A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) instituída na gestão do prefeito Hildon Chaves, em 2017, foi criada com o objetivo de contribuir em frentes para o crescimento econômico da capital, dar assistência aos empreendimentos existentes e disponibilizar recursos para que empresas e empreendedores cresçam no município, além da atração de novos negócios.
Com todo o seu aporte, a Agência constitui uma ferramenta estratégica e tática com a missão de viabilizar, principalmente, a entrada de novas empresas em Porto Velho, para tanto, atua como importante agente mediador entre empresários e as secretarias municipais tendo como uma das ferramentas a observação atenta das oportunidades promissoras na capital e suas possibilidades e tendências visando o fortalecimento da economia local.
Ainda em 2017, a Funpar desenvolveu estudo socioeconômico do território de Porto Velho. O estudo foi essencial para que a equipe da ADPVH entendesse mais a fundo a realidade e o contexto onde a capital rondoniense está inserida e o resultado foi primordial para conhecer as linhas vocacionais de negócios potenciais que o município precisa desenvolver.
Na sequência, mediante os resultados, a Agência elaborou e disponibilizou em 2021, oito cadernos setoriais, cada um com análises sobre os segmentos e atividades econômicas promissoras que poderão ser desenvolvidas em Porto Velho, criados através de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Interessados em conhecer os cadernos setoriais de Porto Velho, podem procurar a Agência de Desenvolvimento no Prédio do Relógio.
Os cadernos são catálogos que reunem os segmentos mais viáveis para a atração de novos negócios, sem deixar de estimular os empreendimentos já existentes. Isso tudo pensado de maneira a abrir um espaço inovador e sustentável de negócios e também de forma sustentável, possibilitando o fortalecimento da economia do município por meio de dados precisos focados na socioeconomia, panorama de mercado e potencial de negócios em áreas como agropecuária de baixa emissão; bioeconomia; biotecnologia; concessões de floresta; energias renováveis; florestas plantadas; mineração sustentável e turismo sustentável, e reforçam a busca da Prefeitura de Porto Velho pelo crescimento econômico pautado pela sustentabilidade.
Os Cadernos Setoriais tem um foco voltado às micro, pequenas e médias empresas, que têm papel importante na economia, destacando os avanços e diagnósticos do setor. A capital possui cerca de 71 mil CNPJ ativos, com destaque para os setores de comércio varejista, produtos farmacêuticos, móveis, alimentos, bebidas, beleza, construção, lanchonetes e restaurantes.
PARCERIAS
A Agência, em parcerias com outras instituições e pastas municipais, tem atuado para estabelecer ações de apoio aos setores com potencial de rentabilidade, como ecoturismo e gastronomia locais. Tanto com consultorias e workshops, como com modernização da legislação, permitindo mais celeridade na abertura de novos empreendimentos, por exemplo.
O prefeito Hildon Chaves destaca o trabalho desenvolvido pela Agência como um indutor do debate com relação ao desenvolvimento econômico pautado em uma agenda de sustentabilidade intensa e tendo como motivação principal o potencial da região em relação à bioeconomia.
Interessados em conhecer os cadernos setoriais de Porto Velho, podem procurar a Agência de Desenvolvimento para planejar ou tirar dúvidas sobre os modelos de negócio. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Prédio do Relógio, localizado à avenida Sete de Setembro, 237, Centro. Ou podem consultados nos links abaixo:
• Agropecuária de baixa emissão
• Bioeconomia
• Biotecnologia
• Concessões de floresta
• Energias renováveis
• Florestas plantadas
• Mineração sustentável
• Turismo sustentável