QUARTA-FEIRA, 06/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” chega ao IFRO Campus Porto Velho Calama nesta sexta-feira (27)

Além de mostra cinematográfica, programação contará com sarau e lançamento de livro infantojuvenil

Por Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM/IFRO

Publicado em 

Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" chega ao IFRO Campus Porto Velho Calama nesta sexta-feira (27) - News Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sedia na próxima sexta-feira (27 de setembro), o encerramento das atividades do Cine Itinerante: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”, com mostra de filmes, sarau e lançamento de livro infantojuvenil. O evento é gratuito e aberto ao público.

“O objetivo principal deste projeto é oportunizar a sétima arte, através do cinema itinerante, para três escolas municipais onde já foram realizadas as sessões: E.M.E.I.F. Areal da Floresta, no dia 21 de junho, E.M.E.I.E.F. Pé de Murici, no dia 5 de julho, E.M.E.I.E.F. Bilíngue Porto Velho, no dia 9 de agosto, e agora o projeto chega ao Campus Porto Velho Calama do IFRO”, informa a Coordenadora do projeto, Bibliotecária/Documentalista do Campus Calma, Cledenice Blackman. 

Conforme Blackman, o projeto é institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL – CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. Contudo, foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/FUNCULTURAL para seleção de projetos artísticos e culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 8 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Programação

A partir das 10h15, no auditório do IFRO, Campus Porto Velho Calama (localizado na Av. Calama, 4985 – Flodoaldo Pontes Pinto), ocorrerão duas sessões do cine itinerante. Na Sessão Cine I, será exibido o Curta-Metragem/Documentário “Resistência”, do Diretor Audiovisual, Juraci Junior. Na sequência, na Sessão Cine II, a exposição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”.  

Já às 18ll horas, também no auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorrerá o Sarau Cultural de Artes Integradas: Do mar do Caribe à beira do Madeira. Com a participação e presença das seguintes artistas e instituições: Alice Maria Poltronieri (poetisa); Bira Lourenço (músico); Isabelle Davis (trancista); Profª Dra Nair Gurgel (Baladeira – exposição/venda de livros e artigos regionais); Joeser e Ariana Boaventura (Coletivo Madeirista); Professor Deivis Santos (poeta, compositor, professor do IFRO); Sarah Johnson e Leonilce de Nazaré Blackman (culinária barbadiana); e  Imagem do Interior (audiovisual); Temática Editora e Cursos (exposição/venda de livros), dentre outros.

Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" chega ao IFRO Campus Porto Velho Calama nesta sexta-feira (27) - News Rondônia

A programação noturna também contará com o lançamento do livro infantojuvenil bilíngue “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A travessia de uma família de Barbados para o Brasil/From the Caribbean sea to the Madeira’s bank: A family’s crossing from Barbados to Brazil (2024)”, de autoria da Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, que também é historiadora e desenvolve pesquisas na área.

O livro narra a história das famílias Blackman e Goodrich, imigrantes da ilha de Barbados para o Brasil no ano de 1910 para contribuir na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M.M.). E, consequentemente, na criação do município de Porto Velho/Rondônia. O livro é escrito em versão bilíngue (português e inglês).

Escola Bilíngue

No dia 9 de agosto, alunos e servidores da Escola Bilíngue Porto Velho receberam sessões do Cine Itinerante. Após a exibição do documentário, ocorreu um bate-papo, com tradução em Libras. Segundo a Professora Sirleia Araújo, atualmente são atendidos sete alunos surdos na instituição. Todos os professores sabem Libras e a escola oferece para todos o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

“As crianças ouvintes aprendem também para se comunicar com eles. Isso é de fato a inclusão, com todo mundo falando, comunicando-se em Libras. Eu avalio como algo muito relevante a vinda do cine itinerante para a nossa escola, até mesmo porque nós temos um projeto político-pedagógico que contempla ações voltadas para as questões étnico-raciais. E o projeto do Mar do Caribe à Beira do Madeira traz na sua essência toda essa história regional, inclusive abordando a questão das etnias, das famílias que migraram, que construíram a Estrada de Ferro, as famílias tradicionais aqui do nosso estado, então para eles é algo muito rico conhecer um pouco mais”, comentou.

