DOMINGO, 19/05/2024

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos

Bird: programa é um dos maiores do mundo em assistência à pobreza.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos
Roberta Aline / MDS
O programa Bolsa Família tem efeitos positivos na economia dos municípios, onde movimenta o comércio e impulsiona o consumo de alimentos, roupas e produtos de higiene. O impacto é positivo também em termos de emprego, afirmou nesta terça-feira (26) Joana Silva, economista sênior do Banco Mundial (Bird), durante o seminário Bolsa Família 2.0: Garantia de Renda e Mobilidade Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio.Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos - News RondôniaBolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos - News Rondônia

Joana Silva disse que o Bolsa Família é um dos maiores programas de assistência à pobreza do mundo, que, mesmo não sendo um direito adquirido, tem características predeterminadas. De maneira geral, os municípios que receberam mais pagamentos do programa tiveram crescimento maior do emprego formal, com maioria de postos de trabalho no setor privado e salário de até dois mínimos, obtidos por pessoas com ensino fundamental completo. O aumento do emprego formal, entretanto, predominou entre não beneficiários do Bolsa Família (64%), com expansão de vagas no setor de serviços. Não houve aumento de salários ou de preços, nem realocação de empregos entre municípios, acrescentou.

Conforme estudos, dois terços de gastos dos beneficiários são feitos em lojas formais e 54%, em serviços. Entre os efeitos causais do programa, Joana Silva citou o custo direto do emprego formal, que alcança US$ 5.131, impactando com 2,16% no Produto Interno Bruto (PIB) local. Em comparação com outros programas para apoio à pobreza no mundo, o Bolsa Família tem valor marginal de fundo público acima da média internacional.

Entre as conclusões, destacam-se as que consideram a iniciativa eficiente como política e com efeito muito positivo sobre o emprego formal. Além isso, os municípios com mais emprego cresceram mais. “É o melhor programa que existe no Brasil”, disse a economista. O estudo confirma que, “além de combater a pobreza, os efeitos multiplicadores do programa pelo estímulo que dá à demanda local e ao emprego, inclusive de não beneficiários, ajudam a aliviar os constrangimentos do lado da demanda que limitam o crescimento econômico.”

Primeira geração

Durante o seminário, o professor Valdemar Neto, da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, apresentou o estudo Mobilidade Social no Brasil: Uma Análise da Primeira Geração de Beneficiários do Programa Bolsa Família, com foco em crianças que tinham de 7 a 16 anos de idade em dezembro de 2005, um ano depois do lançamento do programa, em janeiro de 2004. O objetivo foi verificar se essas pessoas, 14 anos depois, haviam saído do programa, se estavam no mercado formal e se houve transferência imediata de renda.

Com base em dados administrativos, foram analisados dois indicadores: emancipação futura de programas sociais do governo federal e entrada no mercado formal de trabalho. Os resultados apurados mostram que, em 2019, 20% desses menores que eram dependentes do Bolsa Família 2005, agora com idade entre 21 e 30 anos, permaneciam como beneficiários, como membros de uma família que recebe o benefício ou como titulares deste, enquanto 64% encontravam-se fora do Cadastro Único (CadÚnico).

Os resultados são indicativos de uma relativa mobilidade social na base da distribuição de renda do Brasil para os beneficiários do Bolsa Família. Em termos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é um relatório com dados socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro a pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente, o estudo mostra que dos 11,628 milhões de crianças que tinham entre 7 e 16 anos, em 2005, 6,433 milhões não foram encontrados na RAIS em 2019. Isso pode indicar que 44,7% dessas pessoas acessaram o mercado formal de trabalho ao menos uma vez entre os anos de 2015 e 2019. “Houve uma mobilidade relevante para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho certeza [de] que impactou consideravelmente a vida deles, mas a gente tem que olhar até onde quer chegar. Os resultados apresentados acabam dando algumas possíveis diretrizes”, disse Valdemar Neto.

A análise por regiões revela que o emprego permanente predomina no Sudeste e no Sul. No Norte e Nordeste, o percentual dos que permanecem por cinco anos na RAIS é menor. Do mesmo modo, a entrada no setor formal de trabalho é menor no Norte e no Nordeste e vai aumentando na medida em que se caminha para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul.

