O programa “Semana da Gastronomia Regional” é uma realização da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo – CNC, por meio do Departamento Nacional Senac em colaboração com Departamentos Regionais, que tem como principal objetivo divulgar as ações realizadas pelo Senac em todos os estados do Brasil, bem como, destacar a história, cultura, valores, e a gastronomia das regiões, proporcionando aos parlamentares federais, formadores de opinião e público em geral a oportunidade de conhecer mais de perto cada canto do nosso país.
Durante a Semana da Gastronomia Regional, o tutor e Chef do Senac/RO, Lucas de Paula Roza, realizará aula-show para alunos do Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia e será o responsável pela criação e desenvolvimento dos pratos típicos regionais entre os dias 3 a 5 de setembro. Já a tutora de gestão e gastronomia, Ana Maria Alves, estará envolvida na organização do ambiente, destacando aspectos culturais de Rondônia.
A Semana que envolve o trade turístico gastronômico de Rondônia, ocorrerá em diversos lugares, tais como: Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia – CEAG, onde se dará a aula-show com alunos selecionados; Restaurante-Escola Downtown do Distrito Federal – no qual serão apresentados diversos pratos que constam no Menu da culinária rondoniense; Restaurante-Escola da Câmara dos Deputados Federais e Restaurante-Escola do Senado Federal que receberão um cardápio selecionado com iguarias da região de Porto Velho à Guajará-Mirim, como: Costela de tambaqui, pirarucu ao molho do maracujá, entre outros.
Também haverá Apresentação cultural com um espetáculo teatral (monólogo) “As Aventuras de vô Capistana”. A exibição é no formato de contação de história que aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia, por meio da narrativa de um personagem típico de Rondônia, o qual conhecemos como seringueiro.
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-presidente da CNC Raniery Araujo Coelho, parabeniza o Presidente da Confederação do Comércio, José Roberto Tadros, por incentivar o potencial turístico no Brasil, por agendas sociais, a exemplo da Semana de Gastronomia.
“O Sistema Fecomércio está entusiasmado em garantir que este seja mais um momento de mostrar Rondônia e todo seu potencial para o Brasil. Estamos felizes com mais esta oportunidade em levar nossas riquezas gastronômicas culturais e fortalecer o nosso turismo receptivo”, enfatizou o presidente.