Autor – Richard Neves
Com o objetivo de proporcionar um espaço de fomento ao empreendedorismo, feito por jovens com faixa etária entre 15 a 29 anos, o Governo de Rondônia, com ações da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, promoveu no sábado (17), no Espaço Alternativo de Porto Velho, a 2ª edição da Feira do Jovem Empreendedor.
Frank Néry
Cerca de 40 expositores participaram do evento com produtos de diversos segmentos, como alimentícios, vestuários entre outros, além da apresentação de shows culturais, competições e gincanas em geral, para fortalecer as políticas públicas voltadas à juventude rondoniense.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que a feira é de extrema importância “para promover o incentivo ao empreendedorismo, e que mais expositores possam participar com intuito de promoverem seus produtos, independente do segmento nos eventos realizados pelo Governo do Estado”.
A gestora da Sejucel, Camila Lima, conta que a realização do evento faz parte do plano de governo, como forma de inserir o jovem no mercado de trabalho. “As políticas públicas da juventude em todo o Estado, tem sido neste sentido, ou seja, promovendo parceria com outras instituições para capacitações em cursos de como ter o próprio negócio”, disse.
O coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa, salienta que o “Governo de Rondônia tem incentivado a juventude ao empreendedorismo e para 2023, temos a expectativa de realizar mais uma edição desta feira”, enfatizou.
EMPREENDEDORISMO
A expositora Ana Cláudia, que atua há um ano no ramo de vestuário, viu com a Feira do Jovem Empreendedor, a oportunidade para o crescimento de suas vendas, por meio da exposição de suas roupas durante o evento. “Foi muito legal esse incentivo do Governo do Estado em acreditar na juventude, nos dando espaço para divulgar nosso negócio para o público. Ao saber da feira, de imediato aceitei e espero estar com minha loja nas próximas edições”.
A empreendedora do segmento de moda criativa, Analu Soares, aproveitou a oportunidade de expor seus produtos durante a feira e agradeceu ao Governo de Rondônia pela realização do evento. “A promoção do empreendimento local é muito importante, ainda mais entre os jovens, pois estamos iniciando essa jornada, sendo de fundamental importância o incentivo de políticas públicas feitas pelo Governo de Rondônia, e podermos mostrar nosso trabalho”, contou a empreendedora.
PARCEIROS
A Feira do Jovem Empreendedor contou com parcerias de órgãos, como o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, com a oferta de cursos e capacitações, e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com programas e projetos voltados ao empreendedor.