Com o selo da Editora e Gráfica Temática, o livro Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia da professora doutora Nair Gurgel pontua três vertentes: lendas, pratos regionais e arte. “São 20 narrativas amazônicas, 20 obras de arte e outras técnicas. Conta ainda com 20 receitas da gastronomia regional, com fotos e curiosidades em torno dos pratos cedidos por chefs locais, feirantes, empresários da gastronomia, famílias, além de imagens descritivas dos colaboradores. Foi o desafio abraçado por mim em uma obra que enaltece a cultura, as artes plásticas e visuais, a gastronomia, a literatura e a ancestralidade dos povos”, narra a escritora.
Para chegar ao formato que desejava, a escritora contou com a colaboração de familiares e amigos. Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia traz “uma linguagem simples e recheada de curiosidades, com metáforas gustativas como: o gosto pela leitura, o sabor de um texto, o apetite do leitor”, expressa.
Natural do estado do Acre, Gleyciane Prata é uma artista plástica multifacetada. A jovem, radicada hoje em Porto Velho, Rondônia, projeta em suas pinturas o amor e a gratidão pela terra da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). A dedicação em torno das artes vem rendendo reconhecimento e frutos.
Neste último convite, que ela conta ter recebido com surpresa, foi irrecusável. Criar uma pintura que contemplasse o livro Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia da escritora Nair Ferreira Gurgel do Amaral. “É uma honra compor o grupo de 43 artistas convidados pela professora. Ainda mais, o convite de uma renomada escritora regional não é para qualquer pessoa. Acredito que houve essa bela ligação entre estilos e escritas”, ressalta.
No livro de Nair Gurgel, Gleyciane apresenta a lenda da mandioca, compondo um pedido da própria escritora. “Eu busquei retratar uma menina indígena que se chamava Mani, com sua morada e adereços de costumes. Foi uma mistura de criação minha, por identidade visual, e outra cena que tentei reproduzir a partir do texto”, explica.
Segundo o professor e escritor Daniel Munduruku, “são expostas as questões éticas e étnicas acerca das narrativas dos povos originários”, esclarece.
A obra Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia recebe o incentivo do Ministério da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Chamamento Público Nº 003/2023/Funcultural – Prefeitura de Porto Velho-RO, Ministério da Cultura, Governo Federal e publicada pela Temática Editora & Cursos, Porto Velho/RO. O lançamento acontecerá no dia 01 de novembro, às 18h, na loja A Baladeira, em Porto Velho, Rondônia.
“Daqueles que sabem valorizar nossa cultura. Leiam por onde for possível: nas linhas, nas ilustrações, nos sabores, mas não esqueçam das entrelinhas, das memórias, do aconchego que é ler, ouvir, apreciar o belo, comer, beber e amar. Bom apetite. Para os olhos, boca e ouvidos”, finaliza.