Autor: Jéssica Cristina Rodrigues dos Santos
A primeira apresentação do espetáculo "Histórias de onde eu vim" encenado pela Trupe SolaGasta foi um sucesso, reunindo mais de 150 pessoas na Sala Expansão, no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul na noite da última quinta-feira 21 de julho, durante o Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena.
Foto: Assessoria Sicoob
O público acompanhou quatro contos originários dos povos Munduruku, Nambiquara e Mamaindê com narrativas que trouxeram o surgimento do fogo, dos primeiros habitantes do Brasil, a prosperidade na plantação e o nascimento de uma nova pele. As histórias utilizaram os elementos da natureza: terra, ar, água e fogo no formato de cabeças flutuantes para ensinar lições aos personagens.
Os contos escolhidos são do autor Daniel Munduruku, já a história do povo Mamaindê foi reescrita a partir de uma conversa com o pajé da comunidade. A peça teatral ainda trouxe toda a estrutura de máscaras e bonecos confeccionados a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão.
Pricila Aline de Souza, produtora do espetáculo, explica que a performance foi produzida especialmente para o 5º Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, a partir do tema 'Ancestralidade'. "O teatro de bonecos é uma linguagem nova para Vilhena. O público está acostumado com o teatro feito a partir de atores ou com uso de fantoches, essa técnica oferece um novo olhar. Foi incrível, o público estava a todo tempo muito atento a cada cena".
A espectadora, Djeine Patricia Farias, conta que ficou encantada com a estreia. "Amei a estratégia usada. Luzes focadas em pontos certos, uso de cores atrativas e quantidade de cabeças flutuantes usadas para representar os elementos da natureza, além da representação das tribos e uma excelente sonoplastia. De todos os contos encenados na noite, o do fogo chamou mais minha atenção, a história é rica em detalhes. Recomento a todos o espetáculo, é algo novo e inusitado na cidade. Uma ótima experiência".
TRUPE SOLAGASTA
O grupo de teatro surgiu no ano de 2013, em Ouro Preto (MG), a partir de um exercício de direção durante uma aula em que os artistas escolheram reencenar com bonecos uma cena da peça "Isso é bom demais", de Arlindo Bion. Após o contato com a técnica de bonecos, o grupo se entusiasmou e decidiu montar um espetáculo a partir da peça representada. Daí nasceu a apresentação, "Por Onde Anda Lampião".
A Trupe SolaGasta foi fundada pelos artistas Zaca Reis, Morrola, Dacota, Desespero e Mega-Sena. A escolha do nome tem uma história divertida, pois "trupe" vem da ideia de amigos atrapalhados e SolaGasta do desejo de rodar todo o país com os espetáculos. Ainda com a formação original, o grupo participou de uma mostra internacional de teatro de bonecos em Minas Gerais com encenações em escolas, entidades filantrópicas e praças públicas.
Após a conclusão da faculdade na cidade mineira, o diretor Zaca Reis, recebeu um convite para trabalhar em Vilhena (RO), onde passou a realizar apresentações teatrais com os bonecos. Em 2018, se apresentou com o personagem Rauzito – boneco que interpreta músicas de Raul Seixas – na Conferência Municipal de Cultura. Com o sucesso, a trupe foi reformulada e passou a ser composta por Pricila Aline e Júnior Sasori.
O espetáculo terá mais duas exibições nos dias 23/07 e 30/07. Os ingressos estão à venda por R$ 20 (adultos) e R$ 10 (crianças de 3 a 12 anos) no CTC Sicoob Credisul, Sala do Marketing. Reserve já o seu pelo telefone (69) 3316-6153. Para mais informações sobre o festival acesse o site http://sicoobsabor.com.br/.