TERÇA-FEIRA, 16/04/2024

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira.

Publicado em 

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região - News Rondônia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) planejou o atendimento online com modernas plataformas e treinou equipes de professores para videoaulas. Porém, o Governo de Rondônia constatou que grande parte dos alunos matriculados na rede pública também teria que receber conteúdos impressos, pois nem sempre há telefones celulares disponíveis na família, pessoalmente, tampouco, tablets ou notebooks.

Márcio Augusto Pinheiro Alves, 15 anos, aluno do 9º ano, almoça às 12h30, se despede da avó Sônia Maria Néris, 55, e atravessa um quilômetro da floresta da Comunidade Canindé para receber videoaulas, de segunda a sexta-feira, ao lado da base da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), na Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques, a 700 quilômetros de Porto Velho.

Não faltarão pedagogos, nem monitores, com certeza, porém, os próximos anos reservam novo cenário na educação brasileira. Rondônia também aguarda o momento em que diversas aulas continuarão sendo dadas com apoio da mediação tecnológica, e outras, presenciais.

Videoaulas e materiais impressos atendem alunos para continuidade dos estudos em Costa Marques e região - News Rondônia

A prática de Márcio é também a de outros dez colegas da turma dele, desde março passado, quando as aulas foram suspensas pela Seduc – por causa da Covid-19 – na Escola Pública Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Hilton José Martins, no km 58 da rodovia BR-429, Distrito de São Domingos do Guaporé.

O sinal de internet é compartilhado para alunos da Resex pela base da Sedam, onde também se reúnem regularmente castanheiros, farinheiros e seringueiros da região de 147 mil hectares formada por sete comunidades.

Das 13h às 17h, Márcio e a turma estudam os conteúdos, levam lições para casa, e ainda têm a oportunidade de acessar sites e redes sociais.

“Foi muito diferente para mim e pra todos este ano, fico pensando como será em 2021”, comenta Márcio.

Márcio diz que gosta muito de História e Matemática. O ambiente no barracão da Sedam é o mesmo de qualquer escola onde se aplicam videoaulas. A diferença é que os alunos já saem de casa alimentados e, ao se reunirem no ponto da internet veem transitar vizinhos e conhecidos, com os quais conversam após absorver o conteúdo.

O isolamento de aproximadamente mil pessoas desafia a educação, que colhe experiências e começa a vislumbrar o cenário do próximo ano. Cláudio José Pereira, 13, acredita nas transformações do ensino, em “aulas supermodernas”, e sonha com um smartphone.  “Ele é top e sei que é caro, mas vou ajudar o meu pai e quero merecer um”, confessa. “Eu também quero um desse”, emenda Cleide Alves, 14.

No entanto, todos eles vivem o início da recuperação da Reserva Extrativista Rio Cautário, ao perceberem e ouvirem agora, diariamente, conversas a respeito da produção do crédito de carbono, algo que certamente irão estudar nas aulas de ciências e ambientais.

“O telefone celular chegou para nós só em 2018”, conta a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental General Sampaio, a maranhense Maria Sônia Vieira Rodrigues. A escola funciona dentro dos limites do Forte Príncipe da Beira, a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa no Brasil Colonial, a partir de 1776.

Avó de 15 netos e trabalhando há 27 anos ali, a secretária escolar Flora Chianca Politis comemora o ensino multisseriado para 40 alunos de famílias quilombolas. “Logo teremos outra escola fora do aquartelamento”, diz.

Em período regular, alunos do 1º, 2º e 3º anos estudam com um professor; o 4º e o 5º são multisseriados, e do 6º ao 9º cada qual tem sua sala.

Os alunos do Ensino Médio deslocam-se para estudar na cidade de Costa Marques, até que a nova escola seja construída – ainda não tem nome, mas o terreno que a Seduc já possui fica na mesma rua ao lado de uma das laterais do Forte.

Para a secretária, no período regular de ensino o aprendizado é grande, e atualmente, ainda maior: “Somos servidores do Estado a serviço do município”. Direção e professores trabalharam presencialmente até o dia 16 de março deste ano.