A Professora de Libras Cleidiane da Penha, que trabalha em todas as turmas do pré ao quinto ano, aprovou a atividade na escola. “Pensaram num filme que tem a tradução, né? Todas as músicas, toda a temática que ele traz, ele se reporta em língua de sinais. Então isso é muito rico. Também trouxe as imagens, e essa questão imagética para eles é fundamental. E teve a exposição do livro infantil, e que pode se pensar até num futuro próximo em fazer a tradução para a língua de sinais, uma vez que é uma língua própria, que tem uma própria gramática, diferente da língua portuguesa”, sugeriu.

Para a Professora Ruth Prudêncio da Silva Fortes Alves, que atua no pré-II matutino, a atividade proporcionou o conhecimento sobre a regionalidade de onde os alunos vivem.  “Eles vão perguntar muito depois, porque são bem curiosos. Então vai gerar discussão entre eles, e isso é ótimo, né?”, comentou.

Na visão da pequena Ana Valentina, o que mais chamou a atenção foi o trecho em que a atriz Negra Mari está em cena. A garota disse que iria contar para o pai a avó sobre o que aprendeu assistindo ao documentário e nos livros apresentados por Cledenice Blackman ao final da atividade.

A Vice-Diretora da escola, Itamar Braga, aprovou a atividade dizendo ser muito importante repassar para a comunidade estudantil os conhecimentos sobre os vários povos que vieram para Porto Velho ajudar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Para que os alunos cresçam sabendo da cultura local, da cidade onde eles nasceram, onde eles vivem, e esse estímulo para o conhecimento da cultura local”, complementou.

Raízes do Projeto

Cledenice, autora do projeto, explica que ele nasceu na universidade (Unir), no bacharelado em História, e se estendeu por todas as fases e sua trajetória acadêmica: nos dois mestrados e no doutorado em Educação, que trouxe a cartografia da mulher afro-antilhana e sua descendência no contexto educacional e social de Rondônia. “Outras questões inéditas vieram à tona, como a de identidade, pertencimento e viver amazônida da população negra advinda do Caribe inglês, que antes das minhas investigações eram estudados como sendo os “barbadianos”, ou seja, de maneira universalizada, sendo que a comunidade de imigrantes das Antilhas inglesas era de diversas partes do Caribe inglês: Barbados, Granada, Trinidad e Tobago, São Vicente, Jamaica, Guiana Inglesa e outras”, comenta.

O trabalho de Blackman também levou ao centro do debate temas como: preconceito reproduzido em produções bibliográficas. “Havia um pensamento universal/eurocêntrico nas/sobre as produções bibliográficas, consequentemente, a partir da perspectiva decolonial, consegui romper com a desmistificação historiográfica e paradigmas cristalizados há mais de 100 anos sobre o olhar do imigrante do Caribe inglês que vinha para Amazônia em busca de melhores condições sociais/econômicas e em Porto Velho muitos foram introduzidos nos serviços da construção da E.F.M.M. (1907/1912)”, explica.

Segundo Cledenice, a partir desse movimento de pesquisa, surgiram várias produções envoltas na temática, como o Festival do mar do Caribe à beira do Madeira, o Cine Itinerante, além de produções literárias decoloniais. “Desse modo, o afro-antilhano/ribeirinho e seus descendentes têm seu local de guarda cultural de artes integradas ressignificadas”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrição para venda de alimentos durante Duelo na Fronteira 2024 estão abertas até domingo, 10

Inscrição para venda de alimentos durante Duelo na Fronteira 2024 estão abertas até domingo, 10

O secretário da Sejucel, Junior Lopes, destacou os impactos do evento.
L
Abertura do Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim terá destaque com atrações nacionais

Abertura do Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim terá destaque com atrações nacionais

A entrada é gratuita. Na abertura terá os shows de Mano Walter e Thaeme & Thiago.
L

Dia Nacional da Cultura – por Gleyciane Prata

Brasil e sua miscigenação.
L
Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no Mundial de Karatê na Argentina

Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no Mundial de Karatê na Argentina

O engajamento do governo por meio do Pró-Atleta não se limita à competição, mas sim, ao crescimento e à projeção dos atletas em suas carreiras.
L

Espetáculos do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ chegam em Rondônia

Programação inclui teatro, música e oficina de poemas; atrações são totalmente gratuitas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Renault equipa o Kardian com transmissão manual

Versão Evolution passa a ser a nova versão de entrada da linha
L

Nair Gurgel realiza pré-lançamento de livro com essência Beradeira: “Narrativas, Saberes e Sabores da Amazônia”

Leitura promovendo a arte, culinária, folclore e inclusão.
L

#InFocoPodCast | Entrevista Elineide Figueiredo – Empresária

In Foco Podcast receberá Elineide Figueiredo para uma entrevista com Marcelo Régis.
L

