QUINTA-FEIRA, 13/06/2024

Prefeitura de Porto Velho trabalha para ampliar oferta de vagas na educação infantil

Alfabetiza Porto Velho já atende 15 mil crianças das zonas urbana e rural.

Por Eranildo Costa Luna / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Prefeitura de Porto Velho trabalha para ampliar oferta de vagas na educação infantil
Felipe Ribeiro

Na educação, é importante que já nos primeiros passos as crianças possam ser acolhidas pelo ensino infantil, momento importante para a formação física, cognitiva, comportamental e afetiva, impactando diretamente na fase adulta. É um ambiente saudável e adequado para garantir as experiências e o conhecimento adequados para esta tenra fase da vida.

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem atuado para ampliar e fortalecer a educação infantil, que vai dos 11 meses até os 5 anos, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que define o conjunto de aprendizagens para todos os alunos.

“É um desafio enorme fazer educação infantil, mas estamos avançando e buscando sempre ampliar o número de vagas e ofertar um atendimento diferenciado, especial, por entendermos que essa é uma tarefa fundamental na formação dos futuros cidadãos da nossa capital”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

EXEMPLO

Um belo exemplo desse trabalho de educação infantil na capital é desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira Unidade II, localizada no bairro Rio Madeira. São 318 alunos atendidos em salas especiais, inclusive com banheiro e fraldário para atender os menores.

A secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, reforçou que “a Prefeitura, por determinação do prefeito Hildon Chaves, tem se empenhado em oferecer espaços de qualidade para acolher os alunos e professores, temos programas e projetos de estímulo ao processo de aprendizagem e o desempenho nas recentes avaliações de ensino comprovam que estamos no caminho certo”.

Já a diretora da Escola Odília, Joelza Pedroza, ressaltou que “a educação infantil é muito importante. Ela permite que as crianças se desenvolvam, cresçam com autonomia para adquirir as competências e habilidades que irão precisar no futuro. A gente prepara a criança para o ensino fundamental, com uma base sólida para que possam progredir nos estudos”.

A escola ficou fechada por um tempo, sendo totalmente reformada pela gestão municipal, e entregue à população há cerca de um ano e meio. “Temos ainda a educação especial, promovendo a inclusão. Não apenas matricular os alunos, mas oferecer uma prática pedagógica diferenciada, adequada à realidade de cada um. São muitos desafios, mas estamos vencendo”, completou a diretora.

RECONHECIMENTO

Edite Andrade, de 55 anos, leva a filha Laura Andrade para a Escola Odília diariamente, satisfeita com a acolhida e com o desenvolvimento que tem proporcionado à criança. “Eu penso que se a criança tem uma iniciação em uma boa escola, que traz a segurança, que estimula a aprender, a crescer, é fundamental. A minha filha, quando não pode vir, fica preocupada, pois é um ambiente maravilhoso. As crianças são bem assistidas e se sentem em casa. É muito bom para o desenvolvimento dela. É um privilégio, é uma escola pública modelo e que nos deixa tranquilos e felizes”.

TRILHOS DA INFÂNCIA

Recentemente, a educação infantil teve mais um reforço após o prefeito assinar o termo de compromisso de implantar o “Trilhos da Infância”, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral das crianças, garantindo o direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária. O público-alvo são as escolas de educação infantil, desde as creches, de 0 a 3 anos, e a pré-escola, de 4 e 5 anos.

“Temos uma demanda muito grande na primeira infância, nas creches, e a construção é demorada e complexa. Conhecemos a experiência do município de São Paulo, e por esse modelo, vamos buscar parceiros, as escolas privadas, para oferecer 800 vagas já em 2024, na primeira infância. Se fossemos construir, teríamos uma demora enorme. A ideia é aplicar esse modelo paulistano, adequando à nossa realidade, para que possamos dar um salto de qualidade na educação infantil”, disse o prefeito.

ALFABETIZA PORTO VELHO

Em 2021 foi implantado o Alfabetiza Porto Velho, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede municipal de ensino até o 3º ano do fundamental. O programa é uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado, com apoio direto do então presidente da Corte, conselheiro Paulo Cury Neto.

A secretária Gláucia Negreiros informou que “são mais de 15 mil estudantes, das zonas urbana e rural, com cerca de 700 profissionais envolvidos nesse projeto Alfabetiza Porto Velho. Os reflexos positivos mostram que está dando certo. Com a criança indo para a escola e aprendendo no tempo correto”.

