Por Wanglézio Braga
Da Redação do News Rondônia
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) emitiu nota na tarde de hoje (16) para comunicar as suspensões das aulas em seus campus. O comunicado foi assinado pelo reitor, Ari Miguel Otti, e publicado no site institucional. A suspensão das aulas ocorre após recomendação feita pelo grupo de trabalho da entidade, diversas restrições foram impostas.
"A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia, comunica à comunidade acadêmica e ao público em geral sobre a suspensão as aulas presenciais entre os dias 23 de março e 12 de abril de 2020. Informamos que ficam mantidas as atividades administrativas, adotando-se os cuidados sugeridos pelas autoridades de saúde e ressalvados os casos elencados na Ata de Reunião do Grupo de Trabalho", informou Otti em nota.
Também ficaram suspensas, por tempo indeterminado, "viagens institucionais (nacionais e para o exterior), exceto para situações especificas quando autorizadas pela autoridade superior de ensino" e "todas as atividades extracurriculares como aulas inaugurais, cerimônias e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais".
A UNIR orientou ainda que "os servidores e alunos que viajaram ou viajarem para locais com transmissão comunitária do novo coronavírus, mesmo assintomáticos à COVID-19, deverão permanecer em suas residências por pelo menos quatorze dias, devendo desenvolver suas funções de modo remoto".
Entre as medidas, "recomenda-se a suspensão de atividades presenciais de servidores com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que apresentem comorbidades, de modo que sejam os primeiros a serem postos em atividades a distância ou via home Office".
A maior instituição de ensino superior público de Rondônia colocou alguns canais de comunicação à disposição para tirar dúvidas. "Orientamos que eventuais dúvidas ou sugestões sejam enviadas à Vice-Reitoria da UNIR, no endereço [email protected]".