QUARTA-FEIRA, 09/10/2024

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas

Inicialmente a distância da escola era causada por falta de transportes fluvial e rural. Atualmente é por causa da pandemia da Covid-19.

Publicado em 

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas - News Rondônia

Gabriel Nunes tem 14 anos e ainda não sabe escrever o próprio nome. O menino mora no quilômetro 13 da Estrada do Belmonte, zona rural de Porto Velho, e não frequenta a escola desde 2017. Antes por falta de transporte escolar e atualmente devido a pandemia da Covid-19.

Para ajudar a comunidade onde vive, o sonho de Gabriel é ser médico. Mas hoje, antes de qualquer objetivo, apenas um prevalece: aprender a ler e escrever.

Segundo a mãe, Alcinete Nunes, de 34 anos, o menino deveria estar no 9° ano do Ensino Fundamental, mas ainda não completou o 5°.

A zona rural não é a única área afetada. No Médio Madeira, mais de 300 alunos sofreram com o dilema no transporte escolar. Já no Baixo Madeira foram mais de 1 mil prejudicados.

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas - News Rondônia

Na pandemia as aulas que anos antes eram diárias foram substituídas por atividades mensais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas entregam as atividades impressas ou enviam pela internet — para as famílias que têm acesso — e acompanham "o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes através do retorno das atividades realizadas".

Alguns pais ficam responsáveis por abastecer a embarcação — caso possuam — e atravessar o Rio Madeira em busca dessas atividades. Também precisam ajudar os filhos com as lições, mesmo que muitos não tenham concluído o ensino fundamental.

Dos distritos e linhas de Porto Velho afetados, os pais que tiveram condições financeiras acabaram se mudando com os filhos para a cidade. Mas muitos não tiveram essa oportunidade.

A família de Gabriel faz parte desse grupo. Com os pais desempregados o deslocamento é considerado quase impossível. A família sobrevive da venda de macaxeira que produz no sítio onde mora.

Consequências

Para a pós-doutora em educação, Rosângela Hilário, a pandemia tirou das crianças o que elas tinham de mais valioso: a esperança e sonhos de dias melhores.

"Elas estão com os pais em casa sem poder trabalhar. Elas estão sem o direito de ser criança".

Outra consequência da ausência de aulas presenciais por tantos anos é a evasão escolar. Em 2017, de acordo com a Semed, 9.892 alunos estavam matriculados nas escolas da zona rural. Em 2021 o número caiu para 8.553.

De acordo com Rosângela Hilário, as consequências são horrendas, tanto do ponto de vista pedagógico, como da vida social. Já que as interações entre o corpo docente e o aluno fazem parte do processo de educação.

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas - News Rondônia

"A escola para a criança é mais do que um espaço onde estão "guardados" os saberes, as histórias. É um espaço onde ela vai aprender novas palavras para amplificar sua leitura de mundo".

Segundo a educadora, a relação dessas crianças com a escola nunca mais será a mesma. Para que a situação seja remediada, é necessário um plano efetivo para recuperar a aprendizagem que envolva as crianças, as famílias e a comunidade.

"As famílias, a escola, as professoras estão fazendo o que é possível, mas nesse momento o possível não é suficiente".

A Semed informou ao G1 que no segundo semestre de 2020, a secretaria orientou que as escolas elaborassem o currículo com o objetivo de priorizar as habilidades essenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, conforme o bimestre e ano letivo de cada unidade.

A secretaria ainda informa que no início do ano letivo de 2021, foi implantado o Plano de Nivelamento do Currículo que consiste em recuperar a aprendizagem dos estudantes pautada nos objetos de conhecimento do ano escolar anterior.

Entenda cronologicamente o caso

Em 2018

Maio – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ciranda. O objetivo era investigar e desarticular uma organização criminosa formada por servidores da Prefeitura de Porto Velho, suspeitos de fraudar licitações do transporte escolar terrestre e fluvial.

O grupo baseava o esquema no superfaturamento dos contratos de transporte fluvial e ao todo teria desviado mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos.

Junho – Uma audiência pública foi realizada na 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Velho para debater o assunto. Ao fim, após concordância dos envolvidos, ficou determinado que a situação iria se normalizar em até 20 dias.