Ela ressalta ainda que “o Avalia Porto Velho já mostrou essa evolução, além do monitoramento mensal, que ocorre em parceria com o TCE, também a avaliação do Saero comprovou a melhoria significativa na educação em Porto Velho, identificando que das dez melhores escolas de Rondônia, oito são da capital. Demonstram que as nossas crianças estão progredindo e aprendendo”.

A meta é alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

ESCOLA ANTÔNIO FERREIRA

A diretora da Escola Antônio Ferreira, Andrea Batista, ressaltou que o Alfabetiza Brasil, implantado na unidade escolar há três anos, tem gerado bons frutos. “O trabalho desenvolvido por nossos profissionais, em conjunto com a Semed, com treinamento e qualificação, e o comprometimento dos servidores, tem dado excelentes resultados. As crianças têm todo o suporte, inclusive com uma sala de reforço para atender os que estão com dificuldades em leitura, onde trabalham individualmente”, informou.

A secretária da Semed pontuou que “a Escola Antonio Ferreira tem um dos melhores resultados do Ideb, mostrando que um grupo de profissionais comprometidos e qualificados, aliado a um bom planejamento, trazem resultados. No início de 2022, apenas 13% dos alunos estavam alfabetizados, do 1º ao 3º ano. Com o Alfabetiza Porto Velho, numa parceria com o TCE, finalizamos com 90% do 1º ao 3º ano alfabetizados. Isso demonstra que, com a dedicação de servidores, a gente consegue entregar alunos alfabetizados no tempo certo”.

A Antônio Ferreira atende 520 estudantes do 1º ao 5º ano e ostenta excelentes avaliações. Entre as séries do 2º, 3º e 4º anos, no Avalia Porto Velho, a média obtida pelos alunos foi de 9,6. Entre os alunos do 4º e 5º anos, a média foi de 7,6.

“Na avaliação do Saero, com escolas de todo o Estado, o nosso 2º ano obteve a segunda melhor nota do Estado inteiro, com direito a uma placa em reconhecimento do TCE. Nesse sentido, o Alfabetiza Porto Velho é primordial para garantir esse desempenho. Dando o apoio e o suporte aos profissionais para um melhor aproveitamento dos nossos alunos”.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

Inscrições devem ser feitas na Página do Participante
L
Governo de RO encerra ação de reforço ao cadastro do programa Pé-de-Meia em Porto Velho

Governo de RO encerra ação de reforço ao cadastro do programa Pé-de-Meia em Porto Velho

A coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional, Izis Cúbia, destacou a importância da ação.
L
Oficina de Metas e homenagens às escolas com bom desempenho no Saero movimenta gestores da rede municipal

Oficina de Metas e homenagens às escolas com bom desempenho no Saero movimenta gestores da rede municipal

Encontro reuniu profissionais das zonas urbana e rural nesta quarta-feira (12)
L
Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia estão abertas até o dia 17

Educação profissional se expande em Rondônia com a  oferta de cursos gratuitos  online e presencial.
L
Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola

Lula defende educação e lança programa Mais Ciência na Escola

Presidente e primeira-dama recebem medalha de ouro da Obmep
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BR-319: Ministério dos Transportes divulga relatório do grupo de trabalho

Documento aponta viabilidade e inclui exigências; separação da floresta amazônica com cercamento e passagens subterrâneas para os animais.
L
PF deflagra operação para combate a crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage

PF deflagra operação para combate a crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage

No interior da reserva, foi localizado e apreendido um trator utilizado para extração ilegal de madeira, além de três motosserras
10
Justiça suspende sentença que obrigava Ivo Cassol a ressarcir o Estado de Rondônia

Justiça suspende sentença que obrigava Ivo Cassol a ressarcir o Estado de Rondônia

Ao analisar o pedido, o Ministro Luiz Fux constatou a presença dos requisitos necessários para concessão do efeito suspensivo.
L
Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção

Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção

PL 914/24 foi aprovado na Câmara por 380 votos contra 26
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Aprovados em processo seletivo para serviço voluntário na Sema são convocados

Convocados devem comparecer entre os dias 12 a 14 de junho na Sema, no horário das 8h às 12h
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves busca informações sobre abastecimento e qualidade da água em Corumbiara

