Pequenos negócios em Rondônia aproveitaram a oportunidade de recuperação financeira oferecida pelo programa federal Desenrola Pequenos Negócios e renegociaram um total de R$ 39,19 milhões em dívidas. Entre maio e dezembro de 2024, 894 empresas do estado repactuaram 1.236 contratos, garantindo um fôlego financeiro e a possibilidade de retomada do crescimento. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal nesta semana.
Com esse volume, Rondônia se destacou como o quarto estado com maior renegociação na região Norte e ocupou a 23ª posição no ranking nacional. O programa, desenvolvido pelos Ministérios da Fazenda e do Empreendedorismo, permitiu a reestruturação de R$ 7,5 bilhões em débitos bancários em todo o país, beneficiando mais de 120 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos de até 95% nos valores devidos, possibilitando que muitos negócios saíssem da inadimplência e voltassem a ter acesso ao crédito. A adesão expressiva ao programa em Rondônia reforça a necessidade de medidas que auxiliem os pequenos empresários, setor essencial para a economia local e nacional.