Na comparação entre beneficiários e não beneficiários que estão na RAIS, verifica-se que, em termos de perfil educacional, o primeiro grupo tem ensino fundamental completo e o segundo, nível de educação maior. O mesmo ocorre em termos de salário. O grupo de pessoas que receberam Bolsa Família está empregado, mas recebe entre 1 e 1,5 salário mínimo. Entre os não beneficiários em 2005, os salários são maiores.

Em outro recorte do estudo, verifica-se que o emprego de menor qualidade concentra-se entre os que recebiam o auxílio em 2005. Nesse grupo, os empregos são também concentrados em empresas de menor porte. Na outra ponta, os não beneficiários têm mais garantias no emprego por estarem em empresas de maior porte no Brasil, que dão mais segurança ao trabalhador do que empresas pequenas, destacou Valdemar Neto.

Recomendações

Rio de Janeiro (RJ), 26/09/2023 – O especialista sênior em proteção social do Banco Mundial, Tiago Falcão durante divulgação de estudos sobre o Bolsa Família 2.0: garantia de renda e mobilidade social, na Fundação Getúlio Vargas, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Tiago Falcão apresenta recomendações do Bird para os desafios remanescentes do Bolsa Família – Tomaz Silva/Agência Brasil

Na nota Novo Bolsa Família: Desafios e Oportunidades para 2023”, o especialista sênior em Proteção Social do Banco Mundial (Bird) Tiago Falcão apresentou algumas recomendações da instituição para os desafios remanescentes do programa em termos de melhorias fiscais, aumento dos serviços de assistência social, aumento de eficácia do Programa e questões operacionais. Muitas das sugestões já estão sendo trabalhadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, disse Falcão.

Na área fiscal, a nota traz o avanço das medidas estruturais que já estão propostas no Congresso Nacional, algumas das quais aprovadas; manutenção da neutralidade fiscal; além de parcimônia de termos de ajustes fiscais relacionadas ao Bolsa Família. “Vamos colher os resultados das operações feitas e fazer operações graduais ao longo do processo, para evitar novos choques em uma rede que envolve desde o beneficiário até a equipe de comando, que já está submetida a um estresse muito grande por conta de alterações recentes”, acrescentou.

Em termos de assistência social, destacam-se o direcionamento de recursos à primeira infância, à assistência aos idosos e algumas ações de inclusão produtiva que podem ser aperfeiçoadas e ampliadas. A nota salienta ainda a conexão que deve existir entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Bolsa Família, com serviços prestados por outras pastas, especialmente as voltadas para emprego, saúde e educação. Outras sugestões incluem reforçar e manter o recurso da assistência social dentro do atual orçamento; e uma atuação mais forte em termos de monitoramento do programa e suas ações.

Sobre a eficácia do programa, Tiago Falcão enfatizou que permanece o desafio dos estímulos existentes na composição de famílias e da estrutura diferente de benefícios. “Isso terá que ser discutido com calma e parcimônia, quando tiver uma janela política para isso. Tem que permanecer no radar.”

Entre as questões operacionais, o especialista mencionou o fortalecimento do CadÚnico; conexão maior com a Receita Federal, para fazer a identificação de renda das famílias; continuidade da alavancagem de novas tecnologias; aceleração do retorno do acompanhamento das condicionalidades e manutenção da precisão do foco. Sugere-se também manter o esforço da rápida inclusão de famílias no programa e a capacidade deste de responder a choques e crises, a partir do estabelecimento de um fundo financeiro automático, para atender às necessidades das famílias vulneráveis em tempos de crise, sem depender de aprovação legislativa.