Ieda Chaves busca informações sobre abastecimento e qualidade da água em Corumbiara

Moradores do distrito de Vitória da União têm tido problemas com o serviço da Caerd.
L

Seringueiras recebe pagamento de emenda da deputada Cláudia de Jesus

O recurso foi uma solicitação do senhor Joaquim Pereira de Carvalho, liderança local.
L
Sílvia Cristina faz a entrega de implementos agrícolas para associação em Cacaulândia

Sílvia Cristina faz a entrega de implementos agrícolas para associação em Cacaulândia

Parlamentar destinou R$ 200 mil para a aquisição dos implementos, que reforçam o trabalho dos produtores rurais
L
Cássio Gois fortalece cultura e história em Espigão do Oeste com apoio à Feira Cultural Café com Milho e Pomerfest

Cássio Gois fortalece cultura e história em Espigão do Oeste com apoio à Feira Cultural Café com Milho e Pomerfest

Evento ocorrerá no período de 14 a 16 de junho no município.
L
Cristiane Lopes Promove Audiência Pública para Debater Problemas do Transporte Aéreo na Região Norte

Cristiane Lopes Promove Audiência Pública para Debater Problemas do Transporte Aéreo na Região Norte

A audiência abordou temas críticos como cancelamentos e atrasos de voos, altos custos das passagens e a diminuição das rotas disponíveis, o que têm impactado severamente na mobilidade e no desenvolvimento econômico da região
L
Publicidade

POLÍCIA

Taxista desaparece e carro é encontrado próximo ao Rio Machado

Taxista desaparece e carro é encontrado próximo ao Rio Machado

O veículo foi encontrado no antigo barracão do Índio, próximo ao Rio Machado, levantando ainda mais questões sobre o que poderia ter acontecido com o taxista.
10
Polícia Civil de Jaru realiza Operação em Theobroma para localizar arma de fogo em caso de Violência Doméstica

Polícia Civil de Jaru realiza Operação em Theobroma para localizar arma de fogo em caso de Violência Doméstica

A mulher foi ouvida pelas autoridades há alguns dias e informou que conviveu com o suspeito por muitos anos. Atualmente, estão separados e em processo de partilha de bens.
12
Em Ji-Paraná, Polícia Militar salva homem de tentativa de suicídio

Em Ji-Paraná, Polícia Militar salva homem de tentativa de suicídio

A equipe arrombou o portão e entrou na residência, retirando o fio que estava enforcando a vítima, que já não apresentava sinais vitais.
16
Homem é morto a machadadas pelo neto na cidade de Cerejeiras

Homem é morto a machadadas pelo neto na cidade de Cerejeiras

Autor do ataque, que estaria com problemas psiquiátrico, já foi preso
18
CAC reage a furto em loja de iPhones; um dos suspeitos morre e outro fica baleado

CAC reage a furto em loja de iPhones; um dos suspeitos morre e outro fica baleado

Segundo a PM, o dono do estabelecimento, que é CAC, assistiu pela câmeras de segurança e foi até o local onde tentou impedir a fuga dos criminosos, onde fez vários disparos em direção ao carro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: T. V. MOREIRA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE Nº 28 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: T. V. MOREIRA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE Nº 28 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: R S PISOS DE CONCRETO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO
L

Comitiva da Segurança Pública de RO reforça integração das ações de combate a crimes, no Amazonas

Comitiva da Segurança Pública de Rondônia visita Bases fluviais no Amazonas.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: VICENTE F FRANCA – SAMIR HOTEL

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental: LUMI BEAUTY CENTRO DE BELEZA E COSMETICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: VICENTE F FRANCA – SAMIR HOTEL

LICENÇA AMBIENTAL MÉDIO PORTE – LAMP
L
Conselho Municipal realiza ato público e caminhada em Porto Velho contra a violência à pessoa idosa

Conselho Municipal realiza ato público e caminhada em Porto Velho contra a violência à pessoa idosa

Evento será no Espaço Alternativo de Porto Velho, a partir das 16h deste sábado (15).
L
Aplicativo e sistema Exati garantem mais eficiência e segurança em Porto Velho

Aplicativo e sistema Exati garantem mais eficiência e segurança em Porto Velho

Emdur também oferece aos usuários a solicitação de serviços por aplicativo próprio.
L