DOMINGO, 19/05/2024

ESTRATÉGIAS – Plataformas remotas e materiais complementares atendem cerca de 80% dos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia

Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Publicado em 

ESTRATÉGIAS - Plataformas remotas e materiais complementares atendem cerca de 80% dos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia - News Rondônia

A rede estadual de ensino de Rondônia desenvolve estratégias para atender alunos e equipe profissional com plataformas remotas e materiais complementares. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) possui 189.664 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos. Desse total, está atendendo com o ensino online 112.286 alunos, e com o atendimento off-line, 42.406 alunos, 78,90% do total.

Ainda não é possível vislumbrar com certeza o que 2021 reservará à educação brasileira, mas no Estado de Rondônia, as lições da pandemia mundial do novo coronavírus trouxeram à luz o debate a respeito desse amanhã tão incógnito.

Em todo o País, a contenção do avanço da pandemia implicou a suspensão de aulas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de duzentos países determinaram o fechamento de escolas e universidades.

A Unesco monitora desde março passado a situação de escolas com mais de 1,6 bilhão de crianças e jovens matriculados, ou seja, 90,2% de todos os estudantes. Voz corrente dá conta em altas aquisições de celulares, tablets e notebooks para o despertar de uma nova educação.

ESTRATÉGIAS - Plataformas remotas e materiais complementares atendem cerca de 80% dos alunos da rede estadual de ensino de Rondônia - News Rondônia

No período da pandemia, 21,10% dos alunos no Estado de Rondônia ainda não realizaram suas atividades educacionais, porém não estão desassistidos. As escolas buscam contato constante com os pais ou responsáveis por eles. Outra situação é a de alunos indígenas, cujo contato externo está atualmente limitado, informa a coordenadora do Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Lilian Sodino.

Documento analítico do Proinfo enfatiza que, diante do cenário que vem se desenhando no Estado, a Seduc fez “o que de melhor esteve ao seu alcance”. “Ao olhar o futuro, sabemos que há um percurso necessário a ser trilhado para que os números expressivos do Ideb de 2019 continuem dentro de nossas escolas, e para tal, a Secretaria continuará investindo em capacitações e estratégias de ensino”, assinala.

VIDEOAULAS

No começo da pandemia em Rondônia, entraram em ação o Núcleo de Tecnologia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) na Seduc, formatando videoaulas pelo Classroom (aplicativo do Google). Esse aplicativo que gerencia conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos foi criado em 2014.

Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Ji-Paraná, Ouro Preto, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena receberam todo apoio da Diretoria Geral de Educação, Gerência do Centro de Mídias de Educação/Núcleo de Tecnologia do Proinfo (NTP), das  Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

A implementação do G Suite para a criação das Classrom teve como público alvo técnicos da Seduc, CREs e escolas. Capacitações e oficinas com 19.392 participantes visaram dar conhecimentos a professores, gestores, supervisores escolares, coordenadores e técnicos das CREs e respectiva jurisdição. Do assessoramento participaram 16.513 pessoas.

“Abrimos salas pelo Google Classroom, inserindo videoaulas, dos diferentes componentes curriculares, gravadas pelos professores do Projeto Mediação Tecnológica, destinadas aos alunos do Ensino Médio”, assinala o documento do NTP.

A mesma equipe produziu videoaulas, curtos (até 21 minutos), para o acesso dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de ensino. Como apoio dos NTEs, as Coordenadorias replicaram o conteúdo por escola, conforme número de turmas que cada uma atende.

A Gerência de Mediação Tecnologia, criou as primeiras salas virtuais de aprendizagem, por meio do aplicativo do Classroom, em seguida as CREs deram continuidade, e posteriormente as escolas.

“Os 11 núcleos de NTE distribuídos no Estado intensificaram suas capacitações sobre uso das ferramentas educacionais passando a atender manhã, tarde, noite e finais de semana, para que os professores que ainda não possuíam familiaridade com o meio digital, fossem capacitados o quanto antes e iniciassem suas aulas”, assinala Lilian Sorino. “Paralelamente, promoviam assessoramento pedagógico aos gestores escolares e às CREs”.

MOBILIZAÇÃO DE QUALIDADE

Parece que se pressentia a fase crítica do contágio da doença. Quase um mês após o decreto da pandemia, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior. Documento veio orientar e oferecer sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação.

NTP e NTEs ingressaram na prática das formações online, utilizando e apresentando a Plataforma Cisco Webex Meeting, Cisco Webex Training, aplicativos da Plataforma Google for Education, entre outras soluções. Além das formações virtuais (síncronas), os formadores produzem e oferecem tutoriais pertinentes (slides, vídeos e outros formatos), dentre outros recursos tecnológicos.

As atualizações dos materiais vêm ocorrendo frequentemente, para isto, os Núcleos estão sempre dando suporte necessário para que as aulas possam chegar aos alunos, com o máximo de qualidade.

Avaliações e os exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no Ensino Fundamental e Médio. O documento aprovado pelo CNE foi encaminhado ao MEC.

Redes de ensino estaduais e municipais foram orientadas no acolhimento ao direito de aprendizado no País. O CNE sugeriu que estados e municípios procurassem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos. Com isso, seria possível manter um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência.

Para repor a carga horária ao fim do período de emergência o CNE sugeriu a utilização de períodos não previstos, entre os quais, o recesso escolar do meio do ano, os sábados, e a reprogramação de períodos de férias. Também foi considerada a ampliação da jornada escolar diária por meio de acréscimo de horas em um turno, ou utilização do contraturno para atividades escolares.