Julho – Os acordos não foram cumpridos e em 19 de julho outra audiência na mesma Vara definiu um novo calendário de funcionamento: em 30 de julho de 2018 o transporte terrestre e 6 de agosto do fluvial.

Outubro – Após 5 meses, 90% dos alunos da zona rural de Porto Velho retornaram às aulas. Dez dias depois o serviço de transporte fluvial foi paralisado novamente por falta de pagamento, segundo informações da empresa responsável enviadas para o G1.

Em 2019

Abril – A Semed chegou a informar que os alunos que dependiam do transporte terrestre conseguiram retornar às salas de aula. Já os que precisavam do funcionamento das voadeiras não chegaram a iniciar o ano letivo na data esperada.

Setembro – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carrossel, como desdobramento da Operação Ciranda. No mesmo dia, a promotora de Educação do MP-RO pediu que o Estado intervisse no transporte terrestre da capital.

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas - News Rondônia

Outubro – Intervenção do Estado na Semed chegou ao fim após audiência que envolveu Juizado da Infância, MP e secretarias municipal e estadual de Educação.

Ao todo, desde 2016 o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) ingressou com sete ações para tentar regularizar a situação do transporte escolar em Porto Velho.

Em 2020

Quando a situação parecia que seria solucionada, todas as escolas públicas e privadas do Brasil foram fechadas como forma de prevenir a disseminação da Covid-19.

Agosto – Todos os envolvidos nos trâmites judiciais sobre o transporte escolar em Porto Velho participaram de uma audiência virtual.

Setembro – O resultado do encontro foi a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece o dever do estado e município a oferecerem transporte, alimentação, materiais didáticos e assegurar o acesso à educação a todas as crianças das zonas rurais e ribeirinhas do município.

O documento ainda aponta que o estado continua responsável pelos 948 alunos que dependem do transporte fluvial. O calendário escolar deve ser elaborado com o objetivo de repor cada conteúdo perdido por falta de transporte ou da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Semed, quando as aulas presenciais retornarem, todos os estudantes que necessitam de transporte serão atendidos.

"A Prefeitura de Porto Velho adquiriu uma frota própria de transporte rural terrestre com 146 ônibus escolares novos e o transporte fluvial escolar é oferecido por meio de convênio com o Estado (Seduc)".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Investimentos no esporte escolar geram resultados positivos para a rede pública estadual de ensino

Investimentos no esporte escolar geram resultados positivos para a rede pública estadual de ensino

O coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, Evangelista Araújo enfatizou que, os estudantes de Rondônia, tanto da rede pública do estado quanto da rede privada, conquistaram 30 medalhas e 4 troféus.
L
Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Aulas Práticas do curso de Fruticultura Transformam Propriedades de Agricultores Familiares

Parte do Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, o curso integra ações voltadas para qualificar trabalhadores nas cadeias produtivas da bioeconomia, com foco em tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
L
Equipe integrando os Campi Colorado e Calama ganha troféu nos Jogos Universitários

Equipe integrando os Campi Colorado e Calama ganha troféu nos Jogos Universitários

A equipe de futsal feminino ficou em 3º lugar, garantindo troféu na competição. No futsal masculino os representes de Colorado ficaram em 4º lugar.
L
Arraiá “Flor do Calama” promete uma noite de festa popular

Arraiá “Flor do Calama” promete uma noite de festa popular

O Arraiá será realizado em um momento especial: ponto facultativo e véspera do feriado escolar do Dia do Professor, tornando a data ideal para reunir toda a comunidade em uma celebração repleta de cultura e diversão.
L
IFRO participa do 3° Festival Gastronômico do Tucunaré na Resex do Rio Ouro Preto

IFRO participa do 3° Festival Gastronômico do Tucunaré na Resex do Rio Ouro Preto

O evento é realizado pela Associação dos Seringueiros e Agroextrativistas do Baixo Rio Ouro Preto (ASAEX) e pela Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto (ASROP).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Incrível: News Rondônia e Cine Araújo Juntos para Você!

