práticas pedagógicas em sala de aula. Também passaram pelo crivo, as avaliações externas municipal, estadual e nacional (SAEB); formação robusta e constante para professores preparados e motivados, com desenvolvimento profissional focado e prático, observações de sala de aula e apoio através de planos de aula estruturados visando melhorar as práticas de ensino.

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News RondôniaDesde as primeiras edições, o concurso só aprimorou o nível de projetos

“Todo esse processo de avaliação, além de incentivos aos professores e avaliações de aprendizagem, para impulsionar um melhor desempenho”, disse Juliene.

2ª Edição

Na 2ª edição, em 2020, a visita foi realizada na cidade de Novo Hamburgo – RS, que fica a cerca de 43 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Foram realizadas visitas às escolas municipais e à Secretaria de Educação do Município. Destacando-se como experiências exitosas: A Revista Saberes em Foco, produzida pela SMED de Novo Hamburgo, que socializa através da produção de artigos, práticas pedagógicas potentes e significativas que são realizadas no contexto da rede municipal de ensino; Documento Orientador para a organização da ação pedagógica da educação infantil, ensino
fundamental e educação de jovens e adultos; atendimento com aulas remotas, em virtude da pandemia da covid-19, com atividades e retorno diário das mesmas, projetos práticos para aulas on-line e programa Busca Ativa, com visita às casas dos alunos, quando necessário; programa de educação integral “MOVE – Movimentos e Vivências na Educação Integral, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oportunizando alimentação e atividades relacionadas às áreas de conhecimentos de forma prática; Atividades de robótica no contraturno, com o intuito de estimular os alunos a desenvolverem seus próprios projetos; educação infantil que estimula a autonomia das crianças por meio de refeitório com buffets self service.

“Na época, boa parte dessas experiências vividas pelas professoras vencedoras do concurso, foram vivenciadas nas escolas do município, proporcionando uma verdadeira troca de ideias que deram certo por lá e que se tornaram realidade por aqui também”, afirmou a secretária Gláucia.

3ª Edição

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News RondôniaGláucia Negreiros relata que as professoras premiadas atestaram diversas práticas exitosas

Na 3ª edição do Prêmio, em 2021, a visita foi realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A equipe conheceu a Secretaria Municipal de Educação, a Escola de Formação Paulo Freire, Espaços de desenvolvimento Infantil e Unidades Escolares.

Gláucia Negreiros relata que as professoras premiadas atestaram diversas práticas exitosas da rede municipal local, entre elas: As formações continuadas para os professores em espaço específico para essa valorização profissional; Os trabalhos desenvolvidos junto à Educação Especial, com o Instituto Helena Antipoff que atua na perspectiva da educação inclusiva, promovendo o atendimento às necessidades
educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; Na etapa da Educação Infantil os espaços para aprendizagem significativa e a criança como centro do planejamento.

“Essa viagem técnica nos possibilitou uma reflexão mais ampla em relação às crianças especiais atendidas na rede, trazendo algumas soluções e despertando novos rumos para a otimização dos trabalhos em sala de aula. Vimos que nossos professores precisavam de mais formações específicas e investimos nisso”, lembrou a secretária de educação.

4ª Edição

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News RondôniaProfissionais envolvidos na premiação em 2022

Na 4ª edição do Prêmio em 2022, a visita foi realizada na cidade de Recife/PE, onde os professores premiados puderam conhecer as experiências exitosas das escolas, centros de educação, Laboratório de formação e escolas de formação de educadores.

De acordo com a diretora de políticas educacionais da Semed, as práticas que se destacaram foram: Escola em tempo integral, para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano com laboratório de ciências, laboratório de robótica e programação, biblioteca sala de artes e música, um grande ginásio coberto para atividades esportivas e culturais; Laboratório Itinerante da Primeira Infância destinado para a formação dos profissionais da área e cuidadores, bem como estender aos pais para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos
motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária; Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, esse espaço conta com quatro estúdios que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta.

Composto por novos e modernos equipamentos de gravação que podem ser expandidos para a realização de lives, formações de professores e outras ações, ou seja, uma grande ferramenta de conexão entre a Secretaria de Educação, equipes de gestão, professores e estudantes.