Plataforma no Google e aulas impressas começaram a ser adotadas no dia seguinte. “Distribuímos às famílias dos alunos as atividades complementares”, diz.

No final de setembro, a Seduc informou possuir 190.846 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, atendia com o ensino online 112.936 alunos, e com o atendimento off-line, 42.768 alunos, 81,58% do total.

A diretora Maria Sônia reconhece que os 40 alunos “são poucos”, porém, alerta: “O trabalho se apresenta igual, dentro do mesmo ritual de cobranças”.

A experiência com equipamentos digitais para aulas online mexeu com o costumeiro e antigo método que ali vigorava. Devido a carências, diretora, secretária e professores notaram famílias numerosas enfrentando, em casa, problemas que misturam o poder aquisitivo e o desejo de aprender sem possuir equipamentos suficientes.

Essas famílias fazem parte dos 28,42% que não conseguiram acompanhar bem a videoaula em tempos pandêmicos.  “Um exemplo: pai e mãe com três filhos tiveram que dividir com eles o único telefone celular, e cada um teve que aguardar o outro concluir sua pesquisa e fazer as lições”, explica Maria Sônia. “Outros, nem dispõem de um bom celular, ela diz”.

Ao mesmo tempo, aulas remotas redobraram o trabalho dos professores. É que diversos pais não são suficientemente alfabetizados para aplicar as lições, e em consequência disso transferem a tarefa para os professores, que suprem e tiram dúvidas.

Maria Sônia espera melhorias em 2021, “para diminuir o sofrimento” dos mais necessitados. “É por isso que eu agradeço do fundo do coração ao governador Marcos Rocha a construção da nova escola aqui bem perto de nós”, acrescenta.

Costa Marques, um dos cartões brasileiros na Amazônia, é também um dos municípios assistidos pela Seduc na fronteira brasileira com a Bolívia, a 700 quilômetros de Porto Velho.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Em cinco escolas estaduais do município situado na margem direita do Rio Guaporé estudam 1.670 alunos, quase todos beneficiados por videoaulas desde o início da pandemia.

“Noventa por cento foram atendidos em casa”, informa o coordenador regional Wanilson Neile Mendes.

Pessoalmente, ele e a equipe pedagógica entregaram conteúdos impressos aos pais e alunos.

Outro lugar isolado é o Distrito de Pedras Negras, onde funcionam quatro escolas rurais e duas quilombolas, com o total de 212 alunos matriculados, e 331 alunos indígenas, assistidos por 26 professores.

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu 29 notebooks quinta-feira (8), com a presença do secretário Swamy Vivecananda Lacerda Abreu. Segundo a gerente de Mediação Tecnológica na Seduc, Daniele Braga Brasil, sete aparelhos serão entregues a professores presenciais de Costa Marques e 17 a professores de São Francisco do Guaporé.

Três aparelhos se destinam a coordenadores do Laboratório de Informática e 26 para o Núcleo e Tecnologia Educacional.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gabriel Lopes: Brasileiro Brilha no Cenário Internacional da Educação

Atuando como representante da International Organization for Educational Development (IOED) junto às Nações Unidas, Lopes simboliza a influência e o comprometimento do Brasil na construção de uma educação global mais inclusiva e eficiente.
L
Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Durante a ação foram ofertados diversos atendimentos como: consulta de enfermagem avaliação odontológica, avaliação nutricional, teste de acuidade visual.
L
Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Instituições de ensino superior e tecnológico em todo o Brasil aderem ao movimento por reestruturação de carreira e aumento salarial.
L

Mais de 600 pessoas serão capacitadas ao mercado de trabalho na primeira etapa do Programa Vencer, em Guajará-Mirim

Podem participar até duas pessoas por família, e cada uma receberá auxílio mensal de R$ 200 durante um ano.
L

Abertura da Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena acontece dia 18 de abril, em Porto Velho

A cerimônia de abertura oficial acontece às 14h.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Magia Sob a Lona: Ingressos para o espetáculo do Le Petit Cirque

