DOMINGO, 21/04/2024

Cursos online do Sebrae chegam à marca histórica de 2 milhões de inscritos

A Pandemia do Coronavírus é um dos fatores que aceleraram a busca pelo conhecimento. Entre os cursos mais procurados estão Marketing Digital e Gestão Financeira

Publicado em 

Cursos online do Sebrae chegam à marca histórica de 2 milhões de inscritos - News Rondônia

Os cursos online oferecidos gratuitamente pelo Sebrae alcançaram uma nova marca histórica, com 2 milhões de inscritos. A procura já vinha surpreendendo desde o ano passado, quando se registrou cerca de 1,2 milhão de matrículas. Em 2020, com a pandemia do Coronavírus, a adesão aos cursos superou todas as expectativas. Somente de março a agosto deste ano, houve um crescimento de 63% em relação ao ano anterior, com 1,6 milhão de inscrições. O mês de abril foi o que mais registrou procura pelos cursos, com 329 mil matrículas.

Cursos online do Sebrae chegam à marca histórica de 2 milhões de inscritos - News Rondônia

A analista da Unidade de Soluções do Sebrae, Raquel Bentes, explica que imediatamente após a pandemia estourar no país, entre os meses de março e abril, o Sebrae identificou novas necessidades para os empreendedores e lançou novos cursos. “Fomos todos pegos de surpresa com a pandemia e as medidas de isolamento que obrigaram muitos negócios a fecharem suas portas temporariamente. O Sebrae se sensibilizou com esse momento e rapidamente lançamos diversos cursos com uma roupagem adequada ao momento. Essa busca pelos conteúdos produzidos pelo Sebrae mostra como somos referência, quando se trata em apoio ao empreendedorismo e à inovação”, analisa.

Os cursos mais populares são os de Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Aprender a Empreender e Gestão de Pessoas. Higor Marley tem 21 anos, proprietário de um bar no Rio de Janeiro, conta que já consumiu todos esses cursos. O empreendedor é um dos dois milhões de alunos dos cursos do Sebrae que aproveitou a pandemia para buscar por mais conhecimento. “Eu fiz um total de 150 cursos online do Sebrae. Tive que ficar dois meses totalmente paralisado com o bar, então dediquei meu tempo a melhorar meus conhecimentos. Entrei na internet e busquei por cursos gratuitos e achei os cursos da instituição. Foi tão bom que eu não conseguia parar, fui maratonando um curso atrás do outro”, conta.

O empresário diz que já está aplicando muito do que aprendeu em seu bar. “Estudei conteúdos muito variados, de marketing ao armazenamento de alimentos. Mas, sem dúvidas, o que mais me agregou foram os conhecimentos em contabilidade e gestão financeira. Acredito que eram assuntos que eu mais precisava absorver mesmo. Ao assistir às aulas, eu rapidamente já me via usando as práticas na administração do meu bar”, relembra.

Outra aluna assídua dos cursos online do Sebrae é Gabrielle da Costa, do Espírito Santo. A jovem de 30 anos é Microempreendedora Individual (MEI) da área de turismo. Ela trabalha com passeios náuticos nas praias de Guarapari. Desde que conheceu os cursos do Sebrae, já estudou 90 títulos diferentes. “Ser dona do próprio negócio exige esse tipo de iniciativa. Eu conheci os cursos online do Sebrae durante uma qualificação presencial, que fiz aqui na minha cidade. Desde então, sempre que posso estou buscando alguma lição que me ajude a tocar meu empreendimento”, afirma. Gabriele acrescenta que um dos cursos de que mais gostou foi o de Como Impulsionar as Vendas. Com os passeios suspensos, desde março, na região, ela não vê a hora de retornar à atividade. “Quero colocar em prática as técnicas de vendas que aprendi. Recomendo os cursos do Sebrae para todos os empreendedores que conheço, realmente são muito bons e muitas pessoas ainda não conhecem”, diz.