Falcão comentou ainda que na perspectiva de acompanhamento do programa, toda a sociedade deve ser beneficiada, incluindo as crianças em escolas públicas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e não apenas os beneficiários do Bolsa Família.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes
L
Nota Legal Rondoniense estará presente na Rondônia Rural Show com loja e sorteio trimestral

Nota Legal Rondoniense estará presente na Rondônia Rural Show com loja e sorteio trimestral

O programa não apenas premia os cidadãos, mas também tem como objetivo conscientizar sobre a relevância deste hábito, promovendo a cidadania fiscal.
L
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado
L
CONAB divulga resultado do 5° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento 2024

CONAB divulga resultado do 5° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento 2024

Serão mostradas as informações sobre os preços praticados no último mês das frutas e hortaliças mais comercializadas nos principais centros atacadistas do país. 
L
Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS

Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS

Dívidas terão desconto de até 80%, como negociado com Congresso
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia Rural Show 2024: A grande feira de agronegócios que impulsiona a inovação e o desenvolvimento rural

De 20 a 25 de maio, Ji-Paraná será o epicentro do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, pecuaristas, empresas do setor e o público em geral para promover avanços tecnológicos e negócios lucrativos.
L

Mobilização do Governo de Rondônia alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de Rondônia realizou neste sábado (18), um pit stop com atividades de panfletagem e abordagem à população, no cruzamento das Avenidas Rio Madeira e José Viera Caúla, em Porto Velho. A intenção do movimento é sensibilizar e engajar a comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.
L

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental
L

Preço é o maior atrativo do Renault Kwid E-Tech

Modelo elétrico pode ser adquirido por R$ 99.990,00 e tem autonomia de 185 quilômetros
L

Opção Ideológica e Burra: como o grupo dos sete gaúchos que votou contra seu próprio estado vai sobreviver na nossa política?

O direitista Marcel Van Hattem foi esperto, trazendo para si os louros da proposta, mas a medida, só porque partiu de um inimigo político, teve os votos contrários dos idiotas do PT e de um do PDT.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Homem é preso após tentar matar ex-mulher a golpes de facão na zona leste

O agressor desferiu vários golpes pelos braços da vítima que tentava se defender, e só não foi morta porque desmaiou e a PM chegou para fazer a prisão do indivíduo em flagrante.
16
Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Segundo informações, a mãe e o jovem com deficiências físicas tentavam atravessar a via quando a carreta bi trem convergiu, vindo na direção de ambos e quase ocasionando uma tragédia.
10
Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Após se alimentar, o suspeito teria abusado da idosa que foi ao hospital e relatou aos médicos da agressão que havia sofrido.
16
Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

De acordo com testemunhas, o condutor da motocicleta seguia pela BR-364 em direção à ponte do rio Jaru, quando o Celta, ao realizar uma manobra, acabou interceptando sua trajetória, resultando na colisão.
12
Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente socorreu a vítima, levando-a ao Hospital Municipal, onde foi confirmada a fratura em uma das pernas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Ataques aconteceram ontem em diferentes pontos do bairro Cruzeiro.
14
Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Crime aconteceu na tarde deste sábado, no bairro Jardim Primavera.
12
Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

A medida faz parte da consulta realizada pela deputada Célia Xakriabá e aprovada pelo TSE no mês de fevereiro deste ano. Agora, o TSE precisa determinar se a medida passa a valer nas eleições de 2024 ou 2026.
L

Governo de Rondônia entrega praça pública do distrito de Nova Califórnia, totalmente revitalizada

O ato de entrega ocorreu na sexta-feira (17), registrando um marco histórico para a localidade. A obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
L
Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Maranhão.
L
polícia

Homem tenta matar a esposa enquanto dormia em apartamento no Orgulho do Madeira

A mulher contou que estava dormindo, quando foi acordada com tapas e socos pelo suspeito que estava alterado e armado com uma faca, tentado atingir o tórax da vítima.
16

NA CINTURA: GTAM prende homem armado na zona leste de Porto Velho

A equipe policial fazia patrulhamento pelo bairro quando avistou o indivíduo em atitudes suspeitas e fez a abordagem.
10

MISTÉRIO: BMW é abandonada em chamas na BR-364 em Porto Velho

O proprietário do mesmo não foi localizado.
10

FIM DA LINHA: Morador reage e foragido acaba morto durante roubo a residência em Porto Velho

O corpo foi removido ao IML, já o morador não ficou ferido.
18

URGENTE: Segurança e policial trocam tiros em cemitério na BR-364

Equipes da PM foram acionadas para realizar as medidas cabíveis.
12