DOMINGO, 03/03/2024
Publicidade

Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem

Eles contam como se prepararam e o diferencial de seus textos.

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem
Arte/Agência Brasil
Um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Esta é a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá ser feita no próximo domingo (5) pelos 3,9 milhões de candidatos inscritos para as provas deste ano.Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem - News RondôniaEstudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem - News Rondônia

Gabaritar a redação não é tarefa simples, é preciso seguir à risca o que é exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas também não é impossível. Ana Alice Azevedo, de Niterói (RJ), e Luiz Santos, de Manaus (AM), obtiveram a tão sonhada nota mil no Enem 2022. Eles contam como se prepararam para essa prova e qual foi o diferencial dos textos que escreveram e que mereceram a nota máxima.

“Saí da prova sabendo que tinha feito um bom texto, que tinha feito um bom trabalho. Eu estava bem feliz com o texto que tinha feito, estava esperando um bom resultado, mas não estava esperando a nota mil. Realmente foi algo bem surpreendente”, diz Santos, que é atualmente aluno de engenharia da computação na Universidade de São Paulo (USP).

O estudante, que cursou o ensino médio na Escola IDAAM, em Manaus, não apenas fez uma boa prova, como a redação que escreveu no Enem 2022 está na Cartilha do participante, do Inep, disponibilizada para quem vai fazer o Enem 2023. A cartilha traz orientações específicas para a prova da redação.

Rio de Janeiro (RJ) 30/10/2023 -  Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem,
Luiz Santos
Foto: Luiz Santos/Arquivo Pessoal
Rio de Janeiro – Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem. Na foto, Luiz Santos – Foto Luiz Santos/Arquivo Pessoal

O tema da redação em 2022 foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. No total, dos 2,3 milhões que fizeram a prova, apenas 32 tiraram a nota mil, segundo dados do Inep. Para falar sobre o tema, Santos citou a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), a Constituição Federal de 1988 e ainda a série Aruanas, que aborda as dificuldades enfrentadas por mulheres que lutam contra esquemas criminosos na Amazônia.

Como solução para o problema, parte exigida pelo Inep, ele propõe que o governo federal promova o enrijecimento de punições e o fortalecimento da fiscalização das práticas ilegais nos ecossistemas e garanta a continuidade dos conhecimentos socioculturais com o incentivo à demarcação dos territórios e à atualização da legislação vigente.

Segundo Santos, conhecer e seguir as regras do exame foi um dos fatores que fez com que ele tirasse boa nota. “Acredito que meu texto tenha seguido todos os requisitos que o Inep cobra para a redação atingir a nota mil. Ter, no mínimo, duas propostas de intervenção, bem colocadas, bem desenvolvidas, explicando como vai fazer, quem vai fazer, por meio do que e com qual objetivo. Dois parágrafos de desenvolvimento, com repertório sociocultural, bem escritos e com introdução sucinta. Acredito que esse conjunto de coisas foi o diferencial da redação”, diz o estudante.

Uma redação por semana

Para a estudante Ana Alice Azevedo, ex-aluna do PB Cursos, em Niterói, o diferencial para um bom desempenho foi a prática constante. Ela escrevia uma redação por semana para se preparar para a prova. “O diferencial foi a prática constante. Como eu fazia muita redação, já sabia na hora como fazer. O tema não foi uma surpresa muito grande, já tinha feito uma redação com tema parecido [durante os estudos], sabia como prosseguir”, diz. Foram três anos de cursinho até que conseguiu a aprovação que queria, no curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rio de Janeiro (RJ) 30/10/2023 -  Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem,
Ana Alice Azevedo
Foto: Ana Alice/Arquivo Pessoal
Rio de Janeiro – Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem. Na foto, Ana Alice – Foto Ana Alice/Arquivo Pessoal

Outro diferencial para a redação é o bom texto, o domínio da língua portuguesa. De acordo com a estudante, a prática constante também ajuda nesse quesito. Além disso, leituras e buscas por referências, tanto na literatura, quanto no cinema, na legislação. “A prática regular ajuda a ter a estrutura consolidada e regras que a  redação exige consolidadas. Além disso, a bagagem cultural, o repertório para usar no texto, acaba diferenciando a redação. Ler muitos livros e estar atualizado sobre as notícias”.

Orientações do Inep

A cartilha do participante traz mais detalhes de como deve ser a estrutura da redação, além dos exemplos comentados de redações que obtiveram a nota máxima. “Com base na situação-problema, você deverá expressar sua opinião, ou seja, apresentar um ponto de vista. Para isso, inicie o texto apresentando seu ponto de vista, desenvolva justificativas para comprovar esse ponto de vista e elabore conclusão que dê um fechamento à discussão proposta no texto, compondo o processo argumentativo”, explica.