Participe e concorra a um ingresso para uma sessão exclusiva no Cine Araújo, onde o conforto e a qualidade são garantidos para você aproveitar cada momento na telona.
L

No interior, candidata vira suplente de vereador com apenas dois votos

Com o fechamento das urnas, muitas surpresas foram aparecendo como candidatos que não votaram neles mesmos e candidatos que ficaram como suplentes de vereadores com pouquíssimos votos.
L

VWCO apresenta o extrapesado Constellation 20.480

Novo cavalo-mecânico 4×2 pode transportar até 56 toneladas, com motor de 480 cavalos de potência
L

Coluna do Simpi – Inovação Trabalhista I: Não será permitido ação na Justiça de ex-empregado após recebimento de verbas rescisórias

Ao proferir seu voto, Barroso chamou a atenção para o relatório Justiça em números, do CNJ. A publicação aponta que a quantidade de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de cerca de 5,5 milhões em 2017.
L
AgendaNews

#AgendaNews | Entrevista Arisson Nogueira e Alisson Sales

Arisson Nogueira e Alisson Sales, os talentosos bartenders por trás da empresa Wood River Bartenders, compartilharão sua trajetória e visão sobre inovação no mercado de eventos em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta terça (8)
L
Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça
L
Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

As vagas devem reforçar a operação da Solar no período de aumento da demanda por bebidas.
L
CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

Pedidos de revisão podem ser apresentados até amanhã (9)
L
CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L
Publicidade

POLÍTICA

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

A Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara ao apontar as consequências de irregularidades relacionadas ao cumprimento do percentual mínimo de candidaturas femininas, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
L
Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

O Circuito de Pesca terá quatro etapas e distribuirá mais de R$ 250 mil em prêmios aos competidores, contribuindo para o desenvolvimento da região.
L
MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

Com 44 Promotores de Justiça Eleitorais distribuídos por todas as cidades de Rondônia, o MPRO esteve presente nos locais de votação no último domingo.
L
Dr. Breno Mendes agradece eleição para vereador em Porto Velho com 2.276 votos

Dr. Breno Mendes agradece eleição para vereador em Porto Velho com 2.276 votos

Fiscal do Povo chega na onda de renovação na Câmara Municipal, com mais de 60% das cadeiras ocupadas por novos nomes.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Câmera registra “Caverna” sendo executado por dupla na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando o rapaz está varrendo uma calçada e conversando com uma mulher que passeava com um cachorro.
18

“Caverna” é executado a tiros por dupla em moto na capital

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18

Denarc prende traficante com drogas e dinheiro em lava jato de fachada

Nos dois locais foram apreendidas porções de cocaína e dinheiro proveniente do tráfico.
10

Motociclista sofre fratura após invadir cruzamento e ser atropelado por carro

A moto chegou a ser arrastada e ficou embaixo do veículo.
12
Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

De acordo com testemunhas, o homem seria membro da igreja e teria subido no telhado para tirar goteiras, momento acabou sofrendo uma queda de aproximadamente cinco metros de altura.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do BC
L

Práticas de D&I – O papel do Direito na promoção da inclusão

Fortalecimento das lideranças inclusivas
L

Recebimento da Licença Ambiental: FRESQUINHO PRODUTOS LÁCTEOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00145.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: LEVI BATISTA DE OLIVEIRA

Licenças Ambiental Prévia Nº 016.00004.004/2024-SUL (LAP), Licença Ambiental de Instalação Nº 016.00045.004/2024-SUL (LAI)
L
Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Com essa plataforma, empresários de todo o estado poderão expor seus produtos a um público maior, fortalecendo o mercado local de maneira prática e acessível.
L
Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

A ação tem como objetivo vacinar pessoas pertencentes ao grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde.
L
Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

O evento contará com diversas atividades de recreação em grupo, pintura facial, brinquedos infláveis como pula-pula, tobogã e chute ao gol.
L
Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Agendamentos acontecem até a próxima sexta-feira no Centro de Saúde da Mulher
L
Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

As obras do novo espaço já começaram e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025.
L
Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Testemunhas contaram que o motoboy transitava pela Avenida Abunã e o outro na Brasília quando houve a colisão, no entanto, ninguém esclareceu quem furou o sinal vermelho.
14