O filme que contará a trajetória de luta em prol do ativismo de Chico Mendes começa a ser rodado no estado do Acre a partir de 2025. A obra terá a direção do cineasta Sérgio Machado e promete fortalecer as questões sociais por ativistas na Amazônia.
Além disso, o roteiro vai expor a vida do seringalista Chico Mendes, trazendo à tona o desfecho de uma história que culmina no seu trágico assassinato em um crime de pistolagem, cujo mandante e autor já foram julgados e condenados, e continuam vivos.
O ator Bruno Gagliasso viverá Darcy Alvez, que confessou ter atirado em Chico Mendes, a mando do pai, Darly Alves, na noite de 22 de dezembro de 1988. Chico foi morto em casa, na cidade de Xapuri, no Acre.
Na época, o crime chocou o país, tendo em vista que Mendes já carregava a bandeira de sindicalista e conseguia mobilizar a população contra os crimes de desmatamento naquela parte do país, o que incomodava o fazendeiro Darly Alves.
O ator Jorge Paz interpretará Chico Mendes, e Zahy Tentehar será Ângela Mendes, esposa de Chico. Segundo informações do site Ac24horas, as cenas deverão começar a serem rodadas em 2025, em Xapuri.