TERÇA-FEIRA, 28/11/2023

Inep realiza eventos para esclarecer Censo da Educação Superior

Reuniões remotas visam evitar erros no preenchimento de formulários.

Publicado em 

Inep realiza eventos para esclarecer Censo da Educação Superior - News Rondônia

Por Alex Rodrigues 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou hoje (16) uma série de eventos remotos para ajudar os representantes de universidades e faculdades brasileiras a fornecerem corretamente os dados do Censo da Educação Superior 2022.

Inep realiza eventos para esclarecer Censo da Educação Superior - News Rondônia
Imagem Marcello Casal Jr

Realizado anualmente pelo Inep, o censo é apontado como o instrumento de pesquisa mais completo do país sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes.

Todas as instituições de ensino devem responder ao Censo, sob risco de serem impedidas de aderir a iniciativas do Poder Público. “A instituição que não preenche o Censo fica impossibilitada de participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participar dos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano seguinte”, explicou a coordenadora-geral do Censo da Educação Superior, Katia Cristina da Silva Vaes, durante a primeira das quatro lives programadas para ocorrer até 8 de março.

Segundo ela, a coleta de dados começou no último dia 2, por meio do Sistema Censup, e terminará no dia 23 de junho. “Este é o prazo que as instituições têm para encaminhar os dados, verificar as eventuais inconsistências e finalizar todos os módulos, corrigindo todas os eventuais erros”, acrescentou a coordenadora. Ela ainda destacou que as instituições cujos dados fornecidos estiverem incorretos deverão se justificar para evitar sanções.

No primeiro encontro remoto, realizado na manhã de hoje, a equipe técnica do Censo abordou alguns dos principais aspectos legais da iniciativa, apontando algumas das novidades no preenchimento dos dados. Outras novidades do Sistema Censup serão discutidas com os recenseadores institucionais no próximo dia 29, também à distância.

No dia 2 de março, os participantes compartilharão relatos de boas práticas observadas durante a realização do censo de 2021. Por fim, no dia 8 de março, serão esclarecidas as eventuais dúvidas de preenchimento dos formulários.

Os encontros virtuais ocorrerão sempre às 10h, no canal do Inep no Youtube, onde também estarão disponíveis os vídeos das lives anteriores. Quem quiser esclarecer dúvidas, além de acessar a página do Inep na internet, pode enviá-las para o e-mail [email protected], identificando a instituição de ensino que representa.

Dúvidas sobre o preenchimento dos formulários a serem tratadas na última live, de 8 de março, podem ser encaminhadas por meio do formulário disponibilizado até 3 de março no link.

Dados da educação superior

O Censo da Educação Superior coleta informações sobre a infraestrutura das instituições de ensino superior, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. O objetivo é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior, subsidiando a elaboração de políticas públicas para o setor.

Este ano, o Inep planeja homologar os dados recebidos até 28 de julho. A divulgação do resultado final do Censo da Educação Superior está prevista para ocorrer em 19 de setembro de 2023.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam quinta-feira

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa.
L

Mais de R$55 milhões são investidos na Educação de Rondônia com a entrega de caminhões, ônibus, equipamentos e kits pedagógicos

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, a renovação constante da frota e dos equipamentos que integram a educação vem acontecendo com frequência.
L
Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar tem início em Costa Marques, nesta terça-feira

Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar tem início em Costa Marques, nesta terça-feira

A edição vai atender cerca de 40 professores licenciados que ministram o componente curricular Arte e Cultura, nas escolas Estaduais de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade

DESTAQUES NEWS

OPERAÇÃO HORUS: Acusado de latrocínio de sargento da PM, vulgo “FB”, é preso na Bolívia

De acordo com a PM, o criminoso foi encontrado em Guayaramerim, na Bolívia. “FB” possui seis mandados de prisão por vários crimes, entre eles a morte do policial da reserva.
10

Criança corre para pegar cachorro e acaba atropelada por moto na zona leste

De acordo com testemunhas, o garoto estava na casa dele quando saiu correndo para pegar o cachorro que fugiu em direção à rua
14

Agenda News: Lilian Moro lança videoclipe de ‘Miga’, sua música de trabalho do DVD Pocket ‘Modão Judiado’

A cantora sertaneja mostra sua versatilidade e talento em quatro canções que prometem conquistar o público.
L
Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