5ª Edição

BOAS PRÁTICAS: Prefeitura valoriza professores que inovam suas práticas na escola - News RondôniaTrês primeiros colocados no concurso em 2022

Na 5ª edição, neste ano de 2023, a visita foi realizada na cidade de Maceió/AL. Foram realizadas visitas às escolas municipais, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e à Secretaria de Educação. Para a docente Cíntia Pessoa, vencedora do concurso com o projeto “Contando os Dias”, na EMEI Professora Laudicéia Maria Lisboa Monteiro, a viagem ao estado de Alagoas proporcionou um volume de bagagem de conhecimento bem inspirador.

“Contemplamos as práticas exitosas do município, principalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil, onde as salas de aula são denominadas e utilizadas de forma diferenciada, chamadas de salas de referência, que contam com cantinhos de contextos de leitura, de jogos, de construção, de faz de conta com as crianças vivenciando experiências com materiais não estruturados como: sucata, materiais recicláveis, eletrônicos e objetos que fazem parte do dia a dia das crianças em suas casas, são muitas experiências que vivemos nessa viagem, como o self-service como prática no momento da refeição na Educação Infantil, incentivando a autonomia das crianças”.

Ela lembra ainda: “O Redário Literário, que é um espaço em que as crianças têm a oportunidade de apreciar livros que estão ao seu alcance em um balaio/cesto, deitadas nas redes ou sentadas nas esteiras no chão, potencializando o imaginário, a leitura deleite e as relações afetivas; o uso efetivo dos “quintais” nos CMEI’s em que as crianças podem ter contato com uma horta, balanço nas árvores, parque ao ar livre, além de um tanque de areia em que elas podem potencializar experiências que fortalecem o imaginário e a criatividade. O Programa “Alfabetiza Maceió” que tem como objetivo alfabetizar os alunos até o 3º ano; o passe-livre que todos os alunos da rede possuem para o deslocamento até as unidades escolares; a Bienal do livro, onde os alunos recebem um voucher no valor de R$ 20 e os professores no valor de R$ 80 para aquisições no evento; o curso preparatório que os candidatos a gestores devem fazer para participar das eleições para gestores escolares; a organização para a formação continuada que ocorre aos sábados ou no horário noturno”, disse. “Enfim, é muita coisa, são muitas histórias e muitos projetos que estão dando certo e mudando a face da escola, assim como criando um novo conceito muito mais inovador. Vamos ver possibilidades de trazer essas novidades para a escola onde trabalho”, disse.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO realiza aulão “Tô Ligado no Enem”, na terça-feira, 25, em Porto Velho

O encontro faz parte do projeto Trilhando Rumo ao Enem #Agoravai, direcionado a estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio
L
Prevenção ao uso de substâncias psicoativas no ambiente de trabalho é abordada em seminário

Prevenção ao uso de substâncias psicoativas no ambiente de trabalho é abordada em seminário

A ideia é prevenir e manter o ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.
L
Enem 2024: moradores do RS podem se inscrever até sexta-feira

Enem 2024: moradores do RS podem se inscrever até sexta-feira

Provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro nos estados e DF
L
Inscrições para professor instrutor da educação profissional encerram no domingo, 23

Inscrições para professor instrutor da educação profissional encerram no domingo, 23

Com a ampliação da oferta de vários cursos, o estudante conta com várias opções para crescer, profissionalmente.
L
Senado aprova reformulação do ensino médio

Senado aprova reformulação do ensino médio 

Incentivos à produção de hidrogênio verde também foram aprovados
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Incêndio em casa abandonada na rua Nicarágua em Porto Velho

O medo dos residentes próximos ao local é que o fogo se espalhe para as outras casas nas proximidades.
L

Alessandro Lubiana lança o livro “A Educação Mediada por Tecnologia na Amazônia”

O jornalista rondoniense oferece um panorama completo da educação na região, destacando o papel fundamental da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento educacional.
L

#NortProTeam | Entrevista George Marcio, Presidente da Federação FJJ

Nesta sexta-feira, dia 21, às 15h, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista exclusiva com George Marcio, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu (FJJ).
L

Fim de semana de Rock e Feijoada no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L

Em Ariquemes, escolas terão semana dedicada à prevenção de drogas, alcoolismo e fumo

A direção, os coordenadores e professores devem organizar palestras com profissionais educacionais, agentes de segurança ou cidadãos que façam parte de associações de prevenção às drogas lícitas e ilícitas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa busca informações sobre transporte fluvial da escola Monte Horeb

