QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Entre as demandas está a revogação do novo ensino médio.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país
Rovena Rosa/Agência Brasil
Entidades estudantis vão às ruas em diversas cidades do país pedindo melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.  

mobilização nacional é convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubs), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “A gente vai às ruas pela garantia dos direitos dos estudantes”, diz a presidenta da UNE, Manuella Mirella. O presidente da ANPG, Vinícius Soares, acrescenta: “O dia 11 é o Dia do Estudante, então, historicamente as entidades estudantis convocam as jornadas de lutas em defesa da educação”.

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado. O ensino médio passa a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino.

Desigualdade

Um dos argumentos dos estudantes é que o modelo gera muita desigualdade, especialmente entre escolas públicas e privadas. Isso porque a parte comum seria insuficiente, por si só, para que os estudantes pudessem, por exemplo, ter acesso a uma universidade. A formação completa dependeria do aprofundamento nos itinerários que, por sua vez, dependem das condições e da infraestrutura de cada localidade.

São Paulo(SP), 19/04/2023 - Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista.
Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista. – Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz, na prática, os estudantes acabam tendo aulas que não lhes acrescentam e deixam de ter conteúdos que poderiam ajuda-los a ingressar no ensino superior.

“Os estudantes falaram da dificuldade de não ter todas as matérias de base, de estarem com medo do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] por conta disso”, diz e acrescenta que eles buscam também a garantia de que “os itinerários, as matérias que são dadas além das matérias de base, sejam de qualidade e não só para preencher espaço com aulas de brigadeiro caseiro, aulas de como fazer bolo de pote ou o que seu dinheiro pode fazer por você. Todo esse tipo de matéria a gente deixou claro que precisa ser substituída por matérias que façam sentido”.

Revisão do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se a rever o Novo Ensino Médio. No primeiro semestre deste ano foi aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Na segunda-feira (7), o MEC divulgou o sumário com os principais resultados da consulta. Ao todo, foram recebidas mais de 11 mil contribuições entre 9 de março a 6 de julho.

Entre as propostas de mudança estão a ampliação da carga horária da parte comum, a recomposição de componentes curriculares e o fim da educação a distância (EaD) para a Formação Geral Básica, com exceção da educação profissional técnica, que terá oferta de até 20% nesse formato. A EaD também poderá ser aplicada em situações específicas, como no caso da pandemia.

As mudanças, no entanto, ainda demorarão para chegar na sala de aula. Enquanto isso, a lei segue em vigor. O documento apresentado pelo MEC será encaminhado para apreciação do setor educacional e dos órgãos normativos para que, até o dia 21 de agosto, enviem as considerações para a pasta consolidar as propostas na versão final do relatório. Esse documento será enviado para apreciação do Congresso Nacional.

Segundo o MEC, as propostas para o ensino médio também serão apresentadas para as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para que possam contribuir com o relatório final, com base nas informações coletadas em audiências públicas realizadas pelas casas legislativas.

Beatriz ressalta que os estudantes pedem a revogação imediata do modelo atual para que um novo seja implementado. Ela diz que está otimista com o processo conduzido pelo MEC.

“A gente viu que foi muito escutado. A gente tem visto de forma positiva, mas para conseguir que seja aprovado esse novo modelo, precisa da revogação da reforma. A gente está com expectativa positiva de que pode dar certo”.

Assistência estudantil

Outra pauta defendida pelos estudantes é a ampliação da assistência estudantil, tanto na educação básica, sobretudo para estudantes de escola em tempo integral, quanto para aqueles que já estão na universidade, para que consigam concluir a formação.  A intenção é que, sobretudo os estudantes em condições de vulnerabilidade, tenham acesso a alimentação, transporte, moradia, além de uma bolsa para que possam concluir os estudos.

“A permanência, para os estudantes, é garantir que eles cheguem na universidade e que consigam se manter na universidade. É a luta pelo passe livre [no transporte público], é a construção de restaurantes universitários, que é uma das políticas mais importantes para a permanência dos estudantes. É também garantir que tenham condições de comprar material, de tirar uma xérox”, diz a presidenta da UNE.

Mirella enfatiza que ainda é muito caro se manter na universidade. “Por isso nossa luta pela permanecia é fundamental para que se consiga construir uma universidade do futuro, com os estudantes e povo brasileiro nela, com negros e negras, com indígenas, quilombolas”.

Na pós-graduação, a principal pauta é que os pesquisadores possam contar o tempo em que se dedicam à formação e a produção de conhecimento em mestrados e doutorados como tempo para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A previdência é uma demanda de 40 anos da pós-graduação no Brasil. Hoje, um jovem cientista passa dois anos no mestrado e quatro anos no doutorado e esse tempo não é contabilizado para nosso tempo de previdência. Ou seja, são seis anos atrasando a entrada no mercado formal de trabalho. Essa demanda surge para pavimentar um caminho de valorização do jovem pesquisador no Brasil”, diz, o presidente da ANPG, Vinícius Soares.

Dia do estudante

Ao todo, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 47 milhões de estudantes na educação básica, etapa que vai da educação infantil até o ensino médio, e quase 9 milhões no ensino superior. Apenas os estudantes da educação formal – sem contar aquelas pessoas que seguem fazendo cursos e melhorando a formação – representam mais de um quarto de toda a população brasileira.

A data do dia do estudante faz alusão ao 11 de agosto de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP), nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais. Também no dia 11 de agosto, em 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundada a União Nacional dos Estudantes, que nesta sexta-feira, comemora 86 anos.

dia do estudante tornou-se um marco do direito à educação, garantido na Constituição Federal, junto com o direito a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

TRT-14 recebe acadêmicos da FIMCA de Jaru no programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas

Iniciativa promove integração entre estudantes e o Judiciário Trabalhista, proporcionando vivência prática sobre a atuação da Justiça do Trabalho.
L
Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Participação nos dois dias do Enem rende bônus de R$ 200 a beneficiários do Pé-de-Meia

Incentivo extra será depositado na conta da Caixa após o aluno concluir o ensino médio e visa estimular o acesso ao ensino superior.
L
Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até quinta-feira (13) em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até quinta-feira (13) em Porto Velho

Iniciativa do Governo de Rondônia, por meio do Idep, amplia oportunidades de qualificação gratuita em diversas áreas, fortalecendo a empregabilidade no estado.
L
Servidores da Seduc representam gerações que fizeram o Joer crescer em Rondônia

Servidores da Seduc representam gerações que fizeram o Joer crescer em Rondônia

Durante a Fase Estadual Infantil em Cacoal, servidores que participaram desde os primórdios do Joer destacam a importância do esporte escolar em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Depile-se oferece drenagem linfática com toque terapêutico

Além da estética, a técnica promove relaxamento, melhora o sono e ajuda no rendimento físico e mental.
L

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

POLÍTICA

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

A Lei nº 15.255/2025 amplia o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para instituições federais de ensino.
L
Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Projeto cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e define ações de prevenção e promoção da saúde em todas as faixas etárias.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação visa interromper a destruição e ocultação de provas da Operação Fames-19.
10
Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Uma senhora foi atingida por um motociclista que fazia entregas em Ji-Paraná. A vítima sofreu traumatismo craniano e foi transferida, intubada, para a UTI de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Superesportiva italiana chega ao País com avanços técnicos e eletrônicos derivados da MotoGP.
L
Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Um trabalhador na construção civil chamou a atenção em Ji-Paraná ao usar um ventilador em cima do andaime para amenizar o forte calor, e o vídeo da cena já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais.
L
Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Uma cobra-cipó não venenosa foi encontrada por funcionários de uma rádio em Ji-Paraná. O biólogo explicou que o animal provavelmente estava em busca de alimento, e não se “refrescando”.
L
Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Ana Paula Gomes da Silva, de 33 anos, foi encontrada inconsciente com uma corda enrolada no pescoço. O marido da vítima foi autuado em flagrante pela Polícia Civil.
18
Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Salomão Vicente Bonfim, de 86 anos, foi encontrado com ferimentos graves após tentar impedir que o fogo se alastrasse em sua propriedade na zona rural.
18
Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Edvânia Vieira da Silva, de 44 anos, foi achada fardada em sua casa na Paraíba. Pichações no muro com as expressões “X9” e “CV” são investigadas pela polícia como tentativa de simular uma execução.
18
Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Denise Tizo Oliveira, de 27 anos e grávida de oito meses, foi encontrada morta em sua residência. O companheiro, Vinícius Franco de Freitas, de 29 anos, tirou a própria vida no local.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.