Origem do Chester
O Chester é uma ave desenvolvida pela Perdigão, atualmente parte do grupo BRF, como alternativa ao tradicional peru nas ceias de Natal. No final da década de 1970, técnicos da empresa foram enviados aos Estados Unidos e retornaram com 11 linhagens de uma galinha escocesa. Após processos de melhoramento genético e seleção, surgiu o Chester, cujo nome deriva do inglês “chest”, que significa “peito”, em referência à sua grande concentração de carne nessa região.
Características do Chester
O Chester é uma linhagem especial do frango comum (Gallus gallus domesticus), não sendo uma ave geneticamente modificada, mas resultado de cruzamentos seletivos para obter características desejáveis. Ele possui cerca de 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, partes consideradas nobres. Além disso, apresenta menor teor de gordura e sabor mais suave em comparação com outras aves natalinas, como o peru.
Comparação entre Chester, Frango e Peru
- Frango Comum: É a ave mais consumida no dia a dia, com menor porte e menor concentração de carne nas partes nobres em comparação ao Chester. O frango comum é abatido, em média, aos 35 dias de vida.
- Peru: É uma espécie distinta, tradicional nas ceias de Natal. Possui carne mais escura, com pouca gordura, macia e com sabor marcante. Ideal para servir muitas pessoas devido ao tamanho, variando entre 4 kg e 16 kg.
- Chester: Embora seja uma linhagem de frango, o Chester é maior, com maior concentração de carne no peito e nas coxas, resultante de seleção genética. Apresenta carne mais macia e suculenta, com menor teor de gordura em comparação ao frango comum.
Considerações Nutricionais
Em termos nutricionais, o Chester possui menor teor de gordura e sabor mais suave em comparação com outras aves natalinas, como o peru.
O Chester é uma opção popular nas ceias de fim de ano no Brasil, oferecendo uma alternativa ao peru e ao frango comum. Sua origem está ligada a processos de melhoramento genético para atender às preferências dos consumidores por aves com maior rendimento de carne nas partes nobres e menor teor de gordura.
Fontes: