QUARTA-FEIRA, 22/05/2024

AGROLAB – Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

Publicado em 

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O artesanato rondoniense encontra nesta semana mais uma chance de ouro para ser conhecido no País e no mundo. Convidados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oito artesãos do Estado, apoiados pela Superintendência da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), participarão de 22 a 24 de setembro, da Feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

A iniciativa é do Sebrae em Rondônia, protagonizada por suas unidades da Amazônia Legal. O evento terá a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O PAB se volta cada vez mais para a Amazônia Ocidental Brasileira, conforme explica o superintendente estadual da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Por causa da Covid-19, será realizado virtualmente. Trata-se de uma feira com tecnologia de realidade virtual, por meio de plataforma gamificada e em ambiente 3D. O Sebrae informa que a Feira é uma experiência única na Amazônia.

“Será uma grande oportunidade para o fortalecimento dos negócios e integrar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia”, assinalou Jobson dos Santos.

Além dos estados que formam a Amazônia Legal [Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão], o evento promoverá a integração brasileira com países europeus, da Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

São estes os artesãos de Rondônia que participarão da Feira:

Dênis Coransil, 59 anos, de Ji-Paraná, diz que o convívio diário com as pessoas “é uma fonte de inspiração.” Transforma madeira em arte, e esse é o seu maior dom há 38 anos. Leva até 30 dias para concluir cada trabalho, dividindo sua construção entre modelagem, primeira queima e esmaltação. A experiência artesanal o tornou capaz de produzir cada peça sacra com atenção e riqueza de detalhes. Em madeira, dá leveza e delicadeza às peças esculpidas.

Jobson França Taurino, 43 anos, conta que decidiu transformar em arte a sua paixão por facas. Capixaba, chegou a Rondônia em 1980, com apenas dois anos de idade. Teve acidente de trabalho e passou por depressão, porém, reabilitou-se e há pouco mais de quatro anos trabalha com cutelaria. Fez diversos cursos de capacitação e se especializou em facas artesanais personalizadas em carbono e aço inox.

Raimundo Ramos Soares, o Mestre Ramos, 58, nascido em Xapuri (AC), mudou-se em 1986 para Pimenta Bueno, onde encontrou argila e passou a fabricar objetos torneados em série, entre os quais, vasos, potes e panelas. Inspira-se na natureza, para modelar animais da fauna amazônica. Segundo conta, o começo foi numa oficina ministrada por um ceramista na rede pública, ainda no Acre. Após aprender o ofício com suas peças características da cultura amazônica, atualmente ele ministra oficinas de cerâmica em todo Estado de Rondônia.

Fabíola Esteves Rocha, 47, trabalha com cerâmica. “Para produzir minhas peças, busco na minha origem uma maneira de me expressar”, ela conta. É especialista em criações de anjos e santos religiosos e faz a modelagem há pouco mais de nove anos. “Encontrei na cerâmica um jeito de transmitir valores, minha origem, crenças e personalidade”. Leva também um mês para concluir uma peça. Trata-se de um trabalho delicado, com traços bem específicos que remetem tanto a cultura regional quanto pessoal, rico em técnicas, cores e crenças, ela explica.

Cristiane Oliveira, 46, também rondoniense, diz que se inspira nos elementos da natureza “para dar voz, cor e vida” à sua arte. Considera-se empreendedora “florestal” há 23 anos. Também está em busca de autoconhecimento e amor à liberdade. Foi apresentada para o artesanato por sua mãe e se descobriu apaixonada pela arte quando se deparou com a arte alternativa da ecojoia, ou biojoia. Profissional há 23 anos, aproveita toda semente, madeira e demais matérias-primas típicas da região norte para produzir lindas biojoias.

Cláudia Gazzola, 50, adotou como mote: “Reino vegetal, a divina arte que me inspira”. Designer, arquiteta e ceramista, ela conheceu a cerâmica após entrar no chamado “processo de autoconhecimento”, e assim, trocou a rotina agitada de trabalho com grifes de moda cariocas e se mudou para Porto Velho. Veio “em busca de espiritualidade e qualidade de vida”, conforme diz. Do hobby partiu para sua principal atividade econômica. Todas as suas peças foram criadas e inspiradas da natureza. Ela usa folhas e flores de plantas nativas da região, entre elas, cajueiro, ipê e mangueira.

Rosângela Moreira, 48, pernambucana de Olinda, mas “rondoniense de coração”, aqui vive desde 1994. Sua rotina comum destaca a histotécnica (coleta de material, desidratação). “Me incentivo a viver superando minhas limitações com criatividade, isso é minha maior força”, afirma. Técnica em laboratório de biópsia, teve sua vida transformada há sete anos, quando constatou ser acometida por hanseníase e aí precisou parar de trabalhar.  Reconhecida pelo PAB, seguiu firme, mesmo com sequelas, no trabalho de biojoias. No ano passado, foi convidada para participar de curso promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com o apoio da organização não-governamental NHR BRASIL. O curso reabilita pacientes de alta ou ainda em tratamento da doença.

Marcos Ferreira de Santana, 45, de Vilhena: “Minha paixão pela família me apresentou a paixão pelo artesanato”, ele diz. Ex-caminhoneiro conhecedor da maior parte das rodovias brasileiras, ele conta ter sofrido com a ausência da família, porque não pôde acompanhar o crescimento dos filhos. Ao descobrir o artesanato, sentiu a possibilidade de se manter financeiramente e ficar perto da família. Começou um tanto tímido, fazendo tábuas de cortar carne em madeira, vasos para flores, e atualmente, depois de cinco anos de experiência, deu prioridade à família e se especializou em móveis rústicos em madeira: pias para lavabo e de cozinha; mesas em madeira de demolição, entre outros. Sua técnica é tão precisa que os móveis não estragam. “Não faço outra coisa, agora, a não ser transformar madeira bruta em verdadeiras obras de artes”, diz com alegria.

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O QUE É O PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mercado Central está fechado para breve revitalização

Mercado Central está fechado para breve revitalização

Revitalização contempla modernização do espaço e reparos no prédio
L

Bado realiza show “Amazonialidades” e lança songbook durante agenda cultural

Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.
L
Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

Festa traz tradição e animação no Mercado Cultural
L

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

O Circuito das Artes e a Rota Ferroviária dão dicas de museus na capital
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho na 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional

A apresentação fica por conta de Bruno Eduardo, que trará todas as informações, entrevistas e destaques do evento.
L

Coluna do Simpi: ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual

Quando se é um MEI , há uma série de benefícios já conseguidos, mas para mantê-los, alguns requisitos devem ser cumpridos pelo empreendedor
L

Bolívia: País Andino Envia 70 Toneladas de Alimentos para o Sul Gaúcho

Donativos foram arrecadados pelos ministérios do governo e por voluntários.
L

Marcos Rocha anuncia comissão de regularização fundiária e fala em reparação às famílias que aguardam títulos definitivos

O governador atendeu a um pedido de mais de 60 entidades ligadas ao setor, para trazer representantes setoriais ao grupo de trabalho do estado, com o intuito de auxiliar nas ações que já são desenvolvidas pelo Executivo.
L

Atendimentos de Regularização Fundiária Rural são realizados durante a Rondônia Rural Show Internacional

Durante o evento, serão entregues 116 títulos definitivos, beneficiando municípios, entre eles: Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e outros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia promove curso de liderança com foco em resultados durante a Rondônia Rural Show

A palestrante ressaltou que os indivíduos que têm dominância alta são ousados, diretos, competitivos e têm foco em resultados. Porém, os que têm dominância baixa são cooperadores, moderados, diplomáticos e modestos.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições 2024 em Rondônia

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores
L

Chrisóstomo critica Lula por lamentar morte do presidente do Irã: “Mais uma vez escolheu o lado errado”

Mohammad Mokhber, primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir o cargo deixado por Raisi.
L

Confúcio Moura desabafa: “Parece que não existe mais ninguém no Brasil que tenha capacidade de ser presidente”

De pronto, Confúcio falou que Bolsonaro está inelegível e Lula, tem idade avançada.
L

Traíra assume mandato na câmara de Vilhena nesta terça, 21

A solenidade foi marcada para as 15h, no plenário.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Foram encontradas algumas porções de pedra oxi e uma de cocaína.
10
Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Através do rastreador instalado no veículo, a PM conseguiu flagrar um dos suspeitos com a moto.
10
Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Motociclista seguia na Petrolina em direção a Plácido de Castro, quando o carro modelo Saveiro saía de um estacionamento quando acabou causando a batida.
16
PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho.
10
Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

No total, foram levados uma quantia de R$ 3.300 (Três mil e trezentos reais), além de Joias em ouro avaliadas em aproximadamente R$ 20.000.00 (Vinte mil reais), e documentos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesa Redonda (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Mesa Redonda de segurança pública sobre Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar é realizada pela Alero durante 11ª RRSI

Atividade especial teve participação de dezenas de alunos de escolas públicas de Ji-Paraná.
L
Fotos: Daiane Mendonça

Feira Estadual de Turismo é lançada durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

A feira visa promover o turismo local, destacando a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
L

Com inovação tecnológica e sustentável, estações de hidratação se destacam na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Bebedouros fornecem água gelada e possuem um sistema de partículas de água que refresca visitantes e expositores durante a feira internacional
L

Governo de Rondônia entrega novas instalações e melhorias no Colégio Militar Dom Pedro II, em Vilhena

A cerimônia, que contou com a presença de estudantes, pais, professores, servidores, autoridades e membros da comunidade, aconteceu no dia 16 de maio, no município.
L

Oficina destaca cuidados e obrigações na utilização de drones no campo, durante a 11ª Rondônia Rural Show

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, umas das principais funções da Idaron é a orientação, e não apenas a fiscalização, abordando temáticas em conversas com o setor produtivo.
L

Produtores recebem informações sobre benefícios tributários com programa de incentivo à agricultura familiar

O Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) foi criado para fortalecer os pequenos negócios no campo, contribuindo para o aumento da produção e da renda dos produtores rurais.
L

Biosseguridade será abordada no 6° Fórum Rondoniense na Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira, 23

O consultor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR/Aftosa), doutor Luis Gustavo Corbellini afirma que, a biosseguridade é o grande segredo para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação.
L

Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, utilizando os recursos naturais de forma criativa e sustentável, representa um importante passo ao progresso econômico e para o desenvolvimento social.
L

Rondônia participa do Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública

O estado de Rondônia participa do 1º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o …

Read more

L

Vitrine Tecnológica potencializa inovações durante Rondônia Rural Show Internacional

Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais, em todas as suas funções.
L