Polícia Federal incinera 130 quilos de drogas em Rondônia

A maior parte da droga destruída é oriunda do Bolívia.
10

Agenda News: Nafta´s do Vôlei conquista o título Master 40+ de Vôlei em Rondônia

A equipe feminina venceu os três jogos do torneio e se sagrou campeã invicta da competição realizada pela FRV
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senado já se mobiliza para derrubar veto à desoneração da folha de 17 setores

Cerca de 9 milhões de trabalhadores podem ser impactados, inclusive setores de Rondônia
L

Deputado Cássio Gois concede honrarias ao prefeito e primeira-dama de Cacoal durante as comemorações dos 46 anos da cidade

A cerimônia foi destacada pela entrega de um título honorífico de honra ao mérito, uma distinção concedida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).
L

Alan Queiroz busca valorizar servidores públicos estaduais com especialização

Deputado solicitou estudos técnicos para estabelecer convênios com institutos e universidades, visando ampliar a oferta de pós-graduação no estado.
L

Em reunião em Brasília, Alan Queiroz solicita recursos para Centro de Geografia da Unir

Parlamentar discutiu o assunto com o senador Confúcio Moura.
L

BR- 319: Deputada Cristiane Lopes participa da 1ª reunião do Grupo de trabalho sobre pavimentação

A Deputada Federal e outras autoridades debateram estratégias e ações sobre a manutenção e pavimentação da rodovia
L
Publicidade

POLÍCIA

NA BR-364: PRF prende passageira de táxi com cocaína presa ao corpo

Informações repassadas ao site dão conta de que a PRF fazia fiscalização na rodovia quando interceptou um táxi que seguia sentido Acre/Porto Velho.
10

URGENTE: Carro de app capota em batida com veículo de autoescola na Avenida Amazonas

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido quando o motorista do Mobi freou por causa de um ciclista, e o Polo bateu na traseira e capotou.
10
PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

PF faz prisão em flagrante por transporte interestadual de drogas

O suspeito foi abordado em Paranaíba/MS com quase meia tonelada de entorpecentes.
10

MPRO obtém condenação a 59 anos de prisão de homem acusado de estuprar menina de 6 anos

Mãe da vítima também foi condenada.
10

DESMAIOU: Funcionário público é atacado após mandar ex-namorado embora de casa no centro

O rapaz contou que havia acabado de chegar do plantão, quando teve uma discussão com o ex-namorado que mora de favor, após pedir para o suspeito deixar o imóvel.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano

Projeção de expansão da economia cai para 2,84%, diz BC.
L

Assembleia prestigia abertura do Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito

Lançamento do evento ocorreu no Teatro Guaporé, em Porto Velho.
L

Presidentes da Assembleia e do Tribunal de Justiça exaltam harmonia entre poderes em defesa da população

Deputado Marcelo Cruz recepciona novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Rondônia para o biênio 2024-2025.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Prefeitura de Jaru abre inscrições para credenciar empreendedores para praça de alimentação da Cantata Natalina

Serão credenciados cinco empreendimentos, conforme as exigências do edital.
L

Deputada Lebrinha pede ao governo que decrete Estado de Emergência

A deputada Lebrinha encaminhou ofício ao Governador e expressou sua preocupação diante da situação crítica.
L
LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

LEBRINHA: Municípios recebem caminhão frigorífico para transporte da merenda escolar

Os caminhões atenderam as indicações feitas pelo então deputado estadual Lebrão, no ano de 2021, e da deputada Lebrinha, em 2023, que destacou o compromisso da gestão do governador Marcos Rocha com a educação nos municípios. 
L
Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Ministros do STF elogiam indicação de Dino para Corte

Sabatina na CCJ do Senado deve ocorrer até 15 de dezembro.
L

Conab realiza ato de entregas de alimentos do PAA para povos indígenas e assentados (as) em Altamira/PA

Os alimentos ofertados nas entregas são: pescado, farinha de mandioca, tapioca, bolos assados, palmito, cacauí, bacaba e broto de murumuru.
L
Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção

Mais de 150 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção 

A campanha, que está completando 34 anos, visa atender os pedidos realizados pelas crianças, por carta, ao Papai Noel.  
L

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para a contratação de médico veterinário

As inscrições acontecem de 27 a 29 de novembro.
L