O CNE autorizou ainda os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. E assim vieram videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis.

Pensando em soluções eficientes e em evitar o aumento das desigualdades, da evasão e da repetência, o Conselho recomendou a oferta de atividades, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não perdessem o contato com a escola, nem tivessem retrocessos no seu desenvolvimento.

Para manter vivas antigas tradições, aprofundar pesquisas a respeito do tema e promover atividades lúdicas, atividades culinárias e danças, a Escola Fundamental de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães lançou e realizou online, em junho deste ano, em Cacoal o projeto Festa Junina na Sua Casa.

* Outras soluções foram experimentadas pela Seduc para garantir a transmissão de aulas (síncronas e assíncronas), para os alunos da rede pública de ensino do Estado: plataformas, aplicativos, e atividades orientadas diversificadas. Essas iniciativas visaram oferecer condições para atividades pedagógicas, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Parecer CNE/CEB nº 05/97, a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, o Decreto Estadual nº 24.871, de 16 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.887, de 20 de março de 2020, o Decreto Estadual nº 24.919, de 05 de abril de 2020, regulamentada pelo CEE por meio da Resolução n°1253/20-CEE/RO, de 13 de abril de 2020 e Portaria nº 1970/20-SEDUC/RO, de 20 de abril de 2020.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Escola, com 603 alunos do ensino fundamental, passa a contar com três novas salas de aula.
L
Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

A capacitação objetiva criar uma rede de proteção e desenvolver uma cultura de paz.
L
Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais
L
Fies: termina à meia-noite prazo para convocação da lista de espera

Fies: termina à meia-noite prazo para convocação da lista de espera

Programa concede financiamento para estudantes de curso superior
L
Escolas da Rede Pública Estadual recebem do Governo de RO tablets e chips de internet

Escolas da Rede Pública Estadual recebem do Governo de RO tablets e chips de internet

Para a diretora da escola, Vadaíza Castilha de Araújo, receber esse material implica em promover melhorias no ensino.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sistema de Monitoramento Financeiro é destaque na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

O governo de Rondônia tem se empenhado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros destinados ao setor agrícola do estado.
L

Rondônia Rural Show Internacional inicia nesta segunda-feira com o tema “Agricultura da Amazônia”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o crescimento e a importância do evento para o agronegócio do país, que reúne um número cada vez maior de agroindústrias, empresas do setor produtivo, artesãos e visitantes interessados em conhecer as novidades e tecnologias rurais.
L

Promoção Cine Araújo e News Rondônia

Participe agora e prepare-se para a magia do cinema. Boa sorte!
L

RondônCap de domingo, dia 19, Sorteia 01 Polo Track, 03 Smart TVs Samsung e 40 Giros da Sorte

Foram sorteados 110 mil reais em prêmios.
L

Rondônia Rural Show 2024: A grande feira de agronegócios que impulsiona a inovação e o desenvolvimento rural

De 20 a 25 de maio, Ji-Paraná será o epicentro do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, pecuaristas, empresas do setor e o público em geral para promover avanços tecnológicos e negócios lucrativos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Motociclista morre e esposa é socorrida em grave acidente na BR-364 em Porto Velho

A PRF ficou responsável por fazer o registro do acidente.
18
polícia

Homem é preso após tentar matar ex-mulher a golpes de facão na zona leste

O agressor desferiu vários golpes pelos braços da vítima que tentava se defender, e só não foi morta porque desmaiou e a PM chegou para fazer a prisão do indivíduo em flagrante.
16
Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Segundo informações, a mãe e o jovem com deficiências físicas tentavam atravessar a via quando a carreta bi trem convergiu, vindo na direção de ambos e quase ocasionando uma tragédia.
10
Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Após se alimentar, o suspeito teria abusado da idosa que foi ao hospital e relatou aos médicos da agressão que havia sofrido.
16
Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

De acordo com testemunhas, o condutor da motocicleta seguia pela BR-364 em direção à ponte do rio Jaru, quando o Celta, ao realizar uma manobra, acabou interceptando sua trajetória, resultando na colisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente socorreu a vítima, levando-a ao Hospital Municipal, onde foi confirmada a fratura em uma das pernas.
16
Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Ataques aconteceram ontem em diferentes pontos do bairro Cruzeiro.
14
Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Crime aconteceu na tarde deste sábado, no bairro Jardim Primavera.
12
Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

A medida faz parte da consulta realizada pela deputada Célia Xakriabá e aprovada pelo TSE no mês de fevereiro deste ano. Agora, o TSE precisa determinar se a medida passa a valer nas eleições de 2024 ou 2026.
L

Governo de Rondônia entrega praça pública do distrito de Nova Califórnia, totalmente revitalizada

O ato de entrega ocorreu na sexta-feira (17), registrando um marco histórico para a localidade. A obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
L
Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Maranhão.
L
polícia

Homem tenta matar a esposa enquanto dormia em apartamento no Orgulho do Madeira

A mulher contou que estava dormindo, quando foi acordada com tapas e socos pelo suspeito que estava alterado e armado com uma faca, tentado atingir o tórax da vítima.
16

Mobilização do Governo de Rondônia alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de Rondônia realizou neste sábado (18), um pit stop com atividades de panfletagem e abordagem à população, no cruzamento das Avenidas Rio Madeira e José Viera Caúla, em Porto Velho. A intenção do movimento é sensibilizar e engajar a comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.
L

NA CINTURA: GTAM prende homem armado na zona leste de Porto Velho

A equipe policial fazia patrulhamento pelo bairro quando avistou o indivíduo em atitudes suspeitas e fez a abordagem.
10

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental
L