Qualidade atrai novos alunos

De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, a média de satisfação dos alunos com os cursos ficou em 92%. A taxa de evasão caiu 20%, estando em torno de 31%. Um indicador muito superior ao do mercado de cursos online. Quando falamos em cursos livres, esses indicadores ficam em torno de 50%, de acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED). Com a pandemia, foram lançados cursos específicos para lidar com o momento delicado para os pequenos negócios, entre eles estão Como Vender pela Internet na Crise do Coronavírus, Microcrédito Consciente, Marketing Digital focado em Ferramentas Práticas e Guia Essencial para Novos Empreendedores. Além disso, o Sebrae criou conteúdos dinâmicos como jogos infantis com temas de empreendedorismo, quizzes com testes de conhecimento para empreendedores e trilhas de aprofundamento focadas no setor de alimentação.

Tamanha diversidade no conteúdo ofertado gratuitamente tem atraído um novo público para os cursos do Sebrae, inclusive de pessoas que ainda não empreenderam, mas querem se manter atualizadas. Maria da Glória mora em São Paulo e trabalha em uma clínica odontológica. Apesar de não ser empresária, fez o curso de gestão financeira e ficou muito satisfeita com o resultado. “Estudar nunca é demais, não tenho meu próprio negócio, mas estou sempre buscando aprimorar os meus conhecimentos. No caso dos cursos do Sebrae ainda temos o benefício de ser online e gratuito, você pode fazer em qualquer lugar que estiver”, destaca. 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Para saber mais sobre os cursos on line, acesse www.sebrae.com.br/cursosonline  Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
L

Feira de Empreendedores ‘Sabores da Praça’ acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.
L
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
L
Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

Proporção é a maior já registrada no país, aponta IBGE
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

Modelo tem motor de 75 cavalos de potência e autonomia de 280 quilômetros
L
Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Para parcelamento, tenha em mãos dados pessoais, do cartão de crédito e do veículo.
L
Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

São 49 atletas e um técnico, beneficiados com passagens aéreas do programa Pró-Atleta.
L

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Ônibus odontomédico esteve nesse sábado (20) no bairro Tucumanzal, em Porto Velho
L
Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Perseguição resulta em capotamento e dois suspeitos de roubo a residência presos no Orgulho do Madeira

Segundo a PM, quatro criminosos fortemente armados realizaram um roubo a residência, depois fugiram levando vários objetos e a caminhonete das vítimas.
16

Acidente entre carro e moto deixa um morto e outro ferido na BR-364

Segundo as primeiras informações, as duas vítimas estavam de moto quando houve a batida com o veículo.
18
URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

O acidente envolvendo um carro modelo Versa ocorreu na tarde deste sábado (20), na Rua Pescada, bairro Nova Porto Velho.
10
Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Uma motociclista ficou ferida após um acidente na Avenida Jatuarana, em frente à UPA Sul, no bairro Cohab, na tarde deste sábado (20).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inovação e Personalização na Farmácia: Ana Paula Barbato Discute o Futuro da Farmácia Magistral no Mais Saúde Podcast

Explorando o potencial da personalização de medicamentos para transformar tratamentos de saúde com a especialista em Farmácia Magistral
L

Dr. Artur Maldonado Revela os Bastidores da Medicina Estética no In Foco Podcast

De cirurgião a inovador social: uma conversa com o médico que está mudando a face da saúde pública em Rondônia
L

Resiliência e Qualidade: As chaves do sucesso da Doçuras da Rafa

o programa “Momento Empresarial”, Dorian Jinkins de Lima compartilha os segredos por trás da perseverança e excelência da sua confeitaria
L

Desvendando as Leis de Incentivo Cultural: Fátima Rosilho clarifica Mitos e Verdades no PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos

Em uma discussão esclarecedora, a representante do Ministério da Cultura em Rondônia expõe os desafios e oportunidades para os artistas regionais
L

Do esporte ao empreendedorismo, projetos promovem empoderamento e prosperidade para povos indígenas

O programa inclui projetos nas áreas de esporte, saúde, educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, entre outras.
L

Avanços tecnológicos impulsionam a segurança pública com ações contra crimes transfronteiriços

Durante a visita foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop.
L
Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

O evento acontece em uma instituição de ensino superior, tendo início às 8h com ciclo de palestras.
L
Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe
L
Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

O menino bento arrasou no Campeonato Paulista e vai representar o Brasil em uma competição internacional de xadrez.
L