Coluna do Simpi – Exclusão do Simples Nacional 1: como chegou e como evitar

O Simples é um regime de tributação simplificada e voltado para Mei’s, Micro e Pequenas Empresas, mas descuidos com prazos, declarações e pagamento de tributos (DAS) podem resultar em penalidades severas…
L

Instituto Sanear Rondônia: uma esperança para o futuro do saneamento e da sustentabilidade no estado

Com o objetivo de universalizar o acesso à água potável e ao saneamento até 2033, o novo instituto se propõe a liderar mudanças essenciais para melhorar a qualidade de vida e preservar os recursos naturais em Porto Velho e Candeias do Jamari.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputados aprovam mais de R$ 2,5 milhões em créditos adicionais para DPE, CGE e Ipem

Recurso foi aprovado durante sessão extraordinária.
L

Comissão da Alero intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho

Informativos buscam esclarecer conceitos e incentivar busca de ajuda.
L

Dr. Fernando Máximo consolida parceria com prefeito eleito de Porto Velho Léo Moraes

O trabalho está só começando, pois agora é com a gente e tem muita coisa boa para Porto Velho.
L
CORONEL CHRISOSTOMO

CORONEL CHRISOSTOMO: Câmara se une e aprova projeto que regulamenta emendas dos deputados ao orçamento

O texto foi aprovado na forma de substitutivo do relator, o deputado federal Elmar Nascimento (União/BA).
L

Dra. Taíssa acompanha de perto o andamento da Ponte Binacional em reunião no DNIT

Parlamentar reforça a necessidade de agilidade na execução da ponte, com impacto direto na criação de empregos e infraestrutura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º Batalhão estoura mocó e prende suspeito com motos roubadas e munições

Operação Máximus receberam denúncias de que havia produtos ilícitos no local e foram averiguar.
10

Adolescente em moto cinquentinha sofre acidente em colisão com carro

Com a batida, o adolescente sofreu lesões pelo corpo e foi socorrido pelo Samu até a UPA Leste.
12

Força Tática flagra suspeito com drogas em salão de beleza na zona sul

O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10
Suspeitos de fraudarem empréstimos da Caixa são investigados pela PF

Suspeitos de fraudarem empréstimos da Caixa são investigados pela PF

Grupo criminoso pode ter desviado mais de R$ 20 milhões
L
Motociclista tenta mudar de faixa e sofre grave acidente no centro

Motociclista tenta mudar de faixa e sofre grave acidente no centro

A vítima teve suspeita de fratura na perna esquerda.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO terá primeira edição em Colorado do Oeste

O evento é aberto ao público em geral e terá a presença do secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger.
L

Explorando Rondônia: Expedição desvenda Corumbiara e sua história de resiliência

Corumbiara é lembrada pelo episódio trágico do massacre ocorrido em 1995, que resultou na morte de 12 pessoas em um confronto entre camponeses e a Polícia Militar.
L

Associação do Observatório Socioambiental Inaugura Bancadas Hidropônicas em Projeto de Manejo Ambiental Sustentável

As novas estruturas hidropônicas permitirão um cultivo de hortaliças mais eficiente e sustentável, atendendo à crescente demanda da comunidade local e contribuindo para a preservação ambiental.
L

Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade

Coelho esclareceu demais dúvidas quanto ao funcionamento das aulas, as quais o SENAI oferece nas modalidades presencial e ensino à distância (EAD), que podem ser realizadas virtualmente.
L

Recebimento da Licença Ambiental: J F C LUCAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 403 SOL/DLA
L
Criação de planos de ação que respondam aos desafios ambientais e fundiários locais são debatidos em oficina

Criação de planos de ação que respondam aos desafios ambientais e fundiários locais são debatidos em oficina

A Sepog possui expertise em planejamento e orçamento, o que contribui para elaboração de estratégias que melhorem a eficiência e eficácia das políticas públicas.
L

Reviravoltas e alianças nas eleições municipais de 2024

Após o primeiro turno de apoio a Mariana Carvalho, alianças inesperadas definem a vitória de Léo Moraes, revelando surpresas e debates sobre a trajetória política do novo prefeito de Porto Velho.
L

Requerimento da Licença Ambiental: A. W. AMARAL LTDA

Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licenças Requeridas: Licença Ambiental Prévia, Instalação e Licença  Ambiental de Operação
L