Segundo a Seduc há um Processo de Aquisição para obtenção de Conjunto Náutico.
L

Cláudia de Jesus requer informações sobre cirurgias ortopédicas e de traumatologia

Deputada solicitou dados sobre tempo de espera, leitos disponíveis e medidas do governo para melhorar o atendimento.
L
Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes indica emenda parlamentar para a reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal informa que o recurso é superior a 600 mil reais e foi destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) o que marca um significativo avanço na infraestrutura esportiva da cidade
L

Alan Queiroz realiza a entrega de plantadeira para os produtores rurais em Nova União

Plantadeira contribui com o plantio e aumenta a eficiência dos trabalhos.
L
Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto leva crise do Rio Madeira a Brasília e busca soluções com parlamentares de Rondônia

Durante sua visita, Valtinho se reuniu com importantes parlamentares de Rondônia, incluindo os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério, além da deputada federal Cristiane Lopes e o deputado federal Lebrão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Carro invade preferencial e causa gravíssimo acidente com motociclista

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o veículo cruza a via pela Rua Venezuela e a moto bate com força, fazendo a piloto cair do outro lado.
14
Após denúncia de violência doméstica, três armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil, em Rolim de Moura

Após denúncia de violência doméstica, três armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil, em Rolim de Moura

A operação foi originada a partir de uma denúncia de violência doméstica.
10
Homem acusado de crime de tráfico de drogas é preso após ação da PM e PF, em Rolim de Moura

Homem acusado de crime de tráfico de drogas é preso após ação da PM e PF, em Rolim de Moura

A prisão realizada pelas forças policiais ocorreu em uma residência, localizada na Avenida Natal, no bairro Olímpico, em Rolim de Moura. 
12
Homem é executado com 10 tiros em Ariquemes

Homem é executado com 10 tiros em Ariquemes

Wolmir trafegava em sua motocicleta, quando foi surpreendido pelo assassino que sacou uma arma efetuando vários disparos em sua direção, o suspeito fugiu em destino desconhecido.
18
Incêndio destrói depósito de material reciclável em São Miguel do Guaporé

Incêndio destrói depósito de material reciclável em São Miguel do Guaporé

O Corpo de Bombeiros esteve no local e segundo os militares, foram usados mais de 36 mil litros de água no combate ao incêndio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“FNAS pelo Brasil” debate controle da aplicação dos recursos públicos durante evento, em Rondônia

Representando a Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento e aproximação do governo com os municípios
L

Relatório do Ministério dos Transportes não apresenta plano concreto contra impactos ambientais de obras na BR-319

As organizações enfatizam que não são contra as obras na BR-319, mas defendem um processo decisório que respeite a legislação brasileira voltada para a proteção do meio ambiente e priorize um licenciamento ambiental inclusivo
L
Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Deputada Sílvia Cristina entrega o Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer em Vilhena

Parlamentar celebra mais essa conquista para a saúde rondoniense
L
MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

MP Itinerante encerra edição deste semestre em Campo Novo de Rondônia

O projeto ofereceu serviços de orientação jurídica, registro de denúncias, atualização e emissão de documentos, oficinas e palestras, dentre outros.
L
JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

JT de Portas Abertas: VT de São Miguel do Guaporé recebe estudantes

Além de conhecerem as instalações, as alunas e alunos tiveram a oportunidade de explorar o universo da Justiça do Trabalho.
L
MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

MPRO participa de evento de prevenção às drogas em Guajará-Mirim

Durante o evento, o Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves ministrou palestra sobre a atuação da Promotoria da Infância e Juventude na prevenção e combate às drogas.
L

Mais de 40 ruas do bairro Três Marias recebem manutenção e reparos

Mais de 13 quilômetros serão atendidos com esses serviços de reparo
L
Sicredi abre segunda agência em Vilhena/RO

Sicredi abre segunda agência em Vilhena

Solenidade de inauguração teve a presença do ex-diretor de commodities da BM&FBovespa, diretores da cooperativa Sicredi Univales MT/RO, associados e colaboradores
L

Abertas as inscrições da 6ª edição do Prêmio Boas Práticas Pedagógicas

Inscrições iniciaram nesta sexta-feira (21) e seguem até o dia 31 de julho
L
UNIR analisa cenário econômico de Porto Velho e Cacoal

UNIR analisa cenário econômico de Porto Velho e Cacoal

Pesquisas vão desde a análise de produtos alimentícios e combustíveis até a criação de rankings.
L