Outra orientação do Inep é ler atentamente o que a prova está pedindo. “Para alcançar bom desempenho na prova de redação do Enem, você deve, antes de escrever seu texto, fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado”, diz a cartilha. A prova de redação do Enem conta com textos que contextualizam o assunto sobre o qual se deve escrever. Os textos, no entanto, devem apenas servir de apoio. Caso o participante copie esses textos, ele poderá zerar a redação.

Segundo o Inep, o texto deve estar estruturado da seguinte forma:

• apresentação clara do ponto de vista e seleção dos argumentos que o sustentam;

• encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições desnecessárias ou saltos temáticos (mudanças abruptas sobre o que está sendo discutido);

• desenvolvimento dessas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de vista escolhido.

Ao final, estudante deve apresentar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Ao elaborar a proposta, o Inep propõe que as seguintes questões sejam respondidas:

1. O que é possível apresentar como solução para o problema?

2. Quem deve executá-la?

3. Como viabilizar essa solução?

4. Qual efeito ela pode alcançar?

5. Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

Enem 2023

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, além da redação, os participantes responderão questões objetivas de linguagens e de ciências humanas. No segundo dia de prova resolverão questões objetivas, de matemática e ciências da natureza.

As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias.
L
Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam hoje

Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam hoje

Prova certifica proficiência em português como língua estrangeira.
L
Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.
L
MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

Resultado sairá nesta sexta-feira
L
Rondônia inova com escolas móveis e facilita acesso ao ensino profissionalizante 

Rondônia inova com escolas móveis e facilita acesso ao ensino profissionalizante

Rondônia é um dos estados do Brasil que conta com um órgão exclusivamente para gerir o ensino profissionalizante.
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com diploma de doutorado ‘inexistente’, vice-reitora da UNIR pede afastamento

Professora alegou que o diploma seria pela UFRGS, a instituição negou que ela tenha um diploma pela casa.
L

Governo de Rondônia promove Feira de Empreendedorismo Feminino e Mesa Redonda em Jaru

O evento será realizado na Rua Florianópolis, em frente à Escola Capitão Silvio de Farias, das 18h às 22h.
L
Entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

Gospel News entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

O programa Gospel News promete trazer uma conversa inspiradora para seus telespectadores.
L
Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Dakota Johnson brilha como a misteriosa heroína em um universo de possibilidades infinitas
L
Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Brasil responde ao aumento recorde de casos com ações preventivas e educação pública
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Vagas de Emprego

Empresa Anuncia Vaga para Pedreiro em Porto Velho

Se você é habilidoso, proativo e tem experiência como Pedreiro, essa pode ser a sua chance de fazer parte de um time dedicado e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

Empresa Abre Vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você é uma pessoa comunicativa, organizada e tem experiência na função, essa pode ser a sua chance de fazer parte de uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

A inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã representa um importante passo na garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade para a população local.
L

Deputado Cássio Gois destaca compromisso da ALE durante abertura dos trabalhos legislativos de 2024

Gois reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo progresso de todos os rondonienses.
L

Vereador Everaldo Fogaça participa da inauguração da unidade da Vila da Penha da SALTA-Z

O vereador Everaldo Fogaça que destacou a importância desta iniciativa para a comunidade local.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

O Deputado destaca a relevância da matéria e respeita a competência do Poder Executivo Estadual em dispor sobre o tema.
L
Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Rondônia assume a liderança no ranking na região Norte em exportação de carne.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

A PM de trânsito foi acionada para fazer o registro da ocorrência.
14
Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Diante das informações, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes de Porto Velho.
12

Alerta em Jaru: serpente encontrada em carrinho de bebê gera preocupação

Crescente ocorrência de animais perigosos em áreas residenciais acende sinal vermelho entre moradores
10
Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Segundo a PM, o suspeito foi visto por um policial militar de folga, quando transitava de moto carregando o armamento, depois se trancou em uma residência.
14
Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Não houve registro de pessoas feridas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sabores do campo são destaque na Feira da Agricultura Familiar, em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proposta é levar os produtos da agricultura familiar à população urbana.
L
Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Presidente Milei promete impedir noticiário da Télam.
L
Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores acompanharam as orientações sobre a organização da Feira.
L
Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

ABORL-CCF e a Sociedade Brasileira de Otologia destacam benefícios da técnica que está mudando a vida de pacientes com perda auditiva severa e profunda.
L
Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Para os pesquisadores, esses estudos representam mais do que simples avanços científicos. São passos concretos na direção de uma agropecuária mais eficiente.
L
Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Durante o ano de 2024, ainda teremos outros eventos astronômicos.
L
Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Uma das peças que mais chamam a atenção dos turistas é a réplica da antiga estação telegráfica, utilizada por Rondon nas expedições.
L
Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Serviço tem 78 anos e produz 500 matérias por dia.
L
Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Alerta é da Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia.
L
Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias
L