Promoção Magia Sob a Lona: Ingressos para o espetáculo do Le Petit Cirque
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo te levam ao cinema

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade.
L

Júri decide pela condenação do acusado de matar Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Sentença de 18 anos de reclusão incialmente será em regime fechado.
L

O teatro vai à escola segue com agenda aberta

Além da Escola Maria de Nazaré, a Cia já se apresentou na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundametal Guadalupe, EMEIEF Tucumã e EMEI Meu Pequeno Jones (sede).
L

Programa Agenda News entrevista: Reisso Soeiro

Renata Camurça entrevista Reisso Soeiro, presidente do Projeto Solidário Jogo das Cachorras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho convoca mais um grupo de profissionais de saúde aprovados em processo seletivo

Candidatos têm 15 dias para apresentar documentação na Divisão de Atendimento ao Servidor
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano acompanhará audiência pública na Estação Ecológica Soldados da Borracha

Evento ocorrerá na quarta-feira (17) na quadra poliesportiva ao lado da Feira Municipal de Cujubim.
L

Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Recurso vai assegurar o patrolamento e cascalhamento das estradas na região.
L

Edevaldo Neves propõe instalação de redutores de velocidade e sinalização na Estrada da Penal

Proposta do parlamentar visa garantir a segurança no trânsito e proteger a integridade física dos condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres que transitam pela via.
L

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Pedido visa garantir assistência emergencial aos estudantes.
L
Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Recursos são de emenda parlamentar de 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

ACUDA: Reeducando ‘ator’ é flagrado com cocaína quando voltava para presídio em Porto Velho

Durante revista na chegada ao presídio, o apenado foi flagrado com várias porções de cocaína na boca.
10

URGENTE: Homem tem perna dilacerada em atropelamento por ônibus na BR-319

A vítima foi socorrida na carroceria de um veículo particular até o Hospital João Paulo II.
14

ATUALIZADA: Dupla é flagrada com drogas após ser atacada a tiros na zona leste

O suspeito baleado foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II e depois de receber atendimento será apresentado na Central de Flagrantes junto com o outro indivíduo.
14
polícia

Funcionária de colégio é encontrada morta na zona rural de Nova Brasilândia D’Oeste

Julia foi encontrada morta no local, com muito sangue na região da cabeça e uma mancha roxa no rosto, como se tivesse levado uma pancada na região da nuca.
18
Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Após uma inspeção do local pelos bombeiros, vestígios de uma ossada humana foram descobertos, posteriormente identificados como sendo de Geraldo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel adia ofensiva militar em Rafah após ataque iraniano

Israel adia ofensiva militar em Rafah após ataque iraniano

Alertas sobre ataques deveriam começar a ser distribuídos hoje
L
Campo de Búzios atinge marca de 1 bilhão de barris de petróleo

Campo de Búzios atinge marca de 1 bilhão de barris de petróleo

Informação foi divulgada hoje pela Petrobras
L
Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo

Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo

MME criou grupo de trabalho para acompanhar o assunto
L
União pagou R$ 590,8 milhões de dívidas de estados em março

União pagou R$ 590,8 milhões de dívidas de estados em março

Dados foram divulgados nesta segunda pelo Tesouro Nacional
L
Centrais sindicais anunciam celebração do dia 1º de maio unificada

Centrais sindicais anunciam celebração do dia 1º de maio unificada

Sindicalistas esperam reunir 50 mil pessoas no evento
L

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.
L

Inscrições para o 33º Torneio do Trabalhador vão até dia 22; evento será no dia 28 de abril no Estádio Leal Chapelão

Neste ano, o evento que já é tradição no município, acontecerá no dia 28 de abril a partir das 7h30 no Estádio Municipal Leal Chapelão.
L

Recebimento da Licença Ambiental: O SAPEKA CONVENIÊNCIA LTDA

Licença ambiental por declaração n° Nº 78 SOL/DLA
L
Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Os cursos ofertados são pagos e por ser à distância, têm um